Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar a parafimose

A parafimose acontece quando a pele do prepúcio fica presa e não consegue regressar à sua posição normal, comprimindo o pênis e reduzindo a quantidade de sangue que chega até à glande, o que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção ou morte progressiva dos tecidos nessa região.

Por poder levar à morte de tecidos, a parafimose é uma situação de emergência, que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital. 

O tratamento da parafimose varia de acordo com a idade e a gravidade do problema, mas normalmente o primeiro passo consiste em reduzir o inchaço do pênis com a aplicação de gelo ou remoção de sangue e pus e em casos mais graves pode ser necessário realizar uma circuncisão.

O que é e como tratar a parafimose

Quais os sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de parafimose incluem inchaço na ponta do pênis, dor intensa no local e alteração da cor da ponta do pênis, que pode estar muito vermelha ou azulada.

Como é feito o tratamento

Por poder levar à morte de tecidos, a parafimose é uma situação de emergência, que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital. No caminho para o hospital, pode-se aplicar compressas geladas no local, para reduzir a dor e o inchaço.

O tratamento para parafimose varia de acordo com a idade e a gravidade do problema, mas normalmente o primeiro passo consiste em reduzir o inchaço do pênis com a aplicação de gelo ou remoção de sangue e pus com seringa e agulha.

Após a redução do inchaço, a pele é recolocada na sua posição normal de forma manual, geralmente sob efeito de anestesia, pois pode ser um processo muito doloroso.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar uma circuncisão de emergência, onde a pele do prepúcio é completamente removida através de cirurgia para liberar o pênis e evitar que o problema volte a acontecer.

Qual a diferença entre parafimose e fimose

A fimose consiste numa incapacidade ou maior dificuldade em expor a glande, porque o prepúcio, que é a pele que a recobre, não tem abertura suficiente. Já a parafimose é uma complicação que é causada pela fimose, quando a pessoa não consegue recobrir a glande, levando ao aparecimento de sintomas como dor intensa, inchaço e aparecimento de uma tonalidade azulada no pênis.

Entenda melhor o que é a fimose e quais as formas de tratamento.

Possíveis causas da parafimose

A parafimose acontece mais frequentemente em homens com fimose, com história prévia de infecção no órgão genital, traumatismo direto durante o contato íntimo, implantação de piercing ou em idosos com sonda vesical. Eventualmente, a parafimose pode surgir após uma relação sexual, quando não é feita a higiene adequada do órgão e o prepúcio não volta ao local correto após flacidez. 

A parafimose também pode surgir em meninos com fimose fisiológica, quando os pais tentam reduzir a fimose de forma incorreta, por exemplo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar