6 principais tratamentos para dor na ATM

Atualizado em fevereiro 2023

O tratamento para a disfunção têmporo-mandibular, também conhecida como dor na ATM, é feito com base na sua causa, e inclui uso de placas de mordida para aliviar a pressão na articulação, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, fisioterapia ou, em casos mais graves, realização de cirurgia.

Também é muito importante observar e evitar hábitos que podem estar desencadeando a dor, como o hábito de roer unhas, morder os lábios ou ficar apertando os dentes intencionalmente ou sem querer, apoiar o queixo na mão ou mascar chicletes ou objetos duros, por exemplo.

A disfunção têmporo-mandibular é um distúrbio na articulação e nos músculos responsáveis pelos movimentos da boca e mandíbula, que causa fadiga nos músculos respiratórios e provoca sintomas como dor no maxilar, dores de cabeça frequentes e estalidos ou deslocamento da mandíbula ao abrir a boca. Saiba mais sobre os sintomas e como identificar em o que é disfunção têmporo-mandibular.

Imagem ilustrativa número 1

Principais tratamentos para dor na ATM

As principais formas de tratamento para ATM são:

1. Uso de placas de mordida

O uso de placas de mordida, também conhecidas como placa de estabilização ou placa de oclusão, ajudam a relaxar a musculatura, estabilizando a articulação e protegendo os dentes.

Geralmente, estas placas são feitas de acrílico sob medida, e são especialmente indicadas para pessoas que têm bruxismo, que é o hábito inconsciente de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, o que provoca desgaste dos dentes e e desencadeiam a dor na ATM. Saiba mais sobre o que é e como tratar o bruxismo.

Além disso,o uso de placas de mordida também ajuda a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, e previne a dor de cabeça provocada pelo apertar e o ranger dos dentes.

2. Fisioterapia

Exercícios de fisioterapia são muito importantes para diminuir a inflamação e aumentar a força e estabilidade da articulação, permitindo um melhor funcionamento da região.

O fisioterapeuta irá indicar as melhores técnicas de acordo com cada caso, e envolve a realização de exercícios, sessões de osteopatia, estimulação elétrica, aplicação de vibração de ultrassom ou infravermelho, terapias com calor ou frio, eletroterapia ou laser de baixa intensidade, por exemplo. Veja como é feita a eletroterapia.

Quando a coluna cervical encontra-se envolvida, algumas sessões de osteopatia poderão ser úteis para reposicionar e desinflamar as articulações tanto da cervical como da mandíbula.

3. Uso de medicamentos

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura. Saiba como tomar a ciclobenzaprina.

O uso de outros remédios, também pode ser recomendado pelo médico ou dentista, como:

  • Ansiolíticos, como clonazepam ou diazepam, para ajudar a reduzir os espasmos musculares e o bruxismo grave;
  • Anticonvulsivantes, como a gabapentina, para reduzir a dor crônica;
  • Antidepressivos, como amitriptilina, para aliviar a dor crônica;
  • Corticoides orais, por cerca de 5 a 7 dias, nos casos de inflamação grave na ATM associada à doenças autoimunes.

Além disso, podem ser feitas pelo médico ou dentista injeções de corticoides diretamente na articulação temporomandibular, somente nos casos mais graves, em que outros tratamentos não foram eficazes para reduzir a dor. No entanto, esse tratamento pode levar à destruição da cartilagem, sendo normalmente feitas poucas aplicações, restritas aos casos mais graves.

Outras injeções que podem ser indicadas são a injeção de ácido hialurônico na articulação da mandíbula ou toxina botulínica (botox) nos músculos relacionados à mastigação, pois ajudam a reduzir a inflamação, aliviando a dor, nos casos mais graves.

4. Psicoterapia

O estresse e a ansiedade são causas de piora do bruxismo e da tensão na musculatura da mandíbula, por isso, é importante que sejam controladas para permitir um tratamento eficaz da dor na ATM. Assim, é recomendado procurar o auxílio de um psicoterapeuta ou psicólogo para ajudar a aliviar o estresse e ansiedade.

Outras formas de permitir o relaxamento são investir em atividades como meditação, acupuntura, ouvir música, leituras ou outras atividades que possam trazer a sensação de bem-estar. Confira algumas formas para combater o estresse.

5. Terapia à laser

A terapia à laser é uma nova técnica de tratamento utilizada para as disfunções temporomandibulares, pois tem efeitos analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante e estimulante da circulação sanguínea dos músculos afetados, sendo muito útil para aliviar os sintomas da ATM.

6. Cirurgia

A cirurgia para tratamento da disfunção têmporo-mandibular é reservada para casos específicos ou graves, como a dor causada por uma fratura ou a existência de uma grande deformidade na face.

Alguns tipos de cirurgia que podem ser realizadas pelo cirurgião buco-maxilo-facial são:

  • Artrocentese, feita com anestesia local, geralmente nos casos em que a articulação da mandíbula trava de repente;
  • Artroscopia, feita com anestesia geral, para remover o tecido inflamado e realinhar a articulação;
  • Cirurgia aberta, como a discectomia ou condilotomia, feita com anestesia geral, para remover ou reposicionar o disco da articulação deslocado, ou substituir a totalmente a articulação.

Além disso, também pode ser indicada quando os sintomas são intensos e não houve nenhuma melhora com outros tratamentos, o que acontece somente em casos raros.