Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Trombose por anticoncepcional: 6 sinais que deve ficar atenta

Maio 2020

O uso de anticoncepcional pode aumentar as chances de desenvolver uma trombose venosa, que é a formação de um coágulo dentro de uma veia, obstruindo parcial ou totalmente o fluxo de sangue.

Qualquer contraceptivo hormonal, seja em forma de pílula, injeções, implantes ou adesivos, podem ter este efeito colateral pois contêm uma associação dos hormônios estrogênio e progesterona, que ao impedirem a gravidez, também acabam interferindo nos mecanismo de coagulação do sangue, facilitando a formação de coágulos.

Entretanto, deve-se lembrar que o risco de trombose continua sendo muito baixo, e é bem mais provável que aconteça por outras causas, como tabagismo, doenças que alteram a coagulação ou após um período de imobilização, devido a uma cirurgia ou uma viagem longa, por exemplo.

Trombose por anticoncepcional: 6 sinais que deve ficar atenta

6 principais sintomas de trombose

A forma de trombose mais comum de surgir em mulheres que usam o anticoncepcional é a trombose venosa profunda, que acontece nas pernas, e que geralmente provoca sintomas como:

  1. Inchaço em somente uma das pernas;
  2. Vermelhidão da perna afetada;
  3. Veias dilatadas na perna;
  4. Aumento da temperatura local;
  5. Dor ou sensação de peso;
  6. Espessamento da pele.

Outras formas de trombose, que são mais raras e mais graves, incluem a embolia pulmonar, que provoca intensa falta de ar, respiração acelerada e dor no tórax, ou a trombose cerebral, que provoca sintomas semelhantes aos do AVC, com perda de força em um dos lados do corpo e dificuldade para falar.

Saiba mais detalhes sobre cada tipo de trombose e seus sintomas

O que fazer em caso de suspeita

Quando se suspeita de trombose, deve-se ir imediatamente para o hospital. O médico poderá solicitar exames, como ultrassom, doppler, tomografia e exames de sangue. Entretanto, não existe um exame que confirma que a trombose venosa foi provocada pelo uso do anticoncepcional, por isso, confirma-se essa suspeita quando outras causas mais prováveis para a trombose não foram encontradas, como uma viagem prolongada, após uma cirurgia, tabagismo ou doenças da coagulação, por exemplo. 

Que anticoncepcionais podem causar trombose

O risco de desenvolver trombose é proporcional aos valores do hormônio estrogênio da fórmula, portanto, os anticoncepcionais com mais de 50 mcg de estradiol são os que apresentam maior chance de desenvolver este tipo de efeito, sendo recomendado utilizar, sempre que possível, aqueles que contém de 20 a 30 mcg desta substância. 

Veja outros efeitos colaterais comuns da pílula anticoncepcional e o que fazer.

Quem não deve usar anticoncepcional

Apesar do aumento das possibilidades, as chances de desenvolver uma trombose pelo uso de anticoncepcional continua pequeno, a não ser que a mulher tenha outros fatores de risco, que combinados com o uso da pílula, podem deixar este risco elevado.

As situações que aumentam o risco de trombose, devendo-se evitar o uso de anticoncepcionais, são:

  • Tabagismo;
  • Idade maior que 35 anos;
  • História de trombose na família;
  • Enxaqueca frequente;
  • Obesidade;
  • Diabetes.

Por isso, sempre que mulher for iniciar o uso de um anticoncepcional, é recomendado passar por uma avaliação pelo ginecologista antes, que poderá fazer a avaliação clínica, exame físico, e solicitar exames para dificultar a possibilidade de complicações. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem