Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vancomicina

A vancomicina é um antibiótico injetável utilizado no hospital para tratar infecções graves por alguns tipos de bactérias, especialmente nos ossos, pulmões, pele, músculos e coração. Dessa forma, este medicamento pode ser indicado pelo médico para tratar vários problemas de saúde, como endocardite, pneumonia ou osteomielite.

A vancomicina também pode ser conhecida como Celovan, Novamicin, Vancotrat, Vancocid ou Vancosan,por exemplo, e só é vendida sobre a forma de pó para preparar soluções injetáveis.

Vancomicina

Preço

A vancomicina é um tipo de antibiótico apenas utilizado no hospital e, por isso, não pode ser comprado nas farmácias convencionais.

Como usar

A vancomicina só deve ser administrada no hospital por um profissional de saúde, de acordo com as indicações do médico que está orientando o tratamento.

Na maioria dos casos, a dose recomendada é de:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 500 mg de Vancomicina a cada 6 horas ou 1g a cada 12 horas.
  • Crianças de 1 mês a 12 anos de idade: 10 mg de Vancomicina por kg de peso corporal a cada 6 horas ou 20 mg por kg de peso corporal a cada 12 horas.

Este medicamento deve ser aplicado em forma de injeção em perfusão com duração de aproximadamente 60 minutos para evitar a síndrome do homem vermelho. Saiba mais sobre esta complicação.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns incluem diminuição da pressão arterial, falta de ar, vermelhidão no local da injeção, reação alérgica na pele, vermelhidão do corpo e dor rosto, perda de audição temporária, zumbidos, náuseas, dor nos músculos e febre.

Dor e inflamação na veia; erupções na pele; calafrios; febre. Quando o medicamento é colocado em perfusão com tempo inferior a 1 hora, pode surgir a síndrome do homem vermelho, uma alteração grave que pode colocar em risco a vida do indivíduo. Confira os sinais e sintomas e como é feito o tratamento desta síndrome clicando aqui.

Quem não deve usar

A vancomicina está contraindicada para pessoas com alergia ao medicamento e, além disso, deve ser usada apenas com indicação médica em grávidas, mulheres a amamentar, pacientes com mais de 60 anos ou com problemas renais ou de audição.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...