Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para dor na virilha

O tratamento para dor na virilha deve ser feito de acordo com a causa da dor, sendo normalmente recomendado repouso, compressa de gelo no local da dor e uso de medicamentos caso a dor seja persistente ou atrapalhe atividades do dia-a-dia, devendo ser indicados pelo médico.

A principal causa de dor na virilha em homens e mulheres é a distensão dos músculos ou tendões da virilha devido à prática de exercícios como corrida, futebol ou dança, por exemplo. No entanto, quando a dor é persistente e acompanha sintomas como febre ou sangue na urina, é recomendado que a pessoa busque ajuda médica, pois a dor na virilha pode estar relacionada a outra situação, como por exemplo infecções, inflamação no nervo ciático ou hérnia.

Tratamento para dor na virilha

Como é feito o tratamento

No caso de dor na virilha devido à distensão ou lesão durante a corrida ou a exercícios de musculação, por exemplo, o tratamento pode ser feito de acordo com o grau da dor, podendo ser recomendado:

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, como Aspirina, Paracetamol e Cizax, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico e utilizados de acordo com a orientação recebida. Normalmente esses medicamentos são indicados quando a dor é muito forte e constante e chega a atrapalhar a rotina da pessoa;
  • Compressa fria na virilha por 15 minutos pelo menos 2 vezes por dia, pois ajuda a aliviar a dor;
  • Fisioterapia, que pode ser útil no caso de lesões e distensões, pois permite a reabilitação muscular e ganho de força;
  • Cirurgia, que é recomendada apenas nos casos mais graves.

É imprescindível que a pessoa permaneça em repouso durante o tratamento e evite fazer exercícios de alto impacto, como corrida e futebol, por exemplo, até que haja recuperação completa dos músculos da virilha, pois podem agravar a lesão. No caso de uma lesão muscular, o retorno à atividade física varia de pessoa para pessoa de acordo com a causa da dor e grau da lesão.

O clínico geral deve ser informado se a dor não diminuir com o objetivo de indicar o profissional mais qualificado, diagnosticar a causa da dor e prescrever o tratamento adequado.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico quando a dor na virilha persistir por mais de 1 semana e for acompanhada por outros sintomas, como febre alta, enjôos ou presença de sangue na urina. Assim, o médico poderá realizar alguns exames para identificar a causa da dor e iniciar o melhor tratamento.

Além de lesões e distensões musculares relacionadas à prática de atividades físicas, a dor na virilha também pode acontecer devido à presença de hérnia, infecção urinária e torção do testículo, por exemplo. A partir da identificação da causa, o médico poderá indicar a melhor forma de tratamento. Veja como é feito o tratamento para cada causa de dor na virilha.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...