Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento natural para acabar com os Gases

Setembro 2019

O tratamento para gases pode ser feito através de mudanças na alimentação, ao consumir mais fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás como erva-doce, que trazem alívio do desconforto de forma rápida.

No entanto, quando os gases incomodam muito e estão numa quantidade muito elevada, causando dor e pontadas na barriga, o médico ou farmacêutico pode indicar a toma de remédios, como o Luftal, que diminuem os sintomas causados pelos gases, como dor e inchaço abdominal.

Saiba tudo o que pode fazer para se livrar dos gases no vídeo a seguir:

Como eliminar os gases intestinais

3.4 milhões visualizações

Algumas orientações que ajudam na eliminação dos gases são:

1. Comer mais fibras

Uma boa estratégia é aumentar o consumo de alimentos com fibras, como cereais All Bran, gérmen de trigo, amêndoas com casca e comer 5 vezes por dia frutas e legumes. Confira uma lista de alimentos ricos em fibras.

2. Evitar alimentos que fermentam no intestino

Os alimentos ricos em enxofre fermentam no intestino formado gases. Assim, deve-se evitar comer:

  • Alho;
  • Bacalhau, camarão, carne, mexilhões, ovo;
  • Couve, repolho;
  • Feijão, lentilha, soja;
  • Gérmen de trigo.

Além de diminuir o consumo desses alimentos é necessário beber água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia. Para quem tem dificuldade em ingerir água, pode-se adicionar meio limão espremido em 1 litro de água e tomar ao longo do dia. Adicionar folhas de hortelã numa garrafa de água e gelo também alteram ligeiramente o sabor da água, sendo mais fácil beber água.

3. Tomar chás

Uma outra forma de ingerir mais água é fazer um chá específico que ajuda a eliminar os gases, como o chá de erva-cidreira ou de funcho. Estes chás podem ser tomados mornos ou gelados e ajudam na eliminação dos gases intestinais, trazendo alívio dos sintomas rapidamente, e de forma natural. Saiba mais sobre os Chás para gases intestinais.

4. Massagear a barriga

Uma outra estratégia que ajuda a soltar o intestino é caminhar durante 20-30 minutos e massagear a região entre o umbigo e a região íntima, enquanto está sentado no vaso sanitário, por exemplo. Esse estímulo ajuda a soltar o intestino, o que normalmente promove a liberação dos gases presos, havendo alívio do desconforto.

5. Fazer um clister

Esvaziar o intestino optando por um clister, também é uma opção. Na farmácia existem várias opções, como o supositório de glicerina, que também ajuda na eliminação das fezes.

Para combater os gases estomacais deve-se evitar mascar chicletes, falar enquanto come ou comer muito rápido para eliminar a hipótese de estar engolindo ar, assim como eliminar da alimentação refrigerantes e bebidas com gás.

Quando ir ao médico

É aconselhado buscar ajuda médica quando a dor causada pelos gases é muito intensa e não há sinais de melhora mesmo ao seguir as orientações acima, ou quando a pessoa apresenta gases muito fétidos de forma regular e a barriga estufada.

Nessa situação o médico deve avaliar a saúde e verificar se existe alguma alteração intestinal importante, que deve ser tratada, como alguma intolerância alimentar ou Doença de Crohn, por exemplo. Alguns dos sintomas que esta doença pode provocar incluem irritação intestinal, sangramentos, sensibilidade a alguns alimentos, diarreia e dores intestinais.

Assista o vídeo seguinte com Drauzio Varella e Tatiana Zanin, e saiba o que pode estar causando os gases intestinais:

Gases, Açúcar e Atividade Física | Com Drauzio Varella (2/2)

118 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem