Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar as disfunção temporo-mandibular (DTM)

O tratamento para a disfunção temporo-mandibular, também conhecida como dor na ATM, é feito com base na sua causa, e inclui uso de placas de mordida para aliviar a pressão na articulação, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, fisioterapia ou, em casos mais graves, realização de cirurgia. 

Também é muito importante observar e evitar hábitos que podem estar desencadeando a dor, como o hábito de roer unhas, morder os lábios ou ficar apertando os dentes intencionalmente ou sem querer, apoiar o queixo na mão ou mascar chicletes ou objetos duros, por exemplo. 

A disfunção temporo-mandibular é um distúrbio na articulação e nos músculos responsáveis pelos movimentos da boca e mandíbular, que causa fadiga nos músculos respiratórios e provoca sintomas como dor no maxilar, dores de cabeça frequentes e estalidos ou deslocamento da mandíbula ao abrir a boca. Saiba mais sobre os sintomas e como identificar em o que é disfunção temporo-mandibular.

As principais formas de tratamento incluem:

Como tratar as disfunção temporo-mandibular (DTM)

1. Uso de Placas de Mordida

Também conhecidas como placa de estabilização ou placa de oclusão, estas placas devem ser orientadas pelo dentista e são frequentemente utilizadas no tratamento da ATM, pois atuam relaxando a musculatura, estabilizando a articulação e protegendo os dentes.

Geralmente, estas placas são feitas de acrílico sob medida, e são especialmente indicadas para pessoas que têm bruxismo, que é o hábito inconsciente de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, o que provoca desgaste dos dentes e e desencadeiam a dor na ATM. Saiba mais sobre o que é e como tratar o bruxismo.

2. Fisioterapia

Exercícios de fisioterapia são muito importantes para diminuir a inflamação e aumentar a força e estabilidade da articulação, permitindo um melhor funcionamento da região. O fisioterapeuta irá indicar as melhores técnicas de acordo com cada caso, e envolve a realização de exercícios, sessões de osteopatia, estimulação elétrica, aplicação de vibração de ultrassom ou infra-vermelho ou terapias com calor ou frio, por exemplo. 

Quando a coluna cervical encontra-se envolvida, algumas sessões de osteopatia poderão ser úteis para reposicionar e desinflamar as articulações tanto da cervical como da mandíbula.

3. Uso de medicamentos

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Como tratar as disfunção temporo-mandibular (DTM)

4. Técnicas de relaxamento

O estresse e a ansiedade são causas de piora do bruxismo e da tensão na musculatura da mandíbula, por isso, é importante que sejam controladas para permitir um tratamento eficaz da dor na ATM. Assim, é recomendado procurar o auxílio de um psicoterapeuta ou psicólogo para ajudar nesta questão.

Outras formas de permitir o relaxamento são investir em atividades como meditação, acupuntura, ouvir música, leituras ou outras atividades que possam trazer a sensação de bem-estar. Confira as nossas dicas para combater o estresse.

5. Terapia à laser

A terapia à laser é uma nova técnica de tratamento utilizada para as disfunções temporo-mandibulares, pois tem efeitos analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante e estimulante da circulação sanguínea dos músculos afetados, sendo muito útil para aliviar os sintomas da ATM.

6. Cirurgia

A cirurgia para tratamento da disfunção temporo-mandibular é reservada para casos específicos ou graves, como a dor causada por uma fratura ou a existência de uma grande deformidade na face.

Além disso, também pode ser indicada quando os sintomas são intensos e não houve nenhuma melhora com o tratamento clínico, o que acontece somente em casos raros. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...