Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para salpingite: remédios e cuidados essenciais

O tratamento da salpingite deve ser  orientado por um ginecologista, mas normalmente, é feito com antibióticos na forma de comprimido oral, onde a pessoa faz o tratamento em casa por cerca de 14 dias, ou nos casos mais graves, intravenoso, em que a pessoa permanece internada no hospital e recebe a medicação na veia.

Já em situações onde a trompa foi muito danificada pela a infecção bacteriana, o ginecologista pode aconselhar a cirurgia para a retirada da trompa afetada, impedindo que a infecção se espalhe para o útero, ovários e outros órgãos, podendo causar complicações, como 

Não existe um tratamento natural seja por meio de chá ou remédio caseiro que possa ser eficaz para salpingite aguda, no entanto existem alguns cuidados que devem ser feitos para garantir o sucesso do durante o tratamento. Por isso deve sempre consultar um ginecologista quando apresenta coceira na região íntima, corrimento com mau cheiro e dor pélvica. Saiba quais os sintomas da inflamação nas trompas.

Tratamento para salpingite: remédios e cuidados essenciais

Dicas para o sucesso do tratamento

Para aliviar os sintomas de salpingite aguda ou curar a salpingite crônica é importante que durante o tratamento com antibiótico a mulher: 

  • Evite o contato íntimo, mesmo com camisinha;
  • Use roupa íntima de algodão para impedir o desenvolvimento de bactérias;
  • Não faça duchas vaginais e mantenha a região íntima seca, diminuindo o risco de infecção;
  • Vista roupas leves e largas, de material fino para que a pele respire.

Caso a mulher utilize anel vaginal ou DIU deve recorrer ao ginecologista para verificar se é necessário retirá-lo. Em alguns casos, o médico pode receitar o uso de analgésicos como o paracetamol ou dipirona, para aliviar a dor e a febre provocadas pela salpingite.

Além disso, o parceiro da pessoa com salpingite também deve ser avaliado pelo ginecologista, para iniciar o tratamento conjunto, caso seja necessário, a fim de evitar que o cônjuge seja contaminado novamente.  

Sinais de melhora da inflamação nas trompas 

Os sinais de melhora da inflamação nas trompas surgem cerca de 3 dias após o início do tratamento e incluem diminuição da dor, redução da quantidade do corrimento vaginal e desaparecimento do mau cheiro.

Sinais de piora da inflamação nas trompas 

Os sinais de piora da inflamação nas trompas surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada, resultando na piora da dor abdominal, surgimento de corrimento esverdeado e aumento da vontade para urinar.

Possíveis complicações

As complicações da inflamação nas trompas são pouco frequentes, no entanto, caso não seja possível combater a inflamação apenas com antibióticos, a salpingite pode provocar a obstrução das trompas, síndrome de Fitz-Hugh-Curtis, hidrossalpinge e nos casos graves, afetar o útero e os ovários podendo se espalhar para outros órgãos do sistema reprodutor ou urinário, causando uma doença chamada DIP.

Além de diminuir as chances de engravidar, pode provocar infertilidade e gravidez ectópica, e também causar a retirada das trompas em situações extremas. Veja quais os sintomas de gravidez ectópica e quais os tipos

Bibliografia >

  • REPROD SCI. Inflammation in Reproductive Disorders. 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3107847/>. Acesso em 11 Ago 2020
  • NIH. Pelvic Inflammatory Disease (PID) . 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499959/>. Acesso em 11 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem