Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Veja como é feito o tratamento para inflamação nas trompas uterinas

A salpingite, que é uma inflamação nas trompas, tem cura através do tratamento orientado por um ginecologista. O tratamento, normalmente, é iniciado com a ingestão de antibióticos, durante cerca de 14 dias. Caso o tratamento não seja realizado, a inflamação pode provocar uma ooforite que é uma inflamação que pode alcançar o ovário.

Não existe um tratamento natural ou remédio caseiro eficaz para salpingite aguda. A mulher deve consultar um ginecologista quando apresenta coceira na região íntima, corrimento com mau cheiro, dor pélvica.

Entretanto, no caso do tratamento para salpingite crônica pode ser necessário que a mulher fique internada no hospital para tomar antibióticos pela veia, entre 3 e 14 dias. Já nos casos mais graves, o ginecologista pode aconselhar a cirurgia para inflamação nas trompas que retira a trompa afetada, impedindo que a infecção se espalhe para o útero ou ovários, podendo causar infertilidade.

Útero, ovários e trompas Útero, ovários e trompas
Inflamação da trompaInflamação da trompa

Dicas para o sucesso do tratamento para inflamação nas trompas 

Para aliviar os sintomas de salpingite aguda ou curar a salpingite crônica é importante que durante o tratamento com antibiótico a mulher: 

  • Evite o contato íntimo, mesmo com camisinha;
  • Use calcinha de algodão para impedir o desenvolvimento de bactérias;
  • Não faça duchas vaginais e mantenha a região íntima seca, diminuindo o risco de infecção;
  • Vista roupas leves como saias e vestidos, permitindo que a pele respire.

Caso a mulher utilize anel vaginal ou DIU deve recorrer ao ginecologista para verificar se é necessário retirá-lo. Em alguns casos, o médico pode receitar o uso de analgésicos para aliviar a dor e a febre provocadas pela salpingite.

Além disso, o parceiro da mulher com salpingite também deve ser avaliado pelo médico para iniciar o tratamento, caso seja necessário, e evitar contaminar novamente a mulher.

Sinais de melhora da inflamação nas trompas 

Os sinais de melhora da inflamação nas trompas surgem cerca de 3 dias após o início do tratamento e incluem diminuição da dor, redução da quantidade e desaparecimento do mau cheiro do corrimento vaginal.

Sinais de piora da inflamação nas trompas 

Os sinais de piora da inflamação nas trompas  surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e podem surgir piora da dor abdominal, surgimento de corrimento esverdeado e aumento da vontade para urinar.

Complicações da inflamação nas trompas 

As complicações da inflamação nas trompas são pouco frequentes, no entanto, caso não seja possível combater a infecção apenas com antibióticos, a salpingite pode provocar obstrução das trompas, afetar o útero e os ovários e diminuir as chances de engravidar ou, até mesmo, provocar infertilidade.

Saiba quais os sinais e sintomas da inflamação nas trompas em: Sintomas de salpingite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...