Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Propriedades do Verbasco e para que serve

Atualizado em Outubro 2019

O verbasco é uma planta medicinal, também conhecida como Verbasco-flomóide, muito utilizada para facilitar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.

O seu nome científico é Verbascum phlomoides e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Propriedades do Verbasco e para que serve

Propriedades do verbasco e para que serve

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. Devido às suas propriedades, o verbasco pode ser utilizado em diversas ocasiões, como por exemplo:

  • Para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma;
  • Diminuir as tosses;
  • Auxiliar no tratamento da diarreia e gastrite;
  • Aliviar irritações na pele;
  • Ajudar no tratamento de infecções.

Além disso, o verbasco pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de doenças reumáticas e que atingem as articulações devido à sua ação anti-inflamatória e antirreumática.

Chá de verbasco

Uma das formas mais consumidas do verbasco é o chá, que pode ser feito com as pétalas e estames da planta.

Para fazer o chá basta colocar 2 colheres de chá de verbasco em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e beber cerca de 3 xícaras por dia.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Apesar de possuir diversos benefícios e propriedades, o verbasco não deve ser consumido por gestantes e mulheres em fase de amamentação. Além disso, é importante que o verbasco seja usado conforme orientação do médico ou do fitoterapeuta, já que grandes quantidades dessa planta podem desencadear reações alérgicas.


Bibliografia

  • ARMATU, A. et al. Characterization of biological active compounds from Verbascum phlomoides by chromatography techniques. I. Gas chromatography. Romanian Biotechnological Letters. Vol 16. 4 ed; 6297-6304, 2011
  • SHAKERI, A. R.; FAROKH, A. Phytochemical evaluation and antioxidant activity of Verbascum sublobatum Murb. leaves. Research Journal of Pharmacognosy. Vol 2. 3 ed; 43-47, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem