Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode deixar a urina preta

O surgimento de urina preta pode ser muito assustador, no entanto, na maioria dos casos, é causada por alterações pouco graves, como a ingestão de alguns alimentos ou o uso de novos medicamentos receitados pelo médico.

No entanto, esta cor da urina também pode ser causada por problemas de saúde mais graves, como porfíria ou, até, cancer de pele. Assim, se a urina preta surgir por mais de 2 dias ou se for acompanhada de outros sintomas é aconselhado ir ao clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Se a sua urina não está preta, mas apenas escura, veja quais podem ser as causas.

3 principais causas de urina preta

As alterações na cor da urina normalmente têm 3 tipos principais de causas

1. Ingestão de alguns alimentos

O que pode deixar a urina preta

Esta é a causa menos preocupante do surgimento de urina preta e está relacionada à ingestão exagerada de alimentos com corantes naturais ou artificiais como:

  • Ruibarbo: geralmente causa apenas uma urina mais escura, mas em quantidades muito elevadas pode levar a urina a ficar preta;
  • Favas: são ricas em L-dopa, uma substância que deixa a urina mais escura, de tom marrom ou preta;
  • Babosa, em forma de suco, por exemplo: contém aloína, uma substância que pode deixar a urina preta.

Além disso, alimentos ricos em sorbitol, como maçãs, pêras, pêssegos e ameixas, assim como alimentos sem açúcar como chiclete, sorvetes ou balas também podem alterar a cor da urina para preto. No entanto, quando o surbitol está em quantidades muito elevadas também provoca dores de estômago, cãimbras e diarreia.

O uso de panelas de cobre para cozinhar também pode provocar urina preta em alguns pessoas, especialmente nas que não conseguem metabolizar o mineral, eliminando-o em altas quantidades na urina, o que deixa a urina bem escura.

2. Uso de remédios ou químicos

O que pode deixar a urina preta

Esta é a segunda principal causa da alteração da cor da urina e, geralmente, acontece devido ao contato frequente com alguns químicos presentes em vários medicamentos. Alguns dos remédios ou químicos que podem causar urina preta são:

  • Fenacetina: está presente em muitos analgésicos e quando usada frequentemente leva à destruição da hemoglobina no sangue, que é eliminado na urina, causando coloração muito escura;
  • Levodopa: é um remédio usado no tratamento Parkinson que contém L-dopa, podendo deixar a urina muito escura;
  • Fenol: esta substância normalmente entra no organismo pelo contato repetido com produtos desinfectantes ou de limpeza, sendo por isso recomendado utilizar luvas ao usar este tipo de produtos;
  • Laxantes: alguns contêm cáscara ou senna, duas substâncias que quando usadas em excesso podem deixar a urina muito escura;
  • Cloroquina e Primaquina: são remédios usado no tratamento da malária que podem causar urina preta, como efeito colateral;
  • Furazolidona, Metronidazol ou Nitrofurantoína: são antibióticos que podem alterar a cor da urina, podendo variar entre o vermelho escuro e o preto;
  • Metildopa: é um remédio para pressão alta que libera metabólitos na urina que, quando entram em contato com a lixívia utilizada na limpeza do vaso sanitário, podem causar urina preta.

Em alguns casos, a iodopovidona, que é um líquido muito utilizado para limpar algumas feridas, quando usado em áreas muitos grandes de pele pode ser absorvido pelo corpo e eliminado na urina, causando a cor preta.

Quando o problema é causado pelo uso destes medicamentos, deve-se consultar o médico que os receitou para adaptar a dose utilizada ou trocar de medicamento.

3. Doenças

O que pode deixar a urina preta

Um dos principais problemas de saúde que pode causar o surgimento de urina preta é o câncer de pele, pois esta doença causa uma produção exagerada de melanina, a substância que provoca a coloração escura da pele. Quando está presente em elevados níveis, a melanina é eliminada pelo organismo através da urina, deixando-a marrom escuro ou preto.

No entanto, outras doenças mais raras como a Alcaptonuria, a Porfíria cutânea ou a Febre da água negra também podem provocar urina preta. Assim, se a alteração da cor não for causada por um alimento ou pelo uso dos remédios indicados anteriormente, é aconselhado consultar rapidamente um clínico geral para identificar se existe alguma doença que esteja causando o problema, de forma a iniciar o tratamento adequado.

Além disso, problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, infecções nos rins ou doenças causadas por vírus como a Doença de Haff, podem tornar a urina de cor muito escura, como marrom ou vermelho, podendo ser facilmente confundida com urina preta.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...