Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamentos naturais contra Ansiedade

Um ótimo tratamento natural para a ansiedade é tomar ao longo do dia chás calmantes, como os de camomila, erva-dos-gatos, ou valeriana.

Estes chás ajudam a acalmar a mente e os nervos antes de situações que podem causar estresse ou quando surgem sintomas de ansiedade patológica como palpitações no peito, suor e secura na boca, inquietação, sensação de se ter os nervos à flor da pele e dificuldade em conciliar o sono ou de voltar a dormir. 

Veja como preparar cada receita:

1. Chá de camomila e erva-dos-gatos

Tratamentos naturais contra Ansiedade

O chá de camomila com erva-dos-gatos têm propriedades relaxantes e sedativas que ajudam a acalmar e agir com mais tranquilidade nas situações diárias.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de camomila seca
  • 1 colher de chá de erva-dos-gatos
  • 250 ml de água

Modo de preparo

Derramar a água fervente sobre as ervas em um recipiente e tampar. O chá deve permanecer em infusão por aproximadamente 10 minutos. Após coar, devem ser bebidas 3 xícaras diariamente.

2. Chá de alecrim 

Tratamentos naturais contra Ansiedade

Um excelente remédio caseiro para diminuir a ansiedade é tomar o chá de alecrim porque esta planta medicinal possui propriedades calmantes que diminuem os sintomas de ansiedade, depressão, cansaço físico e má digestão.

Ingredientes

  • 20g de folhas de alecrim
  • 1 xícara de água
  • mel à gosto

Modo de preparo

As folhas de alecrim devem ser adicionadas em água fervente. O recipiente deve ser tampado e a solução deixada em infusão por alguns minutos. Coar e adoçar com mel à gosto.

O chá de alecrim deve ser tomado 1 ou 2 vezes ao longo do dia, proporcionando a sensação de bem- estar e melhorando a qualidade de vida do indivíduo. No entanto, também pode ser utilizado para temperar a carne. Uma boa estratégia é colocar um ramo inteiro de alecrim juntamente com a carne para cozinhar ou assar.

3. Suco de pêssego 

Tratamentos naturais contra Ansiedade

O suco de pêssego é um ótimo remédio natural para controlar a ansiedade porque tem triptofano e magnésio, substâncias que ajudam na formação da serotonina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e de bom humor, que ajuda a diminuir a ansiedade.

Ingredientes

  • 2 pêssegos maduros
  • 1/2 copo de água
  • 1 laranja
  • 2 amêndoas
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Lave e descasque os pêssegos e as laranjas. Depois bata tudo no liquidificador juntamente com a água e as amêndoas. Por fim, adicione o mel, se achar necessário.

Deve beber 1 copo deste suco ao acordar, no café da manhã, para ajudar a começar o dia com mais tranquilamente. Este suco pode ser bebido diariamente, especialmente em períodos de estresse e ansiedade como em época de testes e provas, por exemplo.

4. Suco de laranja com maçã 

Tratamentos naturais contra Ansiedade

Uma outra ótima solução caseira contra a ansiedade é o suco de laranja com maçã e mel porque estes alimentos têm propriedades que ajudam a relaxar e a acalmar, diminuindo a ansiedade.

Ingredientes

  • 1 laranja
  • 1 maçã
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Lavar e cortar a maçã, colocando no liquidificador. Adicionar o suco da laranja e por fim colocar o mel.

5. Chá de valeriana 

Tratamentos naturais contra Ansiedade

A infusão de valeriana possui propriedades calmantes e também é uma ótima opção para momentos de grande ansiedade, preocupação, nervosismo e estresse.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa da raiz de valeriana ralada;
  • 1/2 litro de água fervente

Modo de preparo

Coloque a valeriana numa xícara e cubra com a água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

Além de tomar também deve-se adotar outras estratégias para conseguir controlar a ansiedade como pensar nas preocupações apenas em um momento do dia e identificar as suas limitações, por exemplo. Para saber realizar esta técnica corretamente leia: 7 Dicas para controlar a Ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...