5 dicas simples para evitar estrias na gravidez

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
fevereiro 2021

A grande maioria das mulheres desenvolve estrias durante a gravidez, no entanto, ter alguns cuidados simples como passar diariamente cremes ou óleos hidratantes, controlar o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas, podem ajudar a evitar o aparecimento desas estrias ou, no mínimo, a reduzir sua intensidade.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas "linhas" que aparecem na pele de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. As estrias são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, devido ao aumento da barriga e das mamas.

Para tentar evitar o aparecimento das estrias na gestação, algumas dicas simples mas essenciais incluem:

1. Usar cremes e óleos hidratantes

Imagem ilustrativa número 1

Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E são adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gravidez reduzindo as chances do aparecimento de estrias, por aumentarem a elasticidade da pele.

Uma opção boa opção que pode ser usada é o Óleo Bio-Oil, que é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os glúteos, coxas, abdômen e seios.

Além disso, beber diariamente bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele.

2. Fazer massagens regulares na barriga e mamas

Imagem ilustrativa número 2

Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas, também ajuda a evitar as estrias, pois ativa a circulação sanguínea nessas regiões, conferindo melhor elasticidade para a pele.

É importante que estas massagens sejam feitas diariamente, principalmente nos locais com maior tendência para o aparecimento de estrias como barriga, mamas ou coxas. Assim, um bom conselho consiste em se fazer as massagens quando se aplicar o creme ou óleo no corpo, por exemplo.

Conheça os benefícios, contraindicações e cuidados necessários da massagem na gravidez.

3. Usar roupa íntima apropriada

Imagem ilustrativa número 3

Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas também ajuda a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Além disso, usar roupas largas e de algodão também é importante, pois, como não apertam o corpo, facilitam a circulação sanguínea.

4. Comer alimentos ricos em vitamina C e E

Imagem ilustrativa número 5

Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias.

Por outro lado, alimentos ricos em vitamina E, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, servem para proteger as células do organismo, sendo a vitamina E uma vitamina antioxidante com propriedades anti-envelhecimento para a pele.

5. Controlar o peso durante a gravidez

Imagem ilustrativa número 4

Controlar o peso durante a gravidez também é um cuidado muito importante para prevenir o aparecimento de estrias. Para tal é necessário que a grávida acompanhe regularmente o seu peso e mantenha uma dieta saudável e equilibrada rica em legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando os alimentos com excesso de gorduras e açúcares. Veja como deve ser a alimentação durante a gravidez.

Durante a gravidez é aceitável que a mulher engorde entre 11 a 15 Kg durante toda a gestação, porém o peso máximo aceitável depende de cada grávida e do seu peso inicial. Saiba como calcular quantos quilos pode engordar na gravidez.

Como eliminar as estrias depois da gravidez 

Se deseja saber quais são as opções para eliminar as estrias vermelhas, roxas ou brancas, depois da gravidez, assista ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2021. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR COM AS ESTRIAS

    06:14 | 1030413 visualizações