Nipah vírus: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

O Nipah é um vírus da família Paramyxoviridae, que pode ser ser transmitido por meio do contato direto com saliva, sangue, urina ou fezes de morcegos infectados, ou através do contato pessoa-pessoa, causando sintomas, como dor muscular, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar.

Os sintomas da infecção pelo Nipah vírus podem evoluir rapidamente e resultar em complicações neurológicas graves, como a encefalite, que é a inflamação do cérebro, causando confusão mental, convulsões ou coma.

Leia também: Encefalite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/encefalite

Na presença de sintomas indicativos de infecção pelo vírus Nipah, é importante consultar o infectologista ou clínico geral, para iniciar o tratamento mais adequado de forma rápida e evitar complicações que podem colocar a vida da pessoa em risco.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas do Nipah vírus

Os principais sintomas da infecção pelo Nipah vírus são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor na garganta.

Em alguns casos, a infecção pelo vírus Nipah pode ser assintomática ou causar sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe e que podem desaparecer após 3 a 14 dias. 

No entanto, os sintomas de infecção pelo vírus Nipah podem evoluir rapidamente, causando complicações que podem colocar a vida da pessoa em risco, como convulsões, confusão mental, sonolência e insuficiência respiratória, que acontece como consequência da encefalite. Conheça mais sobre a encefalite.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da infecção pelo vírus Nipah deve ser feito pelo infectologista ou clínico geral a partir da avaliação inicial dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Marque uma consulta com um infectologista na região mais próxima de você, caso suspeite do Nipah vírus:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, pode ser indicada a realização de exames especiais para isolar o vírus e sorologia para confirmar a infecção e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Além disso, o médico também pode indicar a realização de exames de sangue e de imagem para avaliar a gravidade da doença, incluindo a tomografia computadorizada.

Como acontece a transmissão

O vírus Nipah é transmitido através do contato direto com a urina, fezes, saliva ou sangue  de morcegos ou porcos infectados com o vírus.

Além disso, a transmissão também pode ocorrer através do consumo de alimentos contaminados com fluidos corporais de morcegos infectados.

O vírus Nipah também pode ser transmitido de pessoa para pessoa através do contato com fluidos corporais contaminados, como saliva, sangue, urina, fezes ou e gotículas ou aerossóis de secreções respiratórias.

No caso das infecções em que há aparecimento de sintomas, estes surgem entre 10 a 21 dias depois do contato com o vírus.

Como é feito o tratamento

Até o momento não existe tratamento para a infecção pelo vírus Nipah. No entanto, o médico pode indicar medidas de suporte, conforme a gravidade da doença, como repouso, hidratação, realização de ventilação mecânica ou tratamento dos sintomas

Alguns estudos estão sendo feitos com medicamentos, como ribavirina, aciclovir, cloroquina, efrina-B2 e favipiravir. Porém ainda não existem resultados conclusivos.

Por ser um vírus com potencial para se tornar endêmico, o vírus Nipah encontra-se na lista de prioridade da Organização Mundial de Saúde para identificação de medicamentos que podem ser usados no tratamento da doença e no desenvolvimento de vacinas para a prevenção.

Prevenção do Nipah

Algumas medidas para ajudar a prevenir a infecção e transmissão pelo Nipah são:

  • Evitar o contato com animais potencialmente infectados, como morcegos e porcos;
  • Evitar o consumo de animais possivelmente infectados, principalmente quando não estão devidamente cozidos;
  • Evitar áreas onde os morcegos repousam;
  • Evitar comer seiva de tamareira crua ou frutas que possam ser sujas por morcegos;
  • Evitar o contato com saliva, sangue, urina ou fezes de animais e/ou pessoas infectadas pelo vírus Nipah;
  • Higienizar as mãos sempre após entrar em contato com animais;
  • Usar máscaras e luvas, quando entrar em contato com pessoas infectadas pelo vírus Nipah.

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão é fundamental, pois assim é possível eliminar o vírus Nipah e, assim, evitar a transmissão da doença.

Confira no vídeo a seguir como lavar a mão corretamente para prevenir doenças infecciosas:

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.234 visualizações

Vídeos relacionados

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.234 visualizações