Propriedades do Verbasco e para que serve

O verbasco é uma planta medicinal, também conhecida como Verbasco-flomóide, muito utilizada para facilitar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.

O seu nome científico é Verbascum phlomoides e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Propriedades do verbasco e para que serve

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. Devido às suas propriedades, o verbasco pode ser utilizado em diversas ocasiões, como por exemplo:

  • Para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma;
  • Diminuir as tosses;
  • Auxiliar no tratamento da diarreia e gastrite;
  • Aliviar irritações na pele;
  • Ajudar no tratamento de infecções.

Além disso, o verbasco pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de doenças reumáticas e que atingem as articulações devido à sua ação anti-inflamatória e antirreumática.

Chá de verbasco

Uma das formas mais consumidas do verbasco é o chá, que pode ser feito com as pétalas e estames da planta.

Para fazer o chá basta colocar 2 colheres de chá de verbasco em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e beber cerca de 3 xícaras por dia.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Apesar de possuir diversos benefícios e propriedades, o verbasco não deve ser consumido por gestantes e mulheres em fase de amamentação. Além disso, é importante que o verbasco seja usado conforme orientação do médico ou do fitoterapeuta, já que grandes quantidades dessa planta podem desencadear reações alérgicas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em outubro de 2019.

Bibliografia

  • ARMATU, A. et al. Characterization of biological active compounds from Verbascum phlomoides by chromatography techniques. I. Gas chromatography. Romanian Biotechnological Letters. Vol 16. 4 ed; 6297-6304, 2011
  • SHAKERI, A. R.; FAROKH, A. Phytochemical evaluation and antioxidant activity of Verbascum sublobatum Murb. leaves. Research Journal of Pharmacognosy. Vol 2. 3 ed; 43-47, 2015
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.