Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o melanoma de unha, sintomas e tratamento

Novembro 2019

O melanoma de unha, também chamado de melanoma subungueal, é um tipo de câncer raro de câncer que aparece nas unhas e pode ser notado pela presença de uma mancha vertical escura na unha que aumenta ao longo do tempo. Esse tipo de melanoma é mais frequente nos adultos e não possui causa definida, sendo considerado que o seu aparecimento é devido a fatores genéticos.

Esse tipo de melanoma é considerado como sendo o mais fatal, pois normalmente é confundido com hematomas ou infecções fúngicas, o que acaba por atrasar o diagnóstico e o início do tratamento. No entanto, quando identificado logo, o melanoma de unha possui grande chance de cura.

O que é o melanoma de unha, sintomas e tratamento

Sintomas do melanoma na unha

O principal sintoma do melanoma de unha é o aparecimento de uma mancha escura, normalmente marrom ou preta e na posição vertical, na unha do polegar ou no dedão do pé, que não passa ao longo do tempo e que aumenta de espessura. Além disso, podem ser observados outros sinais e sintomas, como sangramento no local da mancha e aparecimento de um nódulo por debaixo da unha que pode ou não ter pigmentação. Além disso, nos casos mais avançados, pode ser observada destruição da unha e a mancha pode estar presente em toda a sua extensão.

O melanoma da unha não tem causa específica, no entanto acredita-se que esteja diretamente relacionado com fatores genéticos e, por isso, a exposição prolongada e frequente aos raios ultravioletas, que é a principal causa do melanoma na pele, pode estimular a expressão dos genes relacionados ao câncer, levando ao desenvolvimento da doença.

Como é feito o diagnóstico

Como a micose subungueal pode ser facilmente confundida com um hematoma ou infecção, já que os sintomas são semelhantes, o diagnóstico é, na maioria das vezes, tardio, o que pode resultar em complicações para a pessoa, incluindo a metástase, em que as células malignas espalham-se para outros locais do corpo.

Por isso, no caso de ser verificada a presença de mancha vertical escura na unha, o melhor a se fazer é ir ao dermatologista para que a unha seja avaliada e possa ser realizada a biópsia, que é o único método de diagnóstico disponível para confirmar o melanoma de unha.

Apesar do melanoma de unha ser muitas vezes confundido com uma infecção por fungos, as duas situações apresentam poucas semelhanças. Isso porque na micose, que é a infecção por fungos, há alterações na estrutura da unha, como mudança de cor e alterações na espessura e textura da unha, o que não acontece no melanoma subungueal. Saiba como reconhecer a infecção na unha por fungos.

Como tratar

O tratamento do melanoma de unha é cirúrgico, sendo muitas vezes necessária a remoção da unha e do tecido afetado. No casos mais graves, quando o melanoma já encontra-se mais avançado, pode ser necessária a amputação do dedo, seguida de radio e quimioterapia, uma vez que há maiores chances de ter havido metástase.

É importante que tanto o diagnóstico quanto o tratamento sejam feitos logo que seja percebida a primeira alteração sugestiva do melanoma, pois assim é possível aumentar as chances de cura.

Bibliografia >

  • STOLFL, Hamilton O.; MIOTL, Hélio A.; REIS, Nilton A. Melanoma subungueal in situ tratado com cirurgia funcional. Diagn Tratamento. Vol 17. 1 ed; 14-17, 2012
  • FILHO, Aguinaldo B.; DE CAMPOS, Eurico C.; LEAL, Fabiano Roberto P. C. Oncologia Cutânea. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 115.
  • COCHRAN, Abigail M.; BUCHANAN, Patrick J.; JUNIOR BUENO, Reuben; NEUMEISTER, Michael W. Subungual Melanoma: A Review of Current Treatment. Plast Reconstr Surg. 134. 2 ed; 259-273, 2014
  • DERMNET NZ. Melanoma of nail unit. Disponível em: <https://www.dermnetnz.org/topics/melanoma-of-nail-unit/>. Acesso em 21 Nov 2019
  • CDC. Public Health Image Library (PHIL). Disponível em: <https://phil.cdc.gov/Details.aspx?pid=13433>. Acesso em 21 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem