Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Gases

O tratamento para gases pode ser feito através de mudanças na alimentação, de remédios caseiros ou de medicamentos prescritos pelo médico, como o Luftal, que diminuem os sintomas causados pelos gases, como dor e inchaço abdominal.

Quando as alterações na alimentação são feitas por 2 a 3 semanas com a ajuda de massagem abdominal e os gases não diminuem, então deve-se consultar o médico para verificar qual a origem dos gases e prescrever medicação, se necessário. Para saber mais sobre remédio para gases veja: Remédio para gases.

Saiba tudo o que pode fazer para se livrar dos gases no vídeo a seguir:

Tratamento para gases intestinais

O tratamento para gases intestinais é feito com alterações na alimentação, aumentando o consumo de alimentos com fibras, como cereais All Bran, gérmen de trigo, amêndoas ou comendo 5 vezes por dia frutas ou legumes.

Além disso, os alimentos que formam gases, como feijão, grão de bico, repolho, nabo, abacate ou ovo, por exemplo, devem ser excluídos da alimentação.

Para saber mais sobre alimentos que causam gases veja: Alimentos que causam gases

Porém, nem todos esses alimentos provocam gases nos mesmos indivíduos e, por isso, para conhecer os alimentos que provocam os gases, deve-se começar por eliminar um alimento ou um grupo de alimentos da dieta de cada vez. Cada exclusão deve ter uma duração entre 3 a 5 dias para se avaliar os resultados. Por exemplo, eliminar as leguminosas, como feijão, grão-de-bico, favas, lentilhas ou ervilhas por 3 dias e depois comer ervilha, se aumentar os gases é porque a ervilha é um alimento que provoca gases nesse indivíduo.

Tratamento para gases fétidos

O tratamento para gases fétidos é feito com a exclusão ou diminuição da ingestão de alimentos ricos em enxofre, como:

  • Alho;
  • Bacalhau, camarão, carne, mexilhões, ovo, peixe;
  • Couve, repolho;
  • Feijão, lentilha, soja;
  • Gérmen de trigo.

Além de diminuir o consumo desses alimentos é necessário beber água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia. Uma forma de beber mais água é fazendo um chá específico que ajuda a eliminar os gases, como o chá de erva-cidreira e funcho, saiba mais sobre esse chá em: Chá para gases intestinais

Tratamento para gases estomacais

O tratamento para gases estomacais consiste em evitar mascar chicletes, falar enquanto come ou comer muito rápido para eliminar a hipótese de estar engolindo ar, assim como eliminar da alimentação refrigerantes e bebidas com gás.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...