Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Líquen Plano

O tratamento para líquen plano pode ser feito em casa com o uso de remédios anti-histamínicos, como Hidroxizina ou Desloratadina, receitados pelo dermatologista, que ajudam a aliviar a coceira provocada pelas lesões da pele.

O líquen plano não é contagioso e não tem cura, sendo que o tratamento ajuda apenas a aliviar os sintomas e, por isso, pode variar de acordo com as regiões afetadas e os sintomas manifestados por cada paciente.

Outros tratamentos utilizados para líquen plano ungueal, cutâneo, capilar ou genital incluem:

  • Pomadas/cremes para líquen plano, como Clobetasol, que ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço da doença, devendo ser aplicadas apenas nas manchas de pele com cor vermelha ou roxa, 2 vezes por dia;
  • Injeções de corticóides nas lesões do líquen plano, ajudando na sua cicatrização;
  • Uso de ácido retinóico, também conhecido como Tretinoína, que é uma forma de vitamina A e que ajuda a reduzir a inflamação de problemas de pele;
  • Fototerapia, utiliza raios ultravioleta, aplicados 2 a 3 vezes por semana, que penetram as camadas de pele e estimulam o sistema imune a combater a doença.

Já o tratamento para líquen plano na boca pode ser feito com enxaguantes bucais antissépticos sem álcool, como o Colgate PerioGard ou os da Sensodyne, que devem ser receitados pelo dentista.

Em alguns casos, o líquen plano também pode ser causado por Hepatite C ou uso excessivo de remédios anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, por exemplo, sendo necessário eliminar a causa para conseguir tratar a doença.

O tratamento para líquen plano pode durar desde alguns meses até vários anos, uma vez que o paciente pode apresentar episódios recorrentes da doença, até que o organismo seja capaz de a eliminar.

Tratamento caseiro para líquen plano

O tratamento caseiro para líquen plano deve incluir alguns cuidados como:

  • Aplicar um creme hidratante na pele afetada, pelo menos 2 vezes por dia;
  • Aplicar compressas geladas sobre as áreas inchadas ou que coçam;
  • Evitar comer alimentos picantes, ácidos ou duros, como pão, no caso de líquen plano na boca.

No caso de líquen plano genital, o tratamento caseiro também deve incluir o uso de vaselina antes e após urinar, para manter a região hidratada e evitar queimação.

Sinais de melhora do líquen plano

Os sinais de melhora do líquen plano incluem o desaparecimento da coceira e da dor. Porém, após alguns meses de tratamento as lesões também podem desaparecer ou dar lugar a manchas mais claras na pele.

Sinais de piora do líquen plano

O principal sintoma de piora do líquen plano é o aumento da dor nas lesões provocadas pela doença.

Complicações do líquen plano

Quando o tratamento para líquen plano não é feito de forma adequada ou os sintomas demoram muitos anos para desaparecer, podem surgir complicações graves, que incluem úlceras orais ou câncer de pele, na boca ou região íntima.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...