Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Dicas para Evitar e Combater as Estrias na Gravidez

Passar diariamente creme e óleos hidratantes, controlar regularmente o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas são algumas dicas que podem ajudar a evitar as estria durante a gravidez ou que pelo menos conseguem reduzir a intensidade com que estas aparecem.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas "linhas" que aparecem na pele de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. Estas linhas finas que aparecem são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, devido ao crescimento da barriga e mamas e devido ao crescimento do bebê.

Uma grande maioria das mulheres tem estrias durante a gravidez e para tentar prevenir o seu aparecimento é recomendado que siga as seguintes dicas:

1. Usar cremes e óleos hidratantes

Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E, adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gravidez reduzem as chances do aparecimento de estrias, pois aumentam a elasticidade da pele. Uma opção boa opção que pode ser usada é o Óleo Bio-Oil, que é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os glúteos, coxas, abdômen e seios.

Usar cremes e óleos hidratantes
Usar cremes e óleos hidratantes

2. Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas

Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas, também ajuda a evitar as estrias, pois dá uma melhor elasticidade a pele e ajuda e ativar a circulação sanguínea nestas regiões. É importante que estas massagens sejam feitas diariamente, principalmente nas regiões com maior tendencia para o aparecimento de estrias como barriga, mamas e coxas e podem ser feitas quando passa o creme ou óleo no corpo após o banho, por exemplo.

Conheça os benefícios, contraindicações e cuidados necessários da Massagem na Gravidez.

Massagear regularmente a barriga e as mamas
Massagear regularmente a barriga e as mamas

3. Usar roupa íntima apropriada

Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas também ajuda a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Além disso, usar roupas largas e de algodão também é importante, pois ao não apertar facilitam a circulação sanguínea.

Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas
Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas

4. Comer alimentos ricos em vitamina C e E

Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias.

Por outro lado, alimentos ricos em vitamina E como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, sevem para proteger as células do organismo, sendo a vitamina E uma vitamina antioxidante com propriedades anti-envelhecimento para a pele.

Comer alimentos ricos em vitamina C e E
Comer alimentos ricos em vitamina C e E

5. Controlar o peso durante a gravidez

Controlar o peso durante a gravidez também ajuda a prevenir o aparecimento de estrias e para tal é necessário que a grávida acompanhe regularmente o seu peso e que mantenha uma dieta saudável e equilibrada rica em legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando os alimentos com excesso de gorduras e açúcares. Veja que alimentos deve comer durante a gravidez em Alimentação na Gravidez.

Controlar o peso e mantenha uma dieta saudável e equilibrada durante a gravidez
Controlar o peso e mantenha uma dieta saudável e equilibrada durante a gravidez

Durante a gravidez é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação, porém o peso máximo aceitável vai dependem de grávida. Saiba quantos quilos pode engordar em Quantos quilos posso engordar na gravidez?

Além disso, beber diariamente bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele, ajudando também a evitar o aparecimento de estrias, uma vez que a pele desidratada é sempre mais propensa ao seu aparecimento.

Como eliminar as estrias depois da gravidez 

Se deseja saber quais são as opções para eliminar as estrias vermelhas, roxas ou brancas, depois da gravidez, assista ao vídeo a seguir:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar