Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Tricoepitelioma e como é feito o tratamento

O tricoepitelioma, também conhecido como adenoma sebáceo tipo Balzer, é um tumor cutâneo benigno derivado dos folículos pilosos, que leva ao surgimento de pequenas bolinhas duras que podem surgir como uma lesão única ou tumores múltiplos, sendo mais frequentes na pele do rosto, podendo também surgir no couro cabeludo, pescoço e no tronco, aumentando em quantidade ao longo da vida.

Esta doença​ não tem cura, mas as lesões podem ser disfarçadas com a realização de uma cirurgia laser ou dermo-brasão. No entanto, é comum que voltem a surgir ao longo do tempo, sendo necessário repetir o tratamento.

O que é o Tricoepitelioma e como é feito o tratamento

Possíveis causas

Pensa-se que o tricoepitelioma ocorra devido a mutações genéticas nos cromossomos 9 e 16 durante a gestação, mas, geralmente, desenvolve-se durante a infância e a adolescência.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tricoepitelioma deve ser orientado por um dermatologista. Geralmente, é realizado com cirurgia laser, dermo-abrasão ou eletrocoagulação para reduzir o tamanho das bolinhas e melhorar o aspeto da pele.

Porém, os tumores podem voltar a crescer e, por isso, pode ser necessário voltar a repetir os tratamentos regularmente, para eliminar as bolinhas da pele.

Embora seja raro, nos casos em que existe suspeita de tricoepitelioma maligno, o médico pode fazer uma biópsia dos tumores removidos na cirurgia para avaliar a necessidade de fazer outros tratamento mais agressivos, como radioterapia, por exemplo.


Bibliografia

  • SUGANO, Débora Mayumi et. al.. Tricoepitelioma palpebral - Relato de 2 casos. Arq Bras Oftalmol. . 68. 1; 136-139, 2005
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem