Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser urina turva e o que fazer

A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos. No entanto, quando a urina turva é acompanhada por outros sinais e sintomas, como dor e desconforto ao urinar e dor no fundo das costas, por exemplo, é importante que o urologista ou ginecologista seja consultado, pois pode ser indicativo de infecção.

O tratamento para urina turva pode variar de acordo com a sua causa, no entanto de forma geral é indicado o aumento do consumo de líquidos durante o dia, pois faz com que haja maior produção de urina, fique mais diluída e promova a eliminação do excesso de bactérias e seja evitada a formação de pedras nos rins, por exemplo.

O que pode ser urina turva e o que fazer

1. Contaminação da amostra

A contaminação da amostra no momento da coleta é uma das principais causas de urina turva, isso porque nesse caso há normalmente grande quantidade de bactérias, que fazem parte da microbiota normal da região genital, células epiteliais e grande quantidade de muco, que é o que garante o aspecto turvo da amostra.

A contaminação da amostra acontece principalmente devido a erros no momento da coleta, em que não é dispensado o primeiro jato de urina, sendo então coletada e analisada uma amostra mais concentrada, o que não necessariamente representa o estado de saúde da pessoa.

O que fazer: É importante ter atenção à coleta da amostra, sendo recomendado que o primeiro jato de urina seja dispensado e que seja feita higienização da região íntima com água e sabão. Em seguida, deve-se proceder à coleta da urina, que deve ser enviada ao laboratório em até 2 horas para evitar erros no resultado.

2. Desidratação

A desidratação, que pode ser caracterizada pela perda excessiva de líquidos do corpo, pode também fazer com que a urina tenha aspecto turvo, isso porque nesse caso a urina fica mais concentrada, podendo ser notada também a presença de algumas substâncias, como gordura e proteínas, por exemplo.

O que fazer: Caso seja verificado que a urina turva é devido à desidratação, é importante aumentar o consumo de líquidos e de alimentos ricos em água durante o dia, assim é possível promover a reidratação. No entanto, nos casos de desidratação severa, pode ser recomendado que a pessoa vá ao hospital mais próximo para que receba soro diretamente na veia e, assim, haja melhora. Saiba como deve ser o tratamento para desidratação.

3. Uso de suplementos

A ingestão frequente de suplementos de vitamina também podem fazer com a urina fique com aspecto mais turvo. Isso acontece porque algumas vitaminas são solúveis em água e quando há quantidade excessiva dessas vitaminas, há maior quantidade solubilizada na urina, alterando o aspecto do xixi.

O que fazer: A urina turva devido ao uso de suplementos vitamínicos não é considerado grave, no entanto é importante que o médico ou nutricionista sejam ser consultados para verificar se há necessidade de se continuar fazendo uso dos suplementos ou se é possível obter quantidades adequadas de vitamina através da alimentação.

O que pode ser urina turva e o que fazer

4. Gravidez

A urina turva na gravidez é também considerada normal, isso porque durante o período há maior produção de muco, principalmente nas últimas semanas de gravidez, já que é produzido com o objetivo de facilitar o parto.

O que fazer: A presença de muco na urina e urina turva durante a gravidez não é motivo de preocupação, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. No entanto, caso a mulher apresente sintomas, como desconforto, dor e sensação de queimação ao urinar, ou a urina tenha cheiro muito forte, é importante que o genecologista seja consultado para que sejam realizados exames e iniciado o tratamento, caso haja necessidade.

5. Infecção urinária

A infecção urinária é uma causa frequente de urina turva, isso porque o aumento na quantidade de bactérias, leucócitos e células epiteliais na urina deixam-a mais turva. Além da urina turva, é importante que a pessoa esteja atenta a sinais e sintomas que podem surgir como dor e desconforto ao urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga e vontade frequente para urinar, sendo recomendado consultar o urologista ou ginecologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Saiba reconhecer os sinais e sintomas de infecção urinária.

O que fazer: Nesse caso é importante seguir o tratamento indicado pelo médico, que normalmente envolve o uso de antibióticos de acordo com o microrganismo responsável pela infecção. Além do tratamento com antibióticos, é importante que a pessoa mantenha a higienização correta da região genital, além de aumentar a ingestão de água durante o dia, pois assim é possível produzir mais urina e facilitar a eliminação das bactérias que encontram-se em excesso.

6. Cálculo renal

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, também pode fazer com que a urina fique turva, isso porque nessa situação há aumento da quantidade de leucócitos, células epiteliais e cristais na urina, podendo alterar o seu aspecto, por exemplo.

O que fazer: É comum que na presença de pedra nos rins a pessoa sinta dor forte no fundo das costas, sendo importante que vá ao hospital assim que surgir a dor, pois assim é possível que sejam feitos exames para verificar a quantidade e tamanho das pedras. Assim, de acordo com as características do cálculo, é iniciado o tratamento adequado, que pode envolver o uso de remédios que promovam a eliminação da pedra ou realização de cirurgia. Veja como é feito o tratamento para cálculo renal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem