Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é e como tratar o Melasma - Manchas escuras no rosto

O melasma é um problema de pele comum que causa o surgimento de manchas escuras no rosto, especialmente no nariz, bochechas, testa, queixo e nos lábios. No entanto, como o melasma é provocado pela exposição ao sol, também pode aparecer em outros locais, como braços ou pescoço, por exemplo.

Geralmente, o melasma é mais frequente nas mulheres, principalmente durante a gravidez, chamando-se cloasma, ou quando se utiliza pílula anticoncepcional, devido às alterações hormonais.

O melasma tem cura através do uso de cremes que clareiam a pele, no entanto, as manchas podem não desaparecer completamente ou voltar a surgir, caso não se utilize o protetor solar todos os dias.

Fotos do melasma

Saiba o que é e como tratar o Melasma - Manchas escuras no rosto
Saiba o que é e como tratar o Melasma - Manchas escuras no rosto
Saiba o que é e como tratar o Melasma - Manchas escuras no rosto

Tratamento para melasma

O tratamento para melasma deve ser orientado por um dermatologista e, normalmente, inclui:

  • Cremes que clareiam a pele: remédios com Hidroquinona ou Tretinoína, como Vitacid ou Triluma, que, aplicados todos os dias sobre a mancha, ajudam a clarear a mancha do melasma;
  • Peeling químico: aplicação de ácido glicólico no consultório para remover uma camada de pele, clareando a mancha;
  • Dermoabrasão: é utilizado um disco abrasivo sobre a pele que remove camadas da pele mecanicamente, clareando a mancha.

​​Além disso, é importante utilizar o protetor solar diariamente e renovar antes de sair para almoçar ou sempre que se estiver mais de 2 horas exposto à luz solar.

Tratamento natural para melasma

Um bom tratamento natural para melasma é fazer uma esfoliação caseira com mel e açúcar cristal ou mel e fubá, de 3 em 3 dias, durante 1 mês. Caso a mancha do melasma não esteja mais clara no final desse tempo, deve-se consultar o dermatologista para iniciar o tratamento adequado.

Veja como preparar um esfoliante caseiro.

O protetor solar, embora não seja um produto natural, deve ser utilizado diariamente para complementar este tipo de tratamento, especialmente para prevenir o surgimento de novas manchas.

Além da exposição ao sol, as manchas escuras no rosto podem ser causadas por uso de celular e computador.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...