Urolitina A: para que serve, como é obtida (e suplemento)

A urolitina A é um pós-biótico que pode ajudar a melhorar a força e a resistência muscular, diminuir a inflamação e melhorar a resistência aeróbica, por exemplo.

Este composto é produzido naturalmente no organismo pela atividade da microbiota intestinal, que são as bactérias naturalmente presentes no intestino.

Leia também: Flora intestinal: o que é, para que serve e como repor tuasaude.com/flora-intestinal

A urolitina A é obtida a partir do ácido elágico e elagitaninos, que são compostos bioativos encontrados em algumas frutas vermelhas e algumas oleaginosas. Além disso, a urolitina também pode ser obtida por meio do uso de suplementos alimentares.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a urolitina A

A urolitina A pode servir para:

1. Melhorar a força e resistência muscular

A urolitina A pode melhorar a força e a resistência muscular, principalmente em adultos de meia-idade e idosos.

Isso acontece porque esse composto favorece a reciclagem das mitocôndrias, que são estruturas da célula responsáveis por produzir a maior parte de energia.

Assim, a urolitina A ajuda a melhorar o rendimento energético e o metabolismo dos músculos, aumentando a capacidade de força e resistência à fadiga, especialmente em pessoas onde a função da mitocôndria é comprometida pelo envelhecimento.

2. Diminuir a inflamação

A urolitina A pode diminuir a inflamação, principalmente quando obtida na forma de suplementos.

Isso porque este composto reduz os níveis sanguíneos de marcadores inflamatórios, como proteína C reativa, e também pode diminuir algumas citocinas pró-inflamatórias, como IFN-γ, IL-1β e TNF-α.

Leia também: Inflamação: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/inflamacao

3.  Melhorar a resistência aeróbica

A urolitina A pode melhorar a resistência aeróbica e desempenho físico geral, porque otimiza a produção de energia nas células, garantindo que as mitocôndrias sejam mais eficientes e resistentes à fadiga.

Além disso, a urolitina A também diminui o dano e o estresse muscular, ajudando na capacidade do músculo de se adaptar e manter o desempenho.

4. Ativar a mitofagia

A principal função da urolitina A ativar a mitofagia, que é um processo de reciclagem e eliminação seletiva de mitocôndrias disfuncionais ou danificadas.

Assim, ao estimular a mitofagia, a urolitina A ajuda a manter o equilíbrio das mitocôndrias saudáveis e a função adequada das células.

A queda da mitofagia está associada ao envelhecimento e à danos do músculo esquelético, sendo observado por meio da perda de força e fadiga.

Leia também: Fadiga muscular: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/fadiga-muscular

Como a urolitina A é obtida

A urolitina A é um pós-biótico, que é um composto produzido no organismo pela atividade da microbiota intestinal, que são as bactérias naturalmente presentes no intestino.

A urolitina A é formada a partir de compostos como ácido elágico e elagitaninos. Estes compostos são encontrados em algumas frutas vermelhas, como framboesa, morango e romã, e algumas oleaginosas, como nozes, amêndoa e noz pecan.

No entanto, a capacidade de produzir urolitina A varia muito conforme a composição da microbiota intestinal de cada pessoa.

Além disso, a urolitina também pode ser obtida por meio do uso de suplementos alimentares.

Suplemento de urolitina A

O suplemento de urolitina A pode ser encontrado na forma de cápsulas, onde a dosagem geralmente recomendada é de 1 ou duas cápsulas de 500 mg de urolitina A pura por dia, por até 4 meses.

No entanto, o uso e a dose deste suplemento deve ser sempre indicado pelo médico ou nutricionista, conforme os objetivos e necessidades de cada pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

De um modo geral, o suplemento de até 1000 mg de urolitina A por dia é seguro em adultos e não causa efeitos colaterais. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar dor muscular e dor de cabeça.

Quem não pode usar

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como crianças, só devem usar o suplemento de urolitina A com a indicação de um médico.

Pessoas com problemas de saúde ou que usam outros medicamentos e/ou suplementos, também só devem usar este suplemento sob indicação médica.

Isso porque ainda não existem estudos que avaliaram a segurança do uso do suplemento de urolitina A nestes grupos.

Quer receber conteúdo como esse semanalmente? Se inscreva e receba grátis a Longevidade News.

Vídeos relacionados

7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar

24:55 | 1.094.113 visualizações