8 dicas infalíveis para a unha crescer mais rápido

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
fevereiro 2022

Para fazer as unhas crescerem mais rápido, pode-se utilizar uma base fortalecedora, manter as unhas cuidadas e hidratadas ou evitar o contato com produtos de limpeza, por exemplo, pois essas medidas ajudam evitar o enfraquecimento e ressecamento das unhas, que podem deixá-las mais sensíveis, fracas e quebradiças, impedindo o crescimento adequado.

As unhas normalmente crescem cerca de 0,1 mm por dia, o que equivale a cerca de 2 a 3 mm por mês e, por isso, para ajudar a fortalecer e facilitar o crescimento, é importante manter uma alimentação balanceada, comendo mais proteínas, por exemplo.

No entanto, as unhas fracas, quebradiças e que não crescem adequadamente podem indicar deficiências nutricionais ou até mesmo doenças, como hipotireoidismo, anemia ou micose na unha, por exemplo, sendo importante consultar o clínico geral, endocrinologista ou dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado. Veja as principais causas de unhas fracas e quebradiças.

Ao manter as suas unhas saudáveis e firmes, é possível favorecer o crescimento mais rápido, assim algumas dicas ajudam as unhas a crescer mais rápido são:

1. Usar base fortalecedora

Para que as unhas possam crescer mais rápido, é importante usar bases fortalecedoras de unha e óleo hidratante fortalecedor de unha, que ajudam não só a fortalecer a unha como também a nutrir, evitando que se quebrem.

As bases fortalecedoras podem ser encontradas em farmácias, drogarias ou supermercados, de diversas marcas, como a Biolab Onicut Gel, a Base e esmalte fortalecedor de unhas Lakesia ou a Base fortalecedora Dermage Force Nail, por exemplo.

2. Hidratar as unhas

Passar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a manter a hidratação não só das mãos como também das unhas e cutículas, deixando a unha mais nutrida e forte, o que a longo prazo evita que se quebre facilmente.

Existem alguns produtos específicos para hidratar as unhas e/ou as cutículas, que podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, como o Creme para cutículas Granado, o Creme Fortalecedor de unhas Pro Unha Tea Tree, ou o Óleo Fortalecedor de Unhas Granado Pink, por exemplo.

3. Evitar acetona

A acetona é excelente na remoção do esmalte mas também resseca as unhas e por isso deve-se sempre usar um removedor de esmalte sem acetona, pois contém químicos menos agressivos para as unhas.

4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha

Deixar o esmalte muito tempo na unha, pode deixá-la quebradiça e enfraquecida, pois possuem muitos produtos químicos que podem agredir as unhas, ressecá-las e deixá-las mais fracas e quebradiças.

O ideal é deixar as unhas sem esmalte pelo menos uma semana por mês, ou pelo menos 2 a 3 dias antes de passar esmalte novamente, e hidratá-las adequadamente, para ajudar no seu fortalecimento e crescimento.

5. Evitar tirar a cutícula

A cutícula é uma proteção para as unhas que impede a entrada de sujeira, bactérias ou fungos, e quando é removida pode deixar a base da unha mais frágil, amarelada, esbranquiçada ou com ranhuras, ao longo do tempo, impedindo o crescimento adequado das unhas.

Por isso, deve-se evitar tirar a cutícula ao fazer a unha, e dar preferência por empurrá-la e hidratá-la com frequência para que as unhas possam crescer mais rápido e saudáveis.

6. Evitar contato com produtos químicos

Outra dica importante para fazer as unhas crescerem mais rápido é evitar o contato das mãos com produtos químicos, pois podem levar ao enfraquecimento e ressecamento das unhas, fazendo com que fiquem mais sensíveis, fracas e quebradiças, impedindo o crescimento adequado.

Por isso, é importante usar luvas de borracha, látex, plástico ou silicone sempre que se realizar tarefas como limpar a casa, lavar roupa ou louça, onde é preciso manter as mãos em contato com produtos de limpeza e água.

7. Comer mais proteína

Aumentar o consumo de proteínas pode ajudar as unhas a crescerem mais rápido e mais fortes, pois as unhas são formadas por queratina, um tipo de proteína.

Alguns alimentos ricos em proteínas que são bons para o crescimento das unhas são frango, ovos, nozes, frutos do mar, soja, cereais e gelatina light, por exemplo. No entanto, o ideal é fazer uma dieta orientada pelo nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais de forma individualizada. Confira a lista completa de alimentos ricos em proteína

8. Tomar suplemento de biotina

Tomar suplementos nutricionais de biotina também pode ajudar as unhas a ficarem mais fortes e a crescerem mais rápido, pois a biotina estimula a produção de queratina, uma proteína presente nas unhas, e, desta forma, este suplemento pode auxiliar e estimular o crescimento das unhas.

O suplemento de biotina pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, com o nome comercial Untral, e deve ser usado com indicação do dermatologista ou do nutricionista, nas doses e pelo tempo de tratamento, de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. 

A biotina também pode ser encontrada associada a vitaminas e minerais, como zinco, selênio e vitamina B, como Centrum ou Lavitan, por exemplo, e usadas conforme orientação médica.

Além dos suplementos, alguns alimentos com biotina podem ser consumidos, como amêndoa, amendoim, ovo, cenoura, couve-flor, e avelã, para ajudar as unhas a crescer mais rápido. Veja a lista completa de alimentos ricos em biotina.  

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em setembro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.