Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser mancha branca na unha

A mancha branca na unha, também conhecida por leuconíquia, não é considerada uma doença, e normalmente não tem sintomas associados, sendo apenas um sinal que indica uma alteração na estrutura da unha, que só é motivo de preocupação se aparecer com muita frequência.

A leuconíquia pode afetar as unhas dos pés e das mãos, e pode acontecer devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo, ou devido a pequenos traumatismos causados nas tarefas domésticas ou na manicure. Este problema pode ser prevenido e tratado mantendo uma boa alimentação e hidratação da unha.

O que pode ser mancha branca na unha

Quais as causas

Podem ser várias as causas que levam à alteração da matriz da unha, que é o local onde ela se forma, levando assim ao aparecimento de manchas brancas:

  • Alergia a determinadas substâncias, como ao esmalte ou a produtos de limpeza, por exemplo;
  • Falta de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico ou vitamina B12, devido a uma má alimentação;
  • Ocorrência de pequenos traumas na unha, como prender o dedo em algum local ou sofrer algum dano na manicure;
  • Antibióticos da classe das sulfonamidas, como a bactrim, por exemplo;
  • Tratamentos como a quimioterapia;
  • Variações hormonais na mulher;
  • Doenças como anemia, psoríase, vitíligo, tuberculose, doença renal ou micose.

Além destes fatores, as manchas brancas nas unhas também podem ser um problema genético, afetando uma grande área da unha, chamada de leuconíquia total.

Como tratar mancha branca na unha

Em geral, as manchas brancas na unha desaparecem espontaneamente, não sendo necessário qualquer tratamento, no entanto, há alguns métodos que ajudam a tirar as manchas brancas da unha ou a prevenir seu o aparecimento.

Assim, no caso de mulheres que pintem as unhas, devem retirar bem o esmalte antes de pintar novamente as unhas e hidratá-las bem. Além disso, devem ser usadas luvas de proteção quando se utilizam produtos que podem provocar alergias, como aqueles que são usados nas lides domésticas por exemplo.

Também é muito importante fazer uma boa alimentação de forma a evitar a carência de minerais que são importantes para a manutenção de unhas saudáveis como o cálcio, encontrado em alimentos como leite e pimentos, o ferro, presente em carnes vermelhas e morangos, o zinco, presente em amêndoas e peru, a vitamina B12 encontrada em salmão e mariscos e o ácido fólico, presente em lentilhas e espinafres, por exemplo.

Tratamento caseiro

Uma boa forma de atenuar as manchas brancas nas unhas, além de as tornar mais fortes e bonitas, é aplicar uma mistura de óleos, que se prepara da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de jojoba;
  • 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
  • 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.

Modo de preparo

Misturar os óleos num frasco, agitar bem e de seguida massagear nas unhas e cutículas várias gotas da mistura, de preferência de manhã e à noite.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...