Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para Neurofibromatose

A neurofibromatose não tem cura, por isso é recomendado o acompanhamento do paciente e realização de exames anuais para que seja avaliada a progressão da doença e risco de complicações.

Em alguns casos, a neurofibromatose pode ser tratada por meio de cirurgia para remover os tumores, no entanto a cirurgia não impede que as lesões voltem a acontecer. Saiba reconhecer os sintomas de neurofibromatose.

Como é feito o tratamento para Neurofibromatose

Como é feito o tratamento

O tratamento para neurofibromatose é indicado quando os tumores crescem muito rápido ou quando provocam alterações estéticas. Assim, pode ser indicado pelo médico a realização de cirurgia para remover os tumores que estiverem provocando pressão sobre os órgãos ou a realização de radioterapia com o objetivo de diminuir o volume dos tumores.

Apesar do tratamento cirúrgico promover a retirada das lesões, não impede o aparecimento de novos tumores, dessa forma, a neurofibromatose não tem cura e, por isso, não possui tratamento específico.

Se o paciente apresentar outros sintomas, como problemas no desenvolvimento ou crescimento, dificuldades no equilíbrio ou problemas nos ossos, por exemplo, é importante ser acompanhado por profissionais especializados, como um fisioterapeuta, osteopata, terapeuta da fala ou psicólogo.

Nos casos mais graves, em que surgem tumores malignos e o paciente desenvolve câncer, pode ser necessário fazer cirurgia para retirada do tumor e radioterapia ou quimioterapia após a cirurgia, para reduzir o risco do câncer voltar.

Como controlar a neurofibromatose

Como não há tratamento específico para a neurofibromatose, é recomendado que a pessoa faça exames anualmente para verificar se a doença está controlada ou se há complicações. Assim, é recomendado que seja realizado exame de pele, um teste de visão, um exame da parte óssea, um exame para avaliar o desenvolvimento e as capacidades como leitura, escrita ou compreensão.

Dessa forma, o médico avalia a progressão da doença e orienta o paciente da melhor forma possível.

O aconselhamento genético é importante para quem quer ter filhos, pois é muito comum herança genética de pais para filhos. Entenda o que é e como é feito o aconselhamento genético.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem