Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

Para não pegar toxoplasmose durante a gestação é importante optar por beber água mineral, comer carne bem passada e ingerir legumes e frutas bem lavadas ou cozidas, além de evitar comer salada fora de casa e lavar as mãos várias vezes ao dia.

Geralmente, a probabilidade de infeção da toxoplasmose vai aumentando com o avanço da gestação, porém sua contaminação é mais perigosa no 1º trimestre de gravidez, pois pode afetar o desenvolvimento do feto, causando aborto ou malformações graves. 

Para evitar a infecção, as medidas de proteção recomendadas incluem:

1. Evitar comer carne crua

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

Como uma das formas de transmissão é o consumo de carne crua, mal cozida ou de embutidos, é importante que a mulher dê preferência à carne bem passada para diminuir o risco de contaminação. Além de evitar o consumo de carne crua para diminuir o risco de toxoplasmose, é importante que a grávida também lave bem as frutas e verduras antes de consumir, pois assim também previne outras infecções. Veja como lavar bem frutas e verduras.

2. Lavar bem as mãos

Para prevenir a toxoplasmose é fundamental lavar as mãos antes e depois de preparar os alimentos, principalmente carne, sempre que tocar em terra do jardim, já que pode conter cistos do parasita, e após ter contato com animais que possam estar infectados pelo parasita ou com seus excrementos.

Uma boa estratégia nestes momentos consiste em calçar luvas e a seguir jogá-las no lixo, pois isso evita o contato direto com o protozoário da toxoplasmose. Mas, mesmo assim, é importante lavar as mãos depois de tirar as luvas para eliminar completamente o risco de infecção.

Assista ao vídeo seguinte e saiba como lavar as mão corretamente:

3. Beber apenas água mineral

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

Deve-se preferir água mineral, que vem em garrafa, ou beber água filtrada e fervida, evitando ingerir água da torneira ou do poço, pois o risco da água estar contaminada é maior. Além disso, não é recomendado consumir leite e seus derivados crus, mesmo que seja de vaca ou cabra.

4. Evitar o contato com fezes de animais

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

Para evitar a toxoplasmose na gravidez, deve-se evitar o contato com animais, principalmente gatos de rua, pois não se sabe se o animal está ou não infectado. Além disso, o contato com animais que não são devidamente tratados aumenta não só o risco de toxoplasmose, mas também de outras infecções que podem trazer complicações para a gestante.

No caso de ter gatos em casa, deve evitar tocar na areia e nas fezes do animal e, se tiver mesmo que limpá-las, deve fazê-lo diariamente, usando luvas e pá e lavando as mãos e jogando no lixo as luvas logo depois. Também é importante alimentar os gatos apenas de carne cozida ou ração, de modo a evitar o desenvolvimento de microrganismos que podem contaminar a grávida.

Como tratar a toxoplasmose na gravidez

O tratamento para toxoplasmose durante a gravidez, normalmente, varia com a gravidade da infecção da grávida e depende da idade gestacional, sendo necessário fazer um exame de sangue para confirmar a doença, que normalmente, não causa sintomas na grávida mas que pode ser muito perigosa para o bebê, podendo levar a aborto ou o bebê nascer com problemas como atraso mental, hidrocefalia ou cegueira. Veja mais sobre a toxoplasmose na gravidez.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem