Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Histerossalpingografia: O que é, Como é feito e Preparo para o Exame

A Histerossalpingografia é um exame ginecológico realizado com o objetivo de avaliar o útero e as trompas uterinas e, assim, identificar qualquer tipo de alteração. Além disso, esse exame pode ser realizado com o objetivo de investigas as causas de infertilidade de um casal, por exemplo, bem como a presença de alguns problemas ginecológicos, como malformações, miomas ou tubas obstruídas, por exemplo.

A Histerossalpingografia corresponde a um exame de raio-X realizado com contraste que pode ser feito no próprio consultório médico após marcação. A realização do exame de Histerossalpingografia não dói, no entanto durante o exame a mulher pode sentir um leve desconforto, podendo ser indicado pelo médico o uso de algum medicamento analgésico ou anti-inflamatório para usar antes e depois do exame.

Histerossalpingografia: O que é, Como é feito e Preparo para o Exame

Como é feita a Histerossalpingografia

A Histerossalpingografia é um exame simples que normalmente é feito no consultório do ginecologista, podendo ser marcada pelo SUS gratuitamente. Esse exame não dói, mas é possível que a mulher sinta um pequeno desconforto durante a realização do exame.

Para realizar o exame, a mulher deve ficar em posição ginecológica, semelhante à posição para o exame de Papanicolau, e o médico injeta, com o auxílio de um cateter, o contraste, que é um líquido. Após aplicação do contraste, o médico realiza vários raio-X como o objetivo de observar o percurso que o contraste faz por dentro do útero e em direção às tubas uterinas.

As imagens obtidas pelo raio-X permitem que seja observada, de forma detalhada, a morfologia dos órgãos reprodutores femininos, sendo possível identificar as possíveis causas da infertilidade da mulher, por exemplo, ou identificar qualquer outro tipo de alteração.

Confira outros exames que podem ser indicados pelo ginecologista.

Preço da Histerossalpingografia

O preço da histerossalpingografia é de cerca de 500 reais, podendo variar de acordo com o plano de saúde da mulher e a clínica selecionada, por exemplo.

Como se preparar para o exame

Normalmente o exame é realizado antes da ovulação, cerca de 1 semana após o início do ciclo menstrual, para garantir que a mulher não está grávida, uma vez que esse exame é contraindicado em casos de gravidez. Além disso, outros cuidados de preparo incluem:

  • Tomar o laxante prescrito pelo médico na noite anterior ao exame, para evitar que as fezes o os gases impeçam a visualização das estruturas ginecológicas;
  • Tomar o analgésico ou antiespasmódico, receitado pelo médico, cerca de 15 minutos antes do exame, já que o exame pode ser um pouco desconfortável;
  • Informar o ginecologista se existir a possibilidade de estar grávida;
  • Informar o médico caso exista uma doença inflamatória pélvica ou doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorreia.

A histerossalpingografia na gravidez não deve ser feita, pois o contraste injetado no útero e o raio X podem provocar malformações no feto.

Resultados da Histerossalpingografia

Os resultados da histerossalpingografia são especialmente utilizados para ajudar o ginecologista a identificar a causa de infertilidade, no entanto, também podem ser utilizados para diagnosticar outros problemas quando a mulher apresenta resultados alterados.

Órgão examinadoResultado normalResultado alteradoPossível diagnóstico
ÚteroFormato normal que permite que o contraste se espalheÚtero deformado, com nódulos ou feridoMalformação, Mioma, Pólipos, Sinequia, Septo vaginal ou Endometriose, por exemplo
Trompas de FalópioForma normal com trompas desobstruídasTrompas com malformações, inflamadas ou com obstruçãoObstrução das trompas, Malformação, Endometriose, Hidrossalpinge ou Doença Inflamatória Pélvica, por exemplo.

A partir do resultado, o médico pode programar o tipo de tratamento ou procedimento de reprodução assistida que poderá ser aplicado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem