Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Faz mal colocar unhas de gel?

dezembro 2022

As unhas de gel quando são bem aplicadas não fazem mal à saúde porque não danificam as unhas naturais e são ideais para quem possui unhas fracas e quebradiças. Além disso, pode até ser a solução para quem tem o hábito de roer as unhas, porque o gel funciona como uma capa protetora.

As unhas de gel são feitas aplicando uma camada de gel próprio para unhas sobre a unha original e depois é necessário colocar as mãos num pequeno aparelho que emite luz ultravioleta para secar. Quando seco, pode-se pintar de qualquer cor e nem mesmo o removedor de esmalte ou acetona são capazes de tirar o esmalte das unhas de gel.

É recomendado que a pessoa vá à manicure regularmente para fazer a manutenção das unhas de gel, já que à medida que a unha cresce, o gel deve ser reaplicado.

Imagem ilustrativa número 2

Como colocar

A unha em gel deve ser preferencialmente colocada em um salão por um profissional capacitado. De forma geral, a colocação da unha em gel segue o seguinte passo a passo:

  1. Lixar a unha e cortar para que todas as unhas fiquem com tamanho uniforme;
  2. Caso se deseje fazer extensão de alguma unha, é colocado um molde na unha;
  3. Aplicar o gel por cima da unha ou do molde;
  4. Colocar a mão em um aparelho com luz ultravioleta ou led por cerca de 2 minutos para secar;
  5. Depois de seco, a unha deve ser novamente lixada para ficar no formato desejado;
  6. Aplicar o esmalte desejado pela pessoa.

Apesar de ser recomendado que a unha em gel seja colocada no salão, é possível colocar em casa desde que se tenha um kit completo de unha em gel, que é formado pelo aparelho com luz UV ou led, o gel, o esmalte e o removedor.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da unha em gel é a sua durabilidade, de forma que a cor do esmalte pode durar até 5 semanas, não saindo mesmo quando se passa remover comum de esmaltes ou se entra em contato com produtos de limpeza, por exemplo.

Por outro lado, dependendo do tamanho da unha, pode ser difícil realizar algumas atividades do dia a dia. Além disso, é necessário fazer manutenção regularmente, já que à medida que a unha cresce, o gel precisa ser recolocado.

Como tirar as unhas de gel

As unhas de gel devem ser removidas no salão, já que é necessário aplicar um produto específico para remoção do gel, evitando danos às unhas.

Não é recomendado tentar tirar a unha em gel em casa, já que pode danificá-las, tornando-as mais quebradiças e fracas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.