Varicocele: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em setembro 2022

A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue, levando ao surgimento de sintomas como dor, sensação de peso e surgimento de inchaço no local. Normalmente, é mais frequente no testículo esquerdo, mas pode surgir em qualquer um dos lados, podendo, inclusive afetar ambos os testículos ao mesmo tempo, sendo conhecido como varicocele bilateral.

Uma vez que a varicocele pode causar infertilidade, já que o acúmulo de sangue pode diminuir a produção e a qualidade dos espermatozoides, sempre que existir suspeita deste problema, é importante consultar o urologista para iniciar o tratamento adequado e evitar o aparecimento de complicações.

A varicocele tem cura através da cirurgia, mas nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade, especialmente se já existirem danos nas estruturas dos testículos. Conheça outras causas que podem provocar infertilidade no homem.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de varicocele

Os sintomas mias comuns da varicocele podem incluir:

  • Dor nos testículos, que pode variar entre o desconforto a dor intensa;
  • Dor que melhora ao deitar de barriga para cima;
  • Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
  • Sensação de peso nos testículos;
  • Infertilidade;

Também existem casos em que a varicocele não apresenta qualquer sintoma, podendo por isso ser diagnosticada apenas em consultas de rotina no urologista.

Veja outros problemas que podem causar dor nos testículos e o que fazer em cada caso.

Principais causas

A causa mais provável de varicocele é um defeito nas válvulas das veias presentes no escroto, logo acima dos testículos, responsáveis por regular o fluxo de sangue de e para os testículos.

Por isso, quando o fluxo sanguíneo não ocorre de forma normal e o sangue "volta", acontece a dilatação das veias, resultando na varicocele.

Como confirmar o diagnóstico

O varicocele pode ser identificado pelo médico através de um exame de palpação dos testículos, que deve ser feito deitado e de pé, já que em alguns casos o varicocele pode não ser sentido em determinadas posições, devendo-se, por isso, fazer a avaliação em mais do que uma posição.

No entanto, também pode ser necessário fazer um ultrassom para identificar com maior detalhe o local afetado e qual a posição das estruturas testiculares.

Como é feito o tratamento

O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.

Porém, em casos de infertilidade, dor que não melhora ou problemas no funcionamento testicular, pode ser necessário fazer uma cirurgia, chamada de varicocelectomia, que permite eliminar de vez o problema.

Cirurgia de varicocele

Este tipo de cirurgia pode ser feita de 3 formas diferentes:

  1. Cirurgia aberta: é o tipo mais clássico de cirurgia na qual o médico faz um corte na região da virilha para observar o varicocele e dar um "nó" na veia afetada, permitindo que o sangue circule apenas pelas veias normais;
  2. Laparoscopia: é semelhante à cirurgia aberta, mas neste caso o médico faz pequenos cortes no abdômen e insere tubos finos através dos quais faz a reparação do varicocele;
  3. Embolização percutânea:  esta é uma técnica menos comum no qual o médico insere um tubo através de uma veia na virilha até ao local do varicocele, e depois libera um líquido que fecha a veia dilatada do varicocele.

De acordo com o tipo de cirurgia utilizado, o tempo de recuperação pode variar, sendo que a mais demorada é a cirurgia aberta, seguida da laparoscopia e finalmente pela embolização. Saiba mais sobre a cirurgia de varicocele.

Em qualquer tipo de cirurgia é possível que surja uma dor ligeira e, por isso, deve-se utilizar roupa íntima confortável e aplicar gelo sobre o local durante as primeiras 24 horas, podendo-se voltar às atividades normais ao fim de cerca de 10 dias ou conforme indicado pelo médico.

Possíveis complicações

Quando o testículo tem um varicocele, é muito comum que ao longo do tempo vá diminuindo de tamanho e se torne mais mole, perdendo função. Embora não se saiba a causa específica porque isso acontece, é possível que esteja relacionado com a alteração da temperatura do local, presença de radicais livres próximo aos testículos e também aumento da pressão no local.

Além disso, se o acúmulo de sangue no varicocele causar aumento da temperatura em volta dos testículos também é possível que a qualidade dos espermatozoides fique afetada, mesmo no testículo que não está afetado, podendo causar situações de infertilidade.