O tratamento da pneumonia bacteriana é feito com o uso de antibióticos, que devem ser recomendados pelo médico de acordo com o microrganismo relacionado com a doença. Quando essa doença é diagnosticada logo no início e a pessoa apresenta sinais leves,o tratamento pode ser feito em casa, ou no hospital durante alguns dias e havendo sinais de melhora, o médico pode deixar que a pessoa termine o tratamento em casa.
Já nos casos de pneumonia bacteriana grave, que pode surgir principalmente em pessoas com HIV, idosos e crianças, pode ser necessário que a pessoa fique internada no hospital para receber os antibióticos pela veia. Além disso, nestes casos, pode ser necessário fisioterapia respiratória, para ajudar a eliminar as secreções e melhorar a respiração.
Veja no vídeo a seguir um pouco mais sobre a pneumonia bacteriana:
Antibióticos para pneumonia
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:
- Amoxicilina;
- Azitromicina;
- Ceftriaxona;
- Fluoroquinolonas, como a levofloxacina e a moxifloxacina;
- Penicilinas;
- Cefalosporinas;
- Vancomicina;
- Carbapenêmicos, como meropenem, ertapenem e imipenem.
É importante que o tratamento com antibióticos seja feito de acordo com a orientação do médico e que seja continuado mesmo que não existam mais sinais ou sintomas. Na maioria dos casos o uso de antibióticos deve ser mantido por cerca de 7 a 10 dias, no entanto pode ser prolongado para 15 ou 21 dias de acordo com a gravidade da infecção e estado de saúde da pessoa.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com antibióticos, é importante que a pessoa tenha alguns cuidados para que sejam evitadas complicações e a melhora seja mais rápida, sendo recomendado ficar em repouso, beba bastante água durante o dia e tenha uma alimentação saudável e equilibrada.
A pneumonia bacteriana não se transmite de pessoa para pessoa, por isso, o paciente não necessita ficar isolado de outras pessoas, mas é importante evitar o contato com os outros para facilitar a sua própria recuperação.
Veja como a alimentação pode ajudar na recuperação neste vídeo:
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora costumam surgir cerca de 3 dias após o início do tratamento com antibióticos, podendo ser percebida a diminuição da febre, da tosse e do catarro, assim como redução da falta de ar e da dificuldade para respirar.
Por outro lado, quando o tratamento não é iniciado logo após o início dos sinais e sintomas da doença, é possível que sejam observados sinais de piora como aumento ou a persistência da febre, da tosse com catarro, podendo haver vestígios de sangue e aumento da falta de ar e da dificuldade para respirar.
A piora também pode estar relacionada com infecções em outros locais do corpo ou com a má escolha dos antibióticos usados, sua combinação ou dosagem.
Possíveis complicações
Em alguns casos, a pneumonia bacteriana pode agravar havendo morte do tecido pulmonar ou acúmulo de pus nos pulmões, sendo preciso adotar outros antibióticos fazer punção ou colocar um dreno para eliminar as secreções.
Outra possível complicação que pode ocorrer é a resistência bacteriana aos antibióticos, que pode acontecer devido ao uso inadequado dos antibióticos, por exemplo. Entenda porque o uso inadequado de antibióticos pode levar à resistência.