Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é RDW no exame de sangue

RDW é a sigla para Red Cell Distribution Width, o que em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, e que avalia a variação de tamanho entre as hemácias, sendo essa variação denominada anisocitose.

Dessa forma, quando o valor está elevado no hemograma significa que os glóbulos vermelhos têm um tamanho superior ao normal, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo hemácias muito grandes e muito pequenas. Quando o valor é abaixo do valor de referência, normalmente não apresenta significado clínico, somente se além do RDW outros índices estiverem também abaixo do valor normal, como o VCM, por exemplo. Entenda o que é VCM.

O RDW é um dos parâmetros que constituem o hemograma e, juntamente com as outras informações fornecidas pelo exame, é possível verificar como está a produção das células sanguíneas e o estado geral da pessoa. Quando o resultado do RDW se encontra alterado, é possível desconfiar de algumas situações, como anemia, diabetes ou problemas hepáticos, cujo diagnóstico deve ser feito a partir da análise do hemograma completo e de exames bioquímicos. Veja como ler os outros valores do exame de hemograma.

O que é RDW no exame de sangue

Qual o valor de referência

O valor de referência para o RDW no hemograma é de 11 a 14%, no entanto, este resultado pode variar de acordo com o laboratório. Assim, se o valor estiver acima ou abaixo dessa percentagem, poderá ter significados diferentes e, por isso, é sempre importante que o valor seja avaliado pelo médico que pediu o exame.

Resultado de RDW alto

Anisocitose é o termo que se dá quando o RDW se encontra aumentado, podendo ser visto no esfregaço sanguíneo uma grande variação de tamanho entre as hemácias. O RDW pode estar aumentado em algumas situações, como:

  • Anemia por deficiência de ferro;
  • Anemia megaloblástica;
  • Talassemia;
  • Doenças do fígado.

Além disso, pessoas em tratamento quimioterápico ou com algum antiviral também podem apresentar RDW aumentado.

Resultado de RDW baixo

O RDW baixo normalmente não apresenta significado clínico quando interpretado isoladamente, no entanto caso sejam verificadas outras alterações no hemograma, pode indicar anemia causada por doença crônica, como doenças do fígado, problemas renais, HIV, câncer ou diabetes, por exemplo.

Quando pode ser pedido o exame

Este exame é muitas vezes pedido quando se desconfia de uma anemia, por surgirem sintomas como tonturas, cansaço ou pele pálida, por exemplo. Confira quais os principais sintomas de anemia.

Porém, o médico também pode pedir o exame quando se tem ou teve:

  • Histórico familiar de alterações do sangue;
  • Hemorragia durante uma cirurgia ou após uma pancada;
  • Diagnóstico de uma doença que possa causar alterações das células do sangue;
  • Doença crônica, como HIV.

Por vezes, este exame pode até ser pedido num exame de sangue de rotina, sem que exista uma causa específica.

Como se preparar para o exame

Para que seja feito o hemograma e, consequentemente, o RDW não é necessário realizar jejum. No entanto, normalmente o hemograma é solicitado juntamente com outros exames de sangue que exigem jejum de pelo menos 8 horas.

Normalmente, a coleta de sangue demora menos de 5 minutos e é facilmente no hospital ou em qualquer clínica de análises com a remoção de uma pequena amostra de sangue pela veia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...