Suavicid: para que serve e como usar a pomada

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
dezembro 2021

O Suavicid é uma pomada que possui em sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, que são substâncias que ajudam a promover o clareamento de manchas escuras na pele.

Dessa forma, essa pomada é normalmente indicada pelo dermatologista para tratar o melasma, que é uma alteração na pele caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras nas bochechas, nariz, testa e queixo, por exemplo, que pode ser devido à exposição excessiva ao sol, uso de anticoncepcionais, gravidez ou alterações vasculares, por exemplo. Conheça mais sobre o melasma.

A pomada Suavicid deve ser usada de acordo com a orientação do médico e pode ser encontrado em farmácias na forma de bisnaga com cerca de 15 g de produto.

Para que serve

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

Como usar

O uso da pomada Suavicid deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista. É indicado que antes de aplicar a pomada, o rosto seja lavado com água e sabão apropriado para o rosto e, depois, enxugado com uma toalha macia.

A aplicação da pomada deve ser feita cerca de 30 minutos antes de dormir e deve ser usada uma pequena quantidade, mais ou menos do tamanho de uma ervilha. A pomada deve ser devidamente espalhada no local da mancha e 0,5 cm ao redor do local, pois assim é possível garantir melhores resultados. A pomada deve ser espalhada suavemente até não seja mais possível visualizar, caso o local continue branco, é sinal de que houve a aplicação de quantidade acima da recomendada.

Esta pomada não deve ser aplicada nos olhos, na boca, no canto do nariz ou na pele com feridas.

É importante evitar a exposição excessiva a luz solar durante o tratamento, pois pode escurecer as manchas. Assim, caso seja necessário expor-se ao sol, é recomendado que seja utilizado protetor solar com o filtro de proteção solar recomendado pelo dermatologista, além de chapéu e roupas protetoras, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso desta pomada incluem vermelhidão, descamação, inchaço, ardor, ressecamento, coceira, aumento da sensibilidade da pele, acne, ou vasos sanguíneos visíveis, no local de aplicação.

Na presença de qualquer efeito colateral associado ao uso da pomada Suavicid, é recomendado suspender o uso dessa pomada e consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação da pele e seja indicado o melhor tratamento para promover a recuperação da pele e, em seguida, para promover o clareamento do melasma.

Além disso, a pomada Suavicid pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar problemas respiratórios ou ataques graves de asma.

Quem não deve usar

A pomada Suavicid não deve ser usada por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou em fase de amamentação.

Essa pomada também não deve ser usada por pessoas que possuem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, a pomada Suavicid não deve ser aplicada nos olhos, na boca, no canto do nariz ou na pele com feridas.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Suavicid. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/SUAVICID.pdf>. Acesso em 30 nov 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.