Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Passo a Passo para Tratar a Unha Encravada

A unha levemente encravada pode ser tratada, tentando-se levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele, porque assim a unha descola da pele e desencrava.

Contudo, quando a área em torno da unha fica muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir o uso de uma pomada antibiótica prescrita pelo médico, como Nebacetin ou Diprogenta.

Uma pedicure ou podólogo poderão desencravar a unha, cortando as bordas da unha encravada com um bisturi, uma tesoura fininha de ponta reta ou alicate próprio, mas em alguns casos pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para desencravar a unha.

Passo a Passo para Tratar a Unha Encravada

Tratamento caseiro para unha encravada

Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:

  1. Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna ou quente, por cerca de 20 minutos;
  2. Tentar levantar o canto da unha que está encravada com uma pinça e colocar um fio de dental, pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada, trocando diariamente após deixar o dedo em água quente durante 20 minutos. Esse procedimento é ideal para quando a unha está suavemente encravada mas ainda não está inflamada;
  3. Passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica como lidocaína no local. Após a colocação do algodão ou gaze, se o indivíduo continuar com dores, pode tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo.

Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente, nem tentar soltar a unha da pele, deve-se procurar um podologista, enfermeiro ou dermatologista para desencravar a unha. Assim, o procedimento pode ser feito corretamente e sem o risco de agravamento como entrada de bactérias, por exemplo.

O que não fazer 

Em caso de unha encravada não se deve cortar a parte da unha encravada; cortar a unha em "v", nem colocar um curativo apertado. Estas medidas apenas pioram a unha encravada e aumentam o risco da unha encravar novamente.

A unha do dedão é que geralmente encravaA unha do dedão é que geralmente encrava

Quando ir ao médico

É indicado ir ao dermatologista quando existe alguma das seguintes situações:

  • Diabetes;
  • Se a unha está muito encravada, inflamada, com pus e não é possível mexer na unha;
  • Se o dedo estiver muito inchado ou se a circulação parecer estar presa.

Também é indicado buscar ajuda profissional se houver lesões na região afetada ou sinais de má circulação sanguínea.

Como tratar a encravada com pus

A unha encravada com pus deve ser vista por um dermatologista, pois nestes casos, geralmente é necessário usar pomadas antibióticas para colocar na unha e tratar a infecção, antes de cortar a unha. 

Mesmo com o uso de pomada antibiótica, o tratamento para unha encravada com pus normalmente inclui levantar a unha e colocar um pouco de algodão ou gaze, mas alguns médicos podem preferir cortar os cantos da unha, removendo os pedacinhos de unha que encravaram na pele.

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia para unha encravada é indicada nos casos em que é frequente as unhas encravarem e o tratamento com elevação da pele ou corte não resultam, principalmente se houver carne esponjosa no local. Nesse caso a cirurgia é feita com anestesia local e, na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a unha. Dependendo da unha a tratar, o médico pode optar por aplicar um ácido, como o nitrato de prata, que destrói parte da unha que estava encravada, por exemplo.

Como evitar que as unhas encravem

Para prevenir as unhas encravadas deve-se cortá-las de forma reta, tanto na parte superior, como nas laterais da unha. Além disso, também deve-se evitar usar sapatos muito apertados, trocar de meias diariamente, já que isso evita a proliferação de micro-organismos.  Veja mais detalhes em: 4 dicas para evitar a unha encravada

Mais sobre este assunto:
Carregando
...