A parafimose acontece quando o prepúcio fica preso e não consegue regressar à sua posição normal, podendo levar ao desenvolvimento de uma infecção ou necrose progressiva dos tecidos nessa região.
Por poder levar à morte de tecidos, a parafimose é uma situação de emergência, que deve ser tratada o mais rápido possível.
O tratamento básico da parafimose é conseguir recobrir a cabeça do pênis pelo prepúcio, podendo ser necessário o uso de gel lubrificante e anestésico ou até mesmo anestésico local injetável.

Principais sintomas
Os sinais e sintomas mais clássicos de parafimose incluem:
- Inchaço na ponta do pênis;
- Dor intensa;
- Alteração da cor da ponta do pênis, que pode estar muito vermelha ou azulada;
- Inchaço e vermelhidão do prepúcio.
Normalmente, a parafimose acontece em crianças ou adolescentes até aos 16 anos, sendo mais rara em adultos.
Diferença entre parafimose e fimose
Embora sejam termos semelhantes, "parafimose" e "fimose" definem situações diferentes. A fimose consiste numa incapacidade, ou maior dificuldade, em expor a glande, porque o prepúcio, que é a pele que a recobre, não tem abertura suficiente. Entenda melhor o que é a fimose, como identificar e formas de tratamento.
Já a parafimose é uma complicação que pode ser causada pela fimose, e que acontece quando o prepúcio não regressa à sua posição normal após ser puxado, por exemplo, acabando por comprimir a cabeça do pênis.
Possíveis causas da parafimose
A parafimose acontece mais frequentemente em meninos que têm fimose ou em adolescentes e adultos com história prévia de infecção no órgão genital, traumatismo direto, implantação de piercing ou em idosos com sonda vesical.
Eventualmente, a parafimose pode surgir após uma relação sexual, quando não é feita a higiene adequada do órgão e o prepúcio não volta ao local correto após flacidez.
Como é feito o tratamento
Por poder levar à necrose/ morte de tecidos da glande, a parafimose é uma situação de emergência, que deve ser tratada o mais rápido possível. No caminho para o atendimento médico urológico, pode-se aplicar compressas geladas no local, para reduzir a dor e o inchaço.
O tratamento para parafimose varia de acordo com a idade e a gravidade do problema, mas normalmente o primeiro passo consiste em reduzir o inchaço do pênis com a aplicação de gelo e conseguir recobrir a glande pelo prepúcio.
Após a redução do inchaço, a pele é recolocada na sua posição normal de forma manual, geralmente sob efeito de anestesia, pois pode ser um processo muito doloroso.
Nos casos mais graves, o urologista pode indicar uma circuncisão de emergência, onde a pele do prepúcio é completamente removida através de cirurgia para liberar o pênis e evitar que o problema volte a acontecer.