Triderm: para que serve e como usar

Atualizado em agosto 2020

O triderm é uma pomada dermatológica constituída por Fluocinolona acetonida, Hidroquinona e Tretinoína, que é indicado para o tratamento de manchas escuras na pele causadas por alterações hormonais ou exposição ao sol. 

É importante usar o triderm de acordo com a orientação do dermatologista, sendo normalmente indicado que a pomada seja aplicada à noite, antes de dormir. Além disso, é recomendado evitar a exposição ao sol e métodos contraceptivos hormonais, pois diminuem a eficácia do tratamento. Se isso não for possível deve-se usar sempre protetor solar para cobrir a área tratada, porque isso aumenta a eficácia do tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O triderm é indicado pelo dermatologista no tratamento de curta duração de manchas escuras que surgem na pele do rosto, principalmente nas bochechas e na testa, que surgem devido às alterações hormonais ou como consequência da exposição ao sol.

Como usar

A pomada deve ser usada de acordo com a orientação do dermatologista, sendo normalmente indicado que seja aplicada uma pequena quantidade de pomada diretamente na mancha a ser tratada. É recomendado que essa pomada seja aplicada a noite, pois dessa forma é possível evitar que a pele com a pomada entre em contato com sol e haja reação, levando à formação de outras manchas.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais de Triderm incluem vermelhidão leve ou moderada, descamação, ardência, ressecamento na pele, coceira, alteração da cor da pele, estrias, problemas de suor, manchas escuras na pele, sensação de picada, aumento da sensibilidade da pele, erupções na pele como espinhas, vesículas ou bolhas, vasos sanguíneos visíveis na pele.

Contraindicações

O uso de Triderm está contraindicado para pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, além de também não ser indicado para pessoas com menos de 18 anos, grávidas e mulheres que estejam amamentando.