Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a varicocele e como é feita a cirurgia

A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue, dor e o surgimento de inchaço no local. Normalmente, é mais frequente no testículo esquerdo, mas pode acontecer também varicocele bilateral que afeta ambos os testículos.

Uma vez que a varicocele pode causar infertilidade, pois o acúmulo de sangue pode diminuir a produção e a qualidade dos espermatozoides, é importante consultar o urologista para iniciar o tratamento adequado e evitar o aparecimento desse tipo de complicações.

Assim, a varicocele tem cura através da cirurgia, mas nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade. Conheça outras causas que podem provocar infertilidade no homem.

O que é a varicocele e como é feita a cirurgia

Principais sintomas

Os sintomas mias comuns da varicocele podem incluir:

  • Dor nos testículos, que pode variar entre o desconforto e a dor intensa;
  • Dor que melhora ao deitar de barriga para cima;
  • Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
  • Sensação de peso nos testículos;
  • Infertilidade;

Também existem casos em que a varicocele não apresenta qualquer sintoma, podendo por isso ser diagnosticada apenas em consultas de rotina no urologista.

Como é feito o tratamento

O tratamento para varicocele só é recomendado quando o paciente apresenta sintomas. Assim, quando o indivíduo sente dor, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.

Porém, em casos de infertilidade, dor que não melhora ou problemas no funcionamento testicular, pode ser necessário fazer uma cirurgia, chamada de varicocelectomia, que permite eliminar de vez o problema.

Como é feita a cirurgia

Este tipo de cirurgia é feito com anestesia geral no hospital e consiste em um pequeno corte no abdômen, pelo qual o médico dá um "nó" na veia afetada, permitindo que o sangue circule apenas pelas veias normais.

No pós-operatório da varicocele é possível que surja uma dor ligeira e, por isso, deve-se utilizar roupa íntima confortável e aplicar gelo sobre o local durante as primeiras 24 horas, podendo voltar às atividades normais ao fim de uma semana.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...