Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Ultrassom Abdominal e como é feito

O ultrassom ou ultrassonografia (USG) abdominal é o exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

O ultrassom pode ser de abdômen total, que visualiza todos os órgãos sólidos ou repletos de líquido, mas também pode ser especificado como superior ou inferior, para focar apenas em órgãos da região desejada, identificando doenças ou alterações nestes órgãos. Algumas das principais indicações do ultrassom são:

  • Identificar a presença de tumores, cistos, nódulos ou massas no abdômen;
  • Observar a presença de cálculos na vesícula e vias urinárias;
  • Detectar a presença de alterações na anatomia dos órgãos abdominais, que acontecem em algumas doenças;
  • Identificar inchaço ou alterações sugestivas de inflamação nos órgãos, como acúmulo de líquido, sangue ou pus;
  • Observar lesões nos tecidos e músculos que compõem a parede abdominal, como abscessos ou hérnias.

Além disso, quando realizado com a função de Doppler, o ultrassom é útil para identificar o fluxo sanguíneo nos vasos, o que é importante para observar obstruções, trombose, estreitamento ou dilatação destes vasos. Saiba mais sobre outros tipos de ultrassom e como são feitos.

Entretanto, este exame não é um método indicado para a análise de órgãos que contêm ar, como intestinos ou estômago, pois ele é prejudicado pela presença de gases.

Para que serve o Ultrassom Abdominal e como é feito

Preço do ultrassom

O preço do ultrassom abdominal varia de acordo com o local onde é realizado e os detalhes do exame, podendo custar uma média entre 100 a 300 reais. Entretanto, o preço também pode variar de acordo com outros tipos de ultrassom.

Como é feito

O exame de ultrassom é realizado passando-se o aparelho, chamado de transdutor, que emite ondas sonoras na região abdominal, na área que deseja avaliar, que forma imagens que serão projetadas em uma tela de computador. Durante o exame, o médico poderá solicitar a movimentação para algum lado ou que se prenda a respiração, como forma de facilitar a visualização de algum órgão específico. 

Para facilitar a condução das ondas sonoras e o deslizamento do aparelho no abdômen, é utilizado um gel incolor e a base de água, que não causa qualquer risco à saúde. Além disso, deve-se lembrar que este exame não tem contra-indicações, é indolor e não utiliza radiações maléficas à saúde, entretanto, necessita de alguns preparos para melhorar a sua eficácia.

O ultrassom também pode ser realizado em outras regiões do corpo, como mamas, tireóide ou articulações, por exemplo, e podem contar com novas tecnologias para uma melhor eficácia, como o ultrassom 4D. Saiba mais sobre outros tipos de ultrassom e como são feitos

Transdutor do ultrassomTransdutor do ultrassom
Equipamento de ultrassomEquipamento de ultrassom

Preparo para o exame

Para realizar o exame de ultrassom, é necessário:

  • Deixar a bexiga cheia, bebendo-se 4 a 6 copos de água antes do exame, o que permite o enchimento da bexiga para melhor avaliação das suas paredes e seu conteúdo;
  • Jejum de pelo menos 6 a 8 horas, para que a vesícula esteja cheia, e seja mais fácil avaliá-la. Além disso, o jejum diminui a quantidade de gases no intestino, o que pode dificultar a visualização do interior do abdômen. 

Em pessoas com muitos gases ou com prisão de ventre, pode ser recomendado o uso de 40 gotas de Dimeticona, antes das principais refeições no dia anterior ou 1 hora antes do exame. 

Ultrassom abdominal detecta gravidez?

O ultrassom de abdome total não é o indicado para detectar ou acompanhar uma gravidez, sendo que o recomendado é o ultrassom da pelve, que visualiza com mais detalhes os órgãos desta região, como útero e ovários nas mulheres ou a próstata no homem, por exemplo. 

Para detectar a gravidez na sua fase inicial, pode-se indicar ainda o ultrassom transvaginal, que é feito com a introdução do aparelho na vagina e visualizar com mais nitidez as partes dos úteros e seus anexos. Saiba mais sobre quando é indicado e como é feito o ultrassom transvaginal

Mais sobre este assunto:


Carregando
...