Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anticoncepcional causa trombose?

O uso de anticoncepcionais pode aumentar as chances de desenvolver uma trombose venosa, que é a formação de coágulo dentro de uma veia, obstruindo parcial ou totalmente do fluxo de sangue.

Entretanto, deve-se lembrar que o risco de trombose continua pequeno, e é bem mais provável que aconteça por outras causas, como tabagismo, doenças que alteram coagulação ou após um período de imobilização, devido a uma cirurgia ou uma viagem longa, por exemplo. 

Qualquer contraceptivo hormonal, seja em forma de pílula, injeções, implantes ou adesivos, causam este efeito pois contém a associação de hormônios estrogênio e progesterona, que ao impedirem a gravidez, também acabam por interferir nos mecanismo de coagulação, tornando-a mais fácil. 

Quais anticoncepcionais podem causar trombose

O risco de desenvolver trombose é proporcional aos valores do hormônio estrogênio da fórmula, portanto, os anticoncepcionais com mais de 50 mcg de estradiol são os que causam maior chance de desenvolver este tipo de alteração, sendo recomendado utilizar aqueles que contém de 20 a 30 mcg desta substância. 

Entenda outros principais efeitos colaterais da a pílula anticoncepcional e como acontecem.

Anticoncepcional causa trombose?

Sintomas de trombose causada por anticoncepcional

A forma de trombose mais comum é a trombose venosa superficial ou profunda dos membros inferiores, que pode causar sintomas como:

  • Inchaço de somente uma das pernas;
  • Vermelhidão da perna afetada;
  • Veias dilatadas na perna;
  • Aumento da temperatura local;
  • Dor ou sensação de peso no local;
  • Espessamento da pele.

Outras formas de trombose, que são mais raras e mais graves, incluem a embolia pulmonar, que provoca falta de ar, respiração acelerada e dor no tórax, ou a trombose cerebral, que provoca sintomas semelhantes aos do AVC. Saiba mais detalhes sobre cada tipo de trombose e seus riscos

O que fazer em caso de suspeita

Quando se suspeita de trombose, deve-se ir imediatamente para o hospital. O médico poderá solicitar exames, como ultrassom, doppler, tomografia e exames de sangue. Entretanto, não existe um exame que confirma que a trombose venosa foi provocada pelo uso do anticoncepcional, por isso, confirma-se essa suspeita quando outras causas mais prováveis para a trombose não foram encontradas, como uma viagem prolongada, após uma cirurgia, tabagismo ou doenças da coagulação, por exemplo. 

Anticoncepcional causa trombose?

Por que o anticoncepcional pode causar trombose

O uso de anticoncepcionais orais aumenta o risco em 3 a 6 vezes de desenvolver uma trombose venosa, entretanto, é importante ter em mente que este risco ainda é baixo, pois numa gravidez, por exemplo, esse risco é cerca de 200 vezes maior. Provavelmente, este risco é elevado devido a sua capacidade de provocar o aumento dos níveis de fatores coagulantes e redução dos fatores anticoagulantes do sangue. 

Entretanto, é importante ter em mente que os benefícios do uso do anticoncepcional ainda superam os seus benefícios, pois além de prevenir contra uma gravidez indesejada, este medicamento também pode prevenir o surgimento de acne, reduzir a TPM e as cólicas menstruais, regular o ciclo menstrual, além de diminuir os riscos de câncer de mama e do ovário. 

Quem não deve usar anticoncepcional

Apesar do aumento das possibilidades, as chances de desenvolver uma trombose pelo uso de anticoncepcional continua pequeno, a não ser que a mulher tenha outros fatores de risco, que combinados com o uso da pílula, podem deixar este risco elevado.

As situações que aumentam o risco de trombose, devendo-se evitar o uso de anticoncepcionais, são:

  • Tabagismo;
  • Idade maior que 35 anos;
  • História de trombose na família;
  • Enxaqueca frequente;
  • Obesidade;
  • Diabetes.

Por isso, sempre que mulher for iniciar o uso de um anticoncepcional, é recomendado passar por uma avaliação pelo ginecologista antes, que poderá fazer a avaliação clínica, exame físico, e solicitar exames para dificultar a possibilidade de complicações. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...