Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prevenar 13: vacina contra pneumonia e meningite

A vacina pneumocócica conjugada, também conhecida como Prevenar 13, é uma vacina que ajuda a proteger contra 13 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite ou otite média, por exemplo.

A primeira dose da vacina deve ser feita no bebê a partir dos 2 meses de idade para garantir a melhor proteção. Já no adulto, a vacina apenas precisa ser aplicada 1 vez.

Esta vacina é produzida pelos laboratórios Pfizer e é recomendada pela Anvisa, no entanto, não está incluída no calendário de vacinação, devendo ser comprada e administrada em clínicas de vacinação. Veja quais as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação.

Prevenar 13: vacina contra pneumonia e meningite

Preço da Prevenar 13

A vacina pneumocócica conjugada ainda não está incluída no calendário de vacinação do Ministério da Saúde e, por isso, precisa ser comprada em clínicas de vacinação com um preço médio de 200 reais por dose.

Porém, está inlcuída no calendário uma vacina que ajuda a proteger apenas contra 10 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae.

Para que serve

A Prevenar 13 ajuda a proteger contra as doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, sendo, por isso, uma forma de diminuir as chances de desenvolver pneumonia, meningite, otite média aguda e doença invasiva.

Esta vacina é muito importante antes dos 2 anos de idade, pois é nesse período que existe maior risco de infecção pela bactéria. No entanto, pessoas com sistema imune comprometido, asma ou com mais de 50 anos também têm um risco mais elevado, devendo ser vacinadas.

Como deve ser usada

A forma de administração da vacina pneumocócica conjugada varia de acordo com a idade em que é a feita a primeira dose, sendo recomendado:

  • 1ª dose aos 2 meses: devem ser administradas 4 doses, aos 2,4, 6 e 15 meses;
  • 1ª dose entre os 7 e 11 meses: devem ser feitas 3 doses, sendo que cada uma deve ser administrada 2 meses após a anterior;
  • 1ª dose entre os 12 e 23 meses: são feitas 2 doses, sendo administradas com 2 meses de diferença;
  • 1ª dose após os 2 anos: só é necessário fazer uma dose única.

Nos adultos, a dose única da vacina pode ser feita em qualquer idade, no entanto, é mais importante após os 50 anos ou em pessoas com asma, pressão alta, DPOC ou com doenças que afetam o sistema imune.

Possíveis reações secundárias

Tal como a maior parte das vacinas, a Prevenar 13 pode causar efeitos secundários durante as primeiras 72 horas como febre, irritação, diminuição do apetite, vômitos, diarreia, sonolência, assim como vermelhidão e dor no local da injeção.

Quem não deve tomar

A Prevenar 13 não deve ser administrada em pessoas com hipersensibilidade a algum dos seus componentes. Além disso, deve ser evitada em casos de febre.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...