Como tratar obstrução nas trompas para engravidar

maio 2016

A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural. Esse problema pode ocorrer em apenas uma trompa ou nas duas, quando é chamada de obstrução bilateral, e em geral não provoca sintomas, fazendo com que o problema só seja identificado quando a mulher não consegue engravidar.

No entanto, quando a obstrução não pode ser resolvida por meio de cirurgia, a mulher pode usar outras alternativas para engravidar, como:

  • Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma trompa é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável;
  • Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram, pois o embrião é formado em laboratório e depois implantado no útero da mulher. Veja mais detalhes sobre o procedimento de Fertilização in vitro.

Além de reduzir as chances de engravidar, a obstrução nas trompas também pode causar gravidez ectópica, que quando não tratada pode levar ao rompimento das trompas e risco de morte para a mulher.

Obstrução das trompas bilateral
Obstrução das trompas bilateral
Infertilidade causada pela obstrução das trompas
Infertilidade causada pela obstrução das trompas

Diagnóstico da obstrução das trompas

O diagnóstico da obstrução das trompas pode ser feito através de um exame chamado histerossalpingografia, no qual o ginecologista consegue analisar as trompas por meio de um aparelho colocado na vagina da mulher. Veja detalhes sobre como o exame é realizado em: Histerossalpingografia.

Outra maneira de diagnosticar a obstrução das trompas é através de laparoscopia, que é um procedimento em que o médico consegue ver as trompas através de um pequeno corte que é feito na barriga, identificando a presença de obstrução ou outros problemas. Veja como esse procedimento é feito em: Videolaparoscopia.

Causas da obstrução das trompas

A obstrução das trompas pode ser causada por:

  • Aborto, principalmente sem assistência médica;
  • Endometriose;
  • Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
  • Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
  • Apendicite com rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
  • Gravidez tubária prévia;
  • Cirurgias ginecológicas ou abdominais.

A gravidez tubária e cirurgias abdominais ou na região do útero podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas e impedem a passagem do óvulo, impedindo a gravidez.

Assim, é comum que a obstrução tubária ocorra devido a outros problemas ginecológicos como a Endometriose, e por isso é importante ir ao ginecologista uma vez por ano e usar camisinha para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar obstrução nas trompas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2016.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.