4 tratamentos de fisioterapia para fibromialgia

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
outubro 2020

A fisioterapia é muito importante no tratamento da fibromialgia porque ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular. A fisioterapia para fibromialgia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana e o tratamento deve ser direcionado para o alívio dos sintomas que a pessoa apresenta.

A fibromialgia é uma doença crônica, sendo que o tratamento, geralmente, é feito com remédios prescritos pelo reumatologista ou neurologista, além das sessões de fisioterapia. No entanto, existem outros tratamentos que também podem ser feitos, como acupuntura, reflexologia, terapia do sono, aromaterapia e fitoterapia que ajudam a melhorar a qualidade do paciente que sofre com fibromialgia. Saiba mais sobre o tratamento para fibromialgia.

O tratamento de fisioterapia para fibromialgia pode ser feito com:

1. Exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento ajudam no tratamento da fibromialgia porque promovem o relaxamento, melhoram a circulação sanguínea, a mobilidade e a flexibilidade muscular. 

Um ótimo exercício de alongamento para fibromialgia é deitar-se de costas e dobrar os joelhos junto ao peito, mantendo a posição durante cerca de 30 segundos, e depois dobrar os joelhos para o lado direito enquanto se vira a cabeça para o braço esquerdo, que deve estar esticado em um ângulo de 90 graus com o corpo, mantendo a posição cerca de 30 minutos. Deve-se repetir o exercício também para o outro lado.

2. Hidroterapia

A hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água a uma temperatura de cerca de 34º, com a ajuda de um fisioterapeuta.

A água permite a realização de exercícios de maior amplitude, reduzindo a dor e a fadiga e melhorando a qualidade do sono. Com esta técnica, consegue-se um fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório e da circulação sanguínea e diminuição da dor e do estresse. Saiba mais sobre a hidroterapia.

3. Massagem

As massagens também podem ajudar no tratamento da fibromialgia, pois quando são bem executadas, promovem o relaxamento muscular, melhoram a qualidade do sono, combatem a fadiga e diminuem a dor. Veja outros benefícios da massagem para a saúde.

4. Aparelhos de eletroterapia

Os aparelhos de eletroterapia, como o TENS ou biofeedback, podem ser utilizados para reduzir a dor nos pontos dolorosos da fibromialgia e melhorar a circulação local.

Assista o vídeo seguinte e veja ainda como fazer exercícios para se sentir melhor:

Quando além da fisioterapia o paciente pratica caminhada, pilates, natação ou anda de bicicleta, os resultados são ainda melhores porque estes exercícios melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, diminuem a dor, melhoram a qualidade do sono e fortalecem os músculos, combatendo a fadiga e o cansaço.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2020. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em outubro de 2020.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a dor na Fibromialgia

    04:46 | 314587 visualizações