Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Propriedades Medicinais da Tuia

A Tuia, também conhecida como pinheiro de cemitério ou cipreste, é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades que ajudam no tratamento de gripes e resfriados, além de ser também usada na eliminação de verrugas. 

O nome comercial desta planta é Thuja occidentalis, e ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou feiras populares, por exemplo. Para efeitos medicinais são usados os ramos desta planta, que contêm em sua composição um óleo essencial chamado Tujona, que é conhecido por ter uma atividade imunoestimulante e antiviral no organismo. 

Para que serve a Tuia

Esta planta medicinal pode ser usada no tratamento de diversos problemas, como:

  • Ajuda no tratamento de gripes e resfriados, aliviando a febre, tosse e rouquidão;
  • Alivia os sintomas de sinusite;
  • Complementa o tratamento de infecções do trato respiratório, como bronquite ou pneumonia; 
  • Ajuda no tratamento de infecções bacterianas na pele; 
  • Alivia a dor nas juntas e ajuda no tratamento de doenças dolorosas, como artrite, osteoartrite ou neuralgias; 
  • Alivia dores musculares. 
  • Ajuda a eliminar pequenas verrugas.

Esta planta medicinal apresenta também um efeito diurético e expectorante no organismo, ajudando a eliminar a retenção de líquidos e a expectoração. 

Propriedades Medicinais da Tuia

Propriedades da Tuia

As propriedades da Tuia podem incluir uma ação adstringente, antiviral, anti-inflamatória, expectorante, descongestionante e analgésica. Além disso, possui também propriedades que ajudam na eliminação de pequenas verrugas.  

Modo de Uso

Geralmente, são usados os caules de Tuia na preparação de chás e tinturas caseiras. 

Chá de Tuia

O chá desta planta é ótimo para complementar o tratamento de gripes e resfriados, ajudando também a reduzir inflamações na boca e na garganta e a dor nas juntas e nos músculos. Para preparar este chá vai precisar de: 

  • Ingredientes: 1 colher de chá de caules picados de Tuia;
  • Modo de preparo: colocar os caules da planta numa xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber. 

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, conforme a necessidade. 

Tintura de Tuia

A tintura desta planta pode ser tomada para estimular o sistema imunológico, sendo indicado tomar 20 gotas diluídas em água, 2 a 3 vezes por dia, conforme a necessidade. Além disso, esta tintura também pode ser usada para eliminar pequenas verrugas, sendo para isso indicado pincelar as verrugas logo pela manhã e à noite, durante 1 semana ou até a verruga acabar por cair. 

Para preparar tintura caseira de Tuia, deve usar os caules desta planta e vodka de boa qualidade, seguindo o passo-a-passo para preparar tintura caseira em Como Fazer Tintura para Tratamentos Caseiros

Além disso, esta planta pode também ser usada como repelente natural, para afastar mosquitos e outros insectos. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...