7 tratamentos para lúpus (medicamentos, protetor solar e mais)

Alguns tratamentos para lúpus, que podem ser indicados pelo médico, incluem o uso de medicamentos, a prática regular de exercícios físicos, o uso de protetor solar e a psicoterapia.

O lúpus é uma doença autoimune onde as células de defesa atacam as células saudáveis do corpo, provocando inflamação em várias partes do corpo, como articulações, pele, rins, medula óssea, coração, pulmões, olhos e cérebro.

O lúpus não tem cura, no entanto, os tratamentos ajudam a aliviar os sintomas, melhoram a qualidade de vida da pessoa e diminuem o risco de condições como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Leia também: Lúpus tem cura? 8 formas de controlar os sintomas tuasaude.com/lupus-tem-cura
Imagem ilustrativa número 1

Principais tratamentos

Os principais tratamentos para lúpus são:

1. Medicamentos para lúpus

Os medicamentos para lúpus que podem ser prescritos pelo médico são:

  • Corticoides, como prednisona e metilprednisolona., para combater as inflamações;
  • Anti-inflamatórios não-esteroides, como naproxeno e ibuprofeno, para aliviar a febre e a dor ou inchaço nas articulações;
  • Antimaláricos, como cloroquina e hidroxicloroquina, para melhorar os sintomas e reduzir a chance de novos sintomas, de sequelas e complicações;
  • Imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida, rituximabe, ciclosporina, tacrolimus e metotrexato;
  • Imunomoduladores, como talidomida, para pessoas com lesões cutâneas resistentes aos tratamentos;
  • Retinoides, como acitretina e isotretinoína, que podem ser indicados para tratar o lúpus eritematoso cutâneo, pois inibem a produção de citocinas pró-inflamatórias.

Em casos de lesões na pele, o médico também pode recomendar o uso de pomadas e cremes contendo corticoides, como clobetasol, e/ ou com inibidores tópicos da calcineurina, como tacrolimo 0,03% ou 0,1% e pimecrolimo 1%.

2. Protetor solar

O uso de protetor solar, com reaplicações regulares, é fundamental no tratamento do lúpus, para evitar o surgimento de lesões na pele. Veja como usar o protetor solar.

É fundamental também usar protetores físicos, como roupas com mangas longas e gola alta, e chapéu, de preferência com tecnologia para proteção aos raios ultravioletas.

Além disso, é recomendado também evitar a exposição direta ao sol e à lâmpadas fluorescentes ou halógenas.

3. Prática regular de exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos, pelo menos 3 vezes por semana, incluindo atividades aeróbicas e de força, é fundamental e deve ser feita conforme a orientação do médico.

Isso porque os exercícios melhoram a qualidade da vida, ajudam a diminuir a fadiga, a controlar a pressão arterial e a reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Além disso, os exercícios também ajudam na manutenção ou perda de peso, a manter ou ganhar massa muscular e óssea.

No entanto, é recomendado evitar os exercícios quando a doença está ativa e afeta o corpo como um todo.

4. Dieta

A dieta para lúpus deve ser orientada pelo nutricionista e tem o objetivo de prevenir ou controlar condições como osteoporose, obesidade, diabetes, pressão alta e dislipidemia.

Por isso, de um modo geral é recomendado evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar e bebidas alcoólicas. Diminuir a ingestão de sal também é indicado em casos de pessoas com pressão alta ou problemas nos rins.

Leia também: Dieta para lúpus: o que comer e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-lupus

5. Mudança de hábitos

Algumas mudanças de hábitos recomendadas no tratamento do lúpus incluem não fumar, ter boas noites de sono, manter o peso corporal adequado e ter uma higiene pessoal rigorosa.

Diminuir o estresse, por meio de práticas de meditação ou respiração profunda, leitura e atividades de lazer, por exemplo, também é fundamental.

6. Psicoterapia

Sessões de psicoterapia podem ser recomendadas pelo médico durante o tratamento do lúpus, para ajudar a pessoa a lidar com estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.

Leia também: Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/o-que-e-psicoterapia

7. Acompanhamento médico regular

O acompanhamento médico regular, por meio de consultas com o reumatologista, o dermatologista e o cardiologista, por exemplo, é importante no tratamento adequado e no controle do lúpus.

Quanto tempo dura o tratamento?

Por ser uma doença crônica, não existe um tempo certo de duração do tratamento do lúpus.

No entanto, as dosagens dos remédios podem ser reduzidas pelo médico, conforme os sintomas apresentados pela pessoa melhoram.

Leia também: 15 principais sintomas de lúpus (com teste online) tuasaude.com/sintomas-do-lupus

Vídeos relacionados

ALIMENTAÇÃO PARA LÚPUS

06:02 | 230.913 visualizações

LÚPUS: o que é, sintomas e tratamento

05:02 | 49.277 visualizações