Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Angina de Vincent: o que é, sintomas, causas e tratamento

Junho 2021

A angina de Vincent, também conhecida por gengivite ulcerativa necrosante aguda, é uma doença rara e grave das gengivas, que se caracteriza pelo desenvolvimento excessivo de bactérias dentro da boca, causando infecção e inflamação, levando à formação de úlceras e morte do tecido gengival.

Geralmente o tratamento é realizado com antibióticos, mas também é muito importante manter uma higiene bucal adequada, escovando os dentes depois de comer e utilizando sempre um enxaguante bucal. Além disso, quando existe o problema provoca dores muito fortes, o médico também pode receitar o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol, Naproxeno ou Ibuprofeno, por exemplo, que podem ajudar a aliviar os sintomas.

Angina de Vincent: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

​Devido ao crescimento exagerado de bactérias na boca, os primeiros sinais incluem dor, inchaço e vermelhidão das gengivas ou garganta. No entanto, após algumas horas podem surgir outros sintomas como:

  • Aftas nas gengivas e/ou garganta;
  • Dor intensa ao engolir, especialmente em um dos lados da garganta;
  • Sangramento das gengivas;
  • Gosto metálico na boca e mau hálito;
  • Inchaço das ínguas do pescoço.

Além disso, em alguns casos, as bactérias que se desenvolvem na boca também podem produzir uma fina película de cor cinza que deixa a gengiva mais escura. Nesses casos, quando a película não desaparece com a higiene bucal adequada, pode ser necessário ir no dentista para fazer uma limpeza profissional com anestesia local.

Causas de angina de Vincent

A angina de Vincent é um infecção causada pelo desenvolvimento excessivo de bactérias na boca e, por isso, é mais comum em situações de sistema imune enfraquecido como em infecções por HIV ou lúpus. No entanto, a doença também pode surgir em casos de má nutrição, doenças degenerativas, como Alzheimer, ou em populações de regiões pouco desenvolvidas, devido à falta de higiene.

Como é feito o tratamento

Geralmente, o tratamento consiste na administração de antibióticos, como amoxicilina, eritromicina ou tetraciclina, para impedir que a infeção alastre, desbridamento com um dispositivo de raspagem manual ou ultrassônico, lavagens frequentes com soluções de clorexidina ou peróxido de hidrogênio, analgésicos e anti-inflamatórios, para reduzir a dor, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, limpeza realizada por um profissional e uma higiene oral correta.

Para prevenir o surgimento desta doença é recomendado fazer uma correta higiene bucal, fazer uma alimentação equilibrada com frutas e vegetais e evitar o excesso de estresse, que enfraquece o sistema imune. Veja o que fazer para fortalecer o sistema imunológico.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...