Vick VapoRub: para que serve, como usar e onde passar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
julho 2022

O Vick Vaporub é um bálsamo indicado para aliviar a tosse, congestão nasal, dor muscular e o mal estar relacionado à gripes e resfriados, pois contém levomentol, cânfora e óleo de eucalipto na sua composição que ajudam a relaxar os músculos, e a melhorar a sensação de nariz entupido ou escorrendo.

Esse bálsamo pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de pomada, unguento ou inalador, e vendido sem necessidade de apresentação de receita médica. No entanto, o Vick Vaporub deve ser usado com orientação médica, especialmente no caso de crianças de 2 a 6 anos, pois devido à cânfora na sua composição pode ocorrer intoxicação ou até convulsões. 

No caso da tosse ou congestão nasal não melhorar em 3 dias, ou for acompanhada de febre, deve-se consultar o médico para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o tratamento de gripes e resfriados

Para que serve

O Vick Vaporub é indicado para o alívio de sintomas de gripes e resfriados, como:

  • Tosse
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Dor muscular;
  • Mal estar.

Além disso, o Vick Vaporub também pode ser usado para aliviar a congestão nasal causada por rinite alérgica.

Os óleos essenciais do Vick Vaporub agem estimulando as vias aéreas ao serem inalados, o que ajuda a descongestionar o nariz. Além disso, ao passar na pele, promove um aquecimento, o que resulta no relaxamento muscular e alívio da dor.

Como usar

O VIck Vaporub deve ser usado para inalação ou aplicação sobre a pele, sendo que a posologia normalmente recomendada para adultos e crianças com mais de 2 anos inclui: 

1. Vick Vaporub pomada ou unguento

A pomada ou o unguento de Vick Vaporub deve ser passada sobre a pele, sendo normalmente recomendada para adultos, 1 aplicação da pomada ou do unguento, até 3 vezes por dia, ou conforme recomendação médica.

Essa pomada ou unguento também podem ser usados para fazer inalação, sendo que para isto, deve-se aquecer meio litro de água, desligar o fogo antes da água ferver, e adicionar 2 colheres de chá da pomada ou unguento de Vick Vaporub na água. Inalar o vapor da água cerca de 10 a 15 minutos. 

É importante a água não estar fervendo, pois ao adicionar a pomada na água, a mistura pode espirrar na pele ou mucosas e causar queimaduras. Além disso, a inalação em crianças deve ser sempre feita com supervisão de um adulto, mesmo que a criança já tenha feito outras inalações anteriores, uma vez que existe um grave risco de queimadura.

O uso da pomada ou do unguento de Vick Vaporub em crianças de 2 a 6 anos só deve ser feito se indicado pelo pediatra.

2. Vick Vaporub inalador

O Vick Vaporub inalador deve ser usado diretamente na narina, mas não se deve aplicar o inalador dentro do nariz.

Para usar o Vick Vaporub inalador, deve-se abrir a tampa, e posicionar o inalador verticalmente próximo à narina. Tampar uma narina e aspirar o vapor do Vick Vaporub profundamente com a outra narina.

Essa inalação pode ser feita até 20 vezes por dia para o alívio da congestão nasal.

Para crianças de 2 a 6 anos, o inalador de Vick Vaporub deve ser feito somente se recomendado pelo pediatra.

3. Vick Vaporub bebê

O Vick Vaporub bebê, vendido com o nome comercial BabyRub, possui uma formulação especial para crianças, contendo Aloe vera, extratos de eucalipto e camomila, além de óleos de côco e mineral, podendo ser usada por bebês a partir dos 3 meses de idade.

Essa pomada é indicada para hidratar a pele do bebê e para ajudar a relaxar, devendo ser aplicada sobre a pele do bebê, na região do peito, pescoço, costas ou sola dos pés, para hidratar a pele e ajudar a acalmar e relaxar..

Vick Vaporub pode ser passado nos pés?

O Vick Vaporub é utilizado popularmente na sola dos pés para ajudar a desentupir o nariz. No entanto, não existe indicação oficial do uso do Vick Vaporub nos pés ou em outras partes do corpo, como a região íntima. 

Assim, a indicação de uso do Vick Vaporub é para ser passado sobre a pele do peito, para acalmar a tosse, do pescoço, para aliviar a congestão nasal, ou das costas, para aliviar a dor muscular causada por gripes ou resfriados.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso do Vick Vaporub são vermelhidão, irritação da pele, irritação dos olhos, dermatite alérgica ou alergia aos componentes da fórmula.

Quem não deve usar

O Vicks Vaporub não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, não deve ser usado por pessoas com problemas respiratórios, como asma, por exemplo, pois as vias respiratórias estão mais sensíveis e podem inflamar, dificultando a respiração.

No caso de crianças de 2 a 6 anos, o Vick Vaporub deve ser usado somente com indicação do pediatra. Já para mulheres grávidas em amamentação, o uso Vick Vaporub só deve ser feito se recomendado pelo médico.

O Vick vaporub também não deve ser usado em mucosas, como olhos, boca, dentro das narinas, ou nos órgão genitais, pois pode causar alergia e irritação na pele. Além disso, não deve ser usado no rosto, ou em machucados ou queimaduras na pele. Veja também outras formas naturais de combater a tosse.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em julho de 2022.

Bibliografia

  • PROTECTER & GAMBLE DO BRASIL LTDA. Vick VapoRub. 2020. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Vick-Vaporub-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1620843580&embedded=true>. Acesso em 06 jul 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Remédios Caseiros para a DOR DE GARGANTA

    01:37 | 789370 visualizações
  • CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

    05:41 | 1166722 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1169599 visualizações
  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1469951 visualizações
  • Os Melhores Alimentos para a GRIPE

    03:14 | 536417 visualizações