Vitanol A: para que serve, como usar e possíveis efeitos colaterais

Vitanol-A é uma pomada que contém tretinoína na sua composição com ação anti-inflamatória e que diminui a descamação da pele, além de aumentar a hidratação e atenuar manchas, sendo indicada para o tratamento das linhas de expressão, manchas na pele do rosto ou pele áspera provocada pelo envelhecimento da pele pelo sol. Além disso, também essa pomada é indicada para o tratamento da acne leve ou de grau I, com presença de cravos ou espinhas com pus, por exemplo.

A pomada Vitanol-A pode ser comprada em farmácias ou drogarias, com receita médica, na forma de creme em diferentes doses, como Vitanol-A creme 0,025%, 0,05% ou 0,1%, e deve ser usada com indicação e orientação do dermatologista.

Vitanol A: para que serve, como usar e possíveis efeitos colaterais

Para que serve

A pomada Vitanol-A está indicada para o tratamento de:

  • Linhas de expressão;
  • Manchas na pele;
  • Pele do rosto áspera;
  • Acne leve ou de grau I.

Esta pomada é indicada apenas para uso tópico em adultos e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.

Como usar

A pomada Vitanol-A deve ser usada sobre a pele do rosto limpo e seco, aplicada à noite, de preferência antes de dormir.

Deve-se aplicada uma fina camada de produto, massageando levemente em círculos para facilitar a absorção. Pela manhã, é indicado lavar suavemente as regiões onde foi aplicado o medicamento, secando em seguida com uma toalha limpa e seca, sem esfregar.

Durante o tratamento com Vitanol-A pomada deve-se evitar a exposição prolongada ao sol, sendo recomendado o uso de protetor solar durante o dia, mesmo em dias nublados, para evitar queimadura solar, pois a pele fica mais sensível ao sol durante o tratamento.

A duração do tratamento com Vitanol-A deve ser orientada pelo dermatologista.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Vitanol-A incluem coceira, ressecamento, queimação, aumento da sensibilidade da pele ou sensação de picadas na pele.

Além disso, durante as primeiras semanas de tratamento, a pomada Vitanol-A pode causar vermelhidão ou descamação da pele.

Quem não deve usar

A pomada Vitanol-A não deve ser usada por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com pele sensível, inflamada, queimada, com cortes ou feridas, com problemas de pele como eczema ou psoríase.

Além disso, Vitanol-A não deve ser usado por pessoas com alergia à tretinoína ou a algum outro componente da fórmula.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • GSK. Vitanol® creme - Modelo de texto de bula – Profissional de saúde/Paciente. 2019. Disponível em: <https://br.gsk.com/media/6224/l1269_vitanol-a_crem_gds05_ipi01.pdf>. Acesso em 17 Ago 2021
  • BALDWIN, H. E.; et al. 40 years of topical tretinoin use in review. J Drugs Dermatol. 12. 6; 638-42, 2013
  • VERALDI, S.; et al. Are topical retinoids teratogenic?. G Ital Dermatol Venereol. 151. 6; 700-705, 2016
Mais sobre este assunto: