Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 bons motivos para cozinhar a vapor

​​Cozinhar os alimentos a vapor é uma técnica perfeita para quem tem pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre, ou quer emagrecer. 

Assim, 5 bons motivos para cozinhar a vapor são:

  1. Ajudar a emagrecer, pois não é necessário utilizar azeite, manteiga ou óleo para cozinhar, reduzindo o número de calorias da refeição, além de aumentar a sensação de saciedade, devido à quantidade de fibras;
  2. Regular o trânsito intestinal, pois o vapor mantém a qualidade das fibras dos alimentos, ajudando a tratar a prisão de ventre;
  3. Diminuir o colesterol, porque não utiliza qualquer tipo de gordura na preparação dos alimentos, evitando o acúmulo de colesterol ruim no sangue e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares;
  4. Controlar a pressão arterial, porque não é necessário utilizar sal e outros condimentos ricos em sódio, como molho inglês ou shoyu para dar sabor aos alimentos, uma vez que o vapor mantém todo o sabor do alimento;
  5. Aumentar a qualidade de vida porque cria hábitos alimentares saudáveis, permitindo preparar de forma saudável qualquer alimento, como vegetais, carne, peixe, frango, ovos, e até, arroz, prevenindo doenças relacionadas com a má alimentação.

Cozinhar a vapor é uma ótima forma de incentivar a ingestão de legumes e frutas, por adultos e crianças, podendo ser feito até mesmo numa panela normal. Veja também Como cozinhar os alimentos para manter os nutrientes.

Panela normal com cesto ou grelhaPanela normal com cesto ou grelha
Panela para cozinhar a vaporPanela para cozinhar a vapor
Panela de bambú a vaporPanela de bambú a vapor

Como cozinhar a vapor

Para cozinhar a vapor é necessário colocar uma grelha no fundo de uma panela com cerca de 2 cm de água, evitando que os alimentos estejam em contato direto com a água. Depois, deve-se tampar a panela e levar ao fogo, durante o tempo necessário para cada tipo de alimento, como indica a tabela.

No entanto, existem panelas especiais para cozinhar a vapor, como as da Tramontina ou da Mondial, que permitem colocar uma camada em cima da outra para cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.

Para os alimentos ficarem ainda mais saborosos e nutritivos podem ser adicionadas ervas aromáticas ou especiarias na água como orégano, cominhos ou tomilho, por exemplo.

Tabela de tempo para cozinhar alguns alimentos a vapor

AlimentosQuantidadeTempo de preparo na panela a vaporTempo de preparo no microondas
Aspargos450 gramas12 a 15 minutos6 a 8 minutos
Brócolis225 gramas

8 a 11 minutos

5 minutos
Cenoura225 gramas10 a 12 minutos8 minutos
Batata fatiada225 gramas10 a 12 minutos6 minutos
Couve-flor1 cabeça13 a 16 minutos6 a 8 minutos
Ovo615 a 25 minutos2 minutos
Peixe500 gramas9 a 13 minutos5 a 8 minutos
Bife (carne vermelha)220 gramas8 a 10 minutos-------------------
Frango (carne branca)500 gramas12 a 15 minutos8 a 10 minutos

Para facilitar o cozimento dos alimentos e diminuir o tempo de preparo é recomendado cortá-los em pedaços pequenos.

Como cozinhar a vapor no microondas

​Para cozinhar a vapor no microondas deve-se substituir a panela por um recipiente próprio que possa ser levado ao microondas e cobrir com uma película aderente, fazendo pequenos furinhos para que o vapor possa sair.

O tempo de preparo varia de acordo com a potência do microondas e, por isso, é recomendado consultar o manual de instruções para verificar a tabela de tempo para cozinhar os alimentos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...