Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar o seu

O VO2 máximo é a capacidade que o corpo da pessoa possui de consumir oxigênio durante uma atividade física aeróbica, como a corrida, por exemplo, e por isso seu valor é frequentemente usado para avaliar o condicionamento físico de um atleta amador ou profissional. Basicamente este número representa da melhor forma a capacidade aeróbica de uma pessoa. 

A sigla VO2 máximo significa Volume de Oxigênio Máximo e expressa especificamente a capacidade que o corpo tem de captar o oxigênio da atmosfera e fazer chegar aos músculos durante um esforço físico. Logicamente o que se deseja é que a pessoa tenha a maior capacidade possível de pegar todo oxigênio disponível no ar e fazê-lo chegar aos seus músculos de forma eficiente e rápida, o que depende da capacidade respiratória, circulatória e do seu nível de treinamento. 

O VO2 máximo alto está relacionado a benefícios para saúde como menor risco de doenças cardiovasculares, câncer, depressão e diabetes tipo 2, especialmente devido aos hábitos saudáveis e condicionamento físico. 

VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar o seu

Qual o VO2 normal 

O VO2 máximo de um homem sedentário está em aproximadamente 30 à 35 mL/kg/min, enquanto que os maratonistas mais famosos tem um VO2 max de aproximadamente 70 mL/kg/min.

As mulheres tem um VO2 um pouco menor, variando entre 20 à 25 mL/kg/min nas sedentárias e de até 60 mL/kg/min nas atletas porque possuem naturalmente uma maior quantidade de gordura e menor quantidade de hemoglobina. 

Pessoas que são sedentárias, isto é, que não praticam atividade física podem melhorar seu VO2 mais rápido, no entanto pessoas que já são bem treinadas e que praticam atividade física regularmente, podem não conseguir aumentar muito seu VO2, embora possa melhorar seu rendimento de uma forma geral. Isso acontece porque ele também está relacionado com a genética da própria pessoa, e por isso certas pessoas conseguem aumentar seu VO2 em relativamente pouco tempo de treino.

Teste do VO2 máximo 

VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar o seu

Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo. Esse teste mede o VO2 máximo, a frequência cardíaca, a troca de gases na respiração e a percepção de esforço conforme a intensidade do treino. Saiba tudo sobre a Frequência cardíaca ideal para emagrecer 

O teste é normalmente solicitado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas, ou para avaliar a saúde de pessoas que sofrem de problemas pulmonares ou cardíacos, e em alguns casos, também se mede a quantidade de lactato no sangue, no final do teste. 

Como aumentar o VO2 máximo

Para aumentar o VO2 máximo é preciso aumentar o treino físico porque isso melhora o condicionamento físico, fazendo o corpo captar melhor o oxigênio usando-o da melhor forma, para evitar a fadiga. Só é possível melhorar o VO2 máximo em apenas 30%, e alguns fatores que estão envolvidos são: quantidade de gordura corporal, idade e músculos. 

Assim, uma boa forma de aumentar o VO2 é:

  • Queimar gordura, porque quanto menos gordura corporal, maior o VO2;
  • Idade: quanto mais nova for a pessoa, maior pode ser seu VO2;
  • Músculos: quanto mais músculos tiver, maior a capacidade de VO2. 

Além disso, o treino forte com, pelo menos, 85% da frequêcia cardíaca também ajuda muito a aumentar a taxa de VO2, mas como este é um treino muito forte, não é recomendado para quem está iniciando a atividade física. Para iniciar uma atividade física e aumentar seu VO2 é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar