Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prevenar 13

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente, também conhecida como Prevenar 13, é uma vacina que ajuda a proteger o organismo contra 13 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite, sepse, bacteremia ou otite média, por exemplo.

A primeira dose da vacina deve ser feita no bebê a partir das 6 semanas de idade, devendo ser administradas mais duas doses com cerca de 2 meses de intervalo entre elas, e um reforço entre os 12 e os 14 meses, para garantir uma melhor proteção. Já no adulto, a vacina apenas precisa ser aplicada uma única vez.

Esta vacina é produzida pelos laboratórios Pfizer e recomendada pela ANVISA, no entanto, não está incluída no calendário de vacinação, devendo ser comprada e administrada em clínicas de vacinação, por um preço de cerca de 200 reais por cada dose. No entanto, o SUS já distribui esta vacina gratuitamente para pacientes oncológicos, pessoas com HIV e transplantados.

Prevenar 13

Para que serve

A Prevenar 13 ajuda a proteger contra as doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, sendo, por isso, uma forma de diminuir as chances de desenvolver as seguintes doenças infecciosas:

  • Meningite, que é uma infecção na membrana que recobre o sistema nervoso central;
  • Sepse, uma infecção generalizada que pode causar a falência de múltiplos órgãos;
  • Bacteremia, que é uma infecção na corrente sanguínea;
  • Pneumonia, que é uma infecção nos pulmões;
  • Otite média, uma infecção dos ouvidos.

Esta vacina protege o organismo destas doenças, porque o ajuda a criar os próprios anticorpos contra estas doenças.

Como usar

A vacina Prevenar 13 deve ser administrada por um profissional de saúde.

A forma de administração da vacina pneumocócica conjugada varia de acordo com a idade em que é a feita a primeira dose, sendo recomendada 3 doses entre 2 e 6 meses de idade, com cerca de 2 meses de intervalo, e o reforço entre 12 e 15 meses de idade.

Após o 2 anos de idade, é recomendada dose única e, nos adultos a dose única da vacina pode ser feita em qualquer idade, no entanto, é geralmente recomendada após os 50 anos ou em pessoas com asma, pressão alta, DPOC ou com doenças que afetam o sistema imune.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Prevenar 13 são diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência, sono agitado, febre e  vermelhidão, endurecimento, inchaço, dor ou sensibilidade no local da vacinação.

Quem não deve usar

A Prevenar 13 não deve ser administrada em pessoas com hipersensibilidade a algum dos seus componentes, e deve ser evitada em casos de febre.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem