Melanoma na unha: o que é, sintomas e tratamento

Dermatologista
fevereiro 2023

O melanoma de unha, também chamado de melanoma subungueal, é um tipo de câncer raro que aparece nas unhas e pode ser notado inicialmente pela presença de uma mancha vertical escura na unha que aumenta ao longo do tempo. 

Esse tipo de melanoma não possui causa específica, no entanto, é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos de idade, especialmente após pancadas nas pontas dos dedos, podendo ser confundido com hematomas embaixo da unha.

Em caso de suspeita de melanoma na unha, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico. O tratamento normalmente é feito por meio de cirurgia e a chance de cura tende a ser maior quando o melanoma é identificado ainda no início.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do melanoma na unha são:

  • Mancha marrom ou preta embaixo da unha;
  • Nódulo por baixo da unha, que pode ter pigmentação ou não;
  • Deformidade ou espessamento da unha;
  • Sangramento no local da mancha;
  • Dor e vermelhidão no dedo.

É comum o primeiro sinal do melanoma na unha ser o surgimento de uma mancha escura em forma de faixa e com bordas irregulares embaixo da unha. 

Além disso, essa mancha tende a surgir no dedo indicador, polegar ou dedão do pé e a aumentar de tamanho com o tempo. Também pode se espalhar para a ponta do dedo ou para pele ao redor da unha, sendo confundida com micoses, um tipo de infecção por fungos. Veja os sintomas de micose na unha.

Possíveis causas

O melanoma na unha não tem uma causa específica. No entanto, é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos de idade, com histórico familiar de melanoma e após pancadas nas pontas dos dedos.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do melanoma na unha normalmente é feito pelo dermatologista levando em consideração as características da lesão, sendo geralmente indicada a sua biópsia, que pode identificar a presença de células cancerígenas, confirmando o diagnóstico. Entenda como é feita a biópsia.

Como o melanoma na unha pode ser confundido com um hematoma ou infecção, o diagnóstico pode acabar sendo mais demorado. Isso aumenta o risco de metástase e diminui as chances de cura. 

Por isso, caso seja identificada uma mancha escura na unha, é sempre indicado ir ao dermatologista para uma avaliação. Veja o que podem indicar as alterações nas unhas.

Como é feito o tratamento

O tratamento do melanoma de unha é cirúrgico, sendo muitas vezes necessária a remoção da unha e do tecido afetado. Nos casos mais graves, quando o melanoma já se encontra mais avançado, pode ser necessária a amputação do dedo, radioterapia e/ou quimioterapia.

É importante que tanto o diagnóstico quanto o tratamento do melanoma na unha sejam feitos logo que notadas as primeiras alterações na unha, porque é quando as chances de cura do melanoma são maiores.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcela Lemos - Biomédica. Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Leonardo Rotolo Araújo - Dermatologista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • LITTLETON, Travis W; MURRAY, Peter M; BARATZ, Mark E. Subungual Melanoma. Orthop Clin North Am. Vol.50, n.3. 357-366, 2019
  • COCHRAN, Abigail M. et al. Subungual melanoma: a review of current treatment. Plast Reconstr Surg. Vol.134, n.2. 259-273, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Subungual Melanoma. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482480/>. Acesso em 30 jan 2023
  • COCHRAN, Abigail M.; BUCHANAN, Patrick J.; JUNIOR BUENO, Reuben; NEUMEISTER, Michael W. Subungual Melanoma: A Review of Current Treatment. Plast Reconstr Surg. 134. 2 ed; 259-273, 2014
  • DERMNET NZ. Melanoma of nail unit. Disponível em: <https://www.dermnetnz.org/topics/melanoma-of-nail-unit/>. Acesso em 21 nov 2019
  • CDC. Public Health Image Library (PHIL). Disponível em: <https://phil.cdc.gov/Details.aspx?pid=13433>. Acesso em 21 nov 2019
  • STOLFL, Hamilton O.; MIOTL, Hélio A.; REIS, Nilton A. Melanoma subungueal in situ tratado com cirurgia funcional. Diagn Tratamento. Vol 17. 1 ed; 14-17, 2012
  • FILHO, Aguinaldo B.; DE CAMPOS, Eurico C.; LEAL, Fabiano Roberto P. C. Oncologia Cutânea. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 115.
Revisão clínica:
Dr. Leonardo Rotolo Araújo
Dermatologista
Dermatologista, graduado pela Unisul, com CRM-RJ 100411-5 e membro da SBD e SBCD. Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or.

Tuasaude no Youtube

  • 4 sintomas do CÂNCER DE PELE que você precisa saber

    03:24 | 109704 visualizações