Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar a ansiedade com meditação

Atualizado em Agosto 2019

A meditação ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e muitas das técnicas podem ser praticadas em qualquer lugar ou em qualquer momento. Durante a meditação, a concentração aumenta e podem ser atenuados alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse.

As técnicas de meditação, se praticadas corretamente, contribuem para promover um maior bem-estar físico e emocional, equilíbrio e paz interior.

1. Mindfulness

Como controlar a ansiedade com meditação

Também conhecida por meditação de atenção plena, é um tipo de meditação que tem como objetivo concentrar a mente no momento presente, afastando-o de pensamentos do passado ou em relação ao futuro.

Assim, esta técnica ajuda a combater as reações excessivas devido ao estilo de vida atual, contribuindo também para reduzir a depressão, ansiedade , transtorno obsessivo-compulsivo e dependência de drogas. Além disso, melhora a concentração e contribui também para a melhora da pressão sanguínea e o fortalecimento do sistema imune.

Existem várias formas de praticar mindfulness, podendo ser realizado em momentos de relaxamento, enquanto se trabalha ou mesmo em movimento. Veja como praticar mindfulness.

2. Meditação transcendental

Como controlar a ansiedade com meditação

Esta é uma técnica que ajuda o corpo a relaxar e permite levar a mente a um estado mais puro de consciência, livre de pensamentos e sem que haja controlo mental.

A meditação transcendental deve ser orientada por um instrutor certificado, que concede um mantra personalizado à pessoa e explica como realizar esta técnica, que depois de aprendida, deve ser praticada cerca de 20 minutos, 2 vezes por dia.

Este tipo de meditação tem inúmeros benefícios para a pessoa que pratica, como redução da ansiedade, estresse e depressão, melhoria da memória, aumento da criatividade, redução da insônia, diminuição da raiva e redução da pressão arterial e do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

3. Yoga

Como controlar a ansiedade com meditação

​​​​​​​Além de reduzir a ansiedade, o yoga tem diversos benefícios para a saúde, como diminuição da ansiedade e estresse, redução de dores no corpo e coluna e melhora do equilíbrio. Conheça outros benefícios que o yoga tem para a saúde.

Esta técnica trabalha o corpo e a mente de forma interligada, aumentando a flexibilidade e ajudando a sincronizar os movimentos com a respiração. Os exercícios podem ser realizados em casa ou em um centro de yoga.

4. Tai Chi Chuan

Como controlar a ansiedade com meditação

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, que é praticada com movimentos que são realizados lentamente e em silêncio, estimulando a concentração e a tranquilidade. Esta técnica apresenta benefícios como fortalecimento dos músculos, melhora do equilíbrio, diminuição da tensão muscular e diminuir a ansiedade, o estresse e a depressão. Veja mais benefícios desta técnica.

O Tai Chi Chuan deve ser orientado por um profissional e geralmente é realizado em aulas de grupo e deve ser praticado regularmente para se poder usufruir dos seus benefícios.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem