Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para pneumonia bacteriana

O tratamento da pneumonia bacteriana é feito com o uso de medicações que devem ser recomendados pelo médico de acordo com o microrganismo relacionado com a doença. Quando a doença é diagnosticada logo no início e o médico descobre que a causa é por bactéria e que esta foi adquirida fora do hospital, o tratamento com antibióticos pode ser feito em casa, nos quadros leves, ou no hospital durante alguns dias e havendo sinais de melhora, o médico pode deixar que a pessoa termine o tratamento em casa.

Nos casos de pneumonia bacteriana grave, que surge principalmente em indivíduos com HIV, idosos e crianças, pode ser necessário que a pessoa fique internada no hospital para receber os antibióticos pela veia. Além disso, nestes casos, pode ser necessário fisioterapia respiratória, para ajudar a retirar as secreções e melhorar a respiração do paciente.

Conheça mais sobre a pneumonia bacteriana.

Tratamento para pneumonia bacteriana

Antibióticos para pneumonia

O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:

  • Amoxicilina;
  • Azitromicina;
  • Ceftriaxona;
  • Fluoroquinolonas, como a levofloxacina e a moxifloxacina;
  • Penicilinas;
  • Cefalosporinas;
  • Vancomicina;
  • Carbapenêmicos, como meropenem, ertapenem e imipenem.

É importante que o tratamento com antibióticos seja feito de acordo com a orientação do médico e que seja continuado mesmo que não existam mais sinais ou sintomas. Na maioria dos casos o uso de antibióticos deve ser mantido por cerca de 7 a 10 dias, no entanto pode ser prolongado para 15 ou 21 dias de acordo com a gravidade da infecção e estado de saúde da pessoa.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento com antibióticos, é importante que a pessoa tenha alguns cuidados para que sejam evitadas complicações e a melhora seja mais rápida, sendo recomendado ficar em repouso, beba bastante água durante o dia e tenha uma alimentação saudável e equilibrada.

A pneumonia bacteriana não se transmite de pessoa para pessoa, por isso, o paciente não necessita ficar isolado de outras pessoas, mas é importante evitar o contato com os outros para facilitar a sua própria recuperação.

Veja como a alimentação pode ajudar na recuperação neste vídeo:

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora costumam surgir cerca de 3 dias após o início do tratamento com antibióticos, podendo ser percebida a diminuição da febre, da tosse e do catarro, assim como redução da falta de ar e da dificuldade para respirar.

Por outro lado, quando o tratamento não é iniciado logo após o início dos sinais e sintomas da doença, é possível que sejam observados sinais de piora como aumento ou a persistência da febre, da tosse com catarro, podendo haver vestígios de sangue e aumento da falta de ar e da dificuldade para respirar.

A piora também pode estar relacionada com infecções em outros locais do corpo ou com a má escolha dos antibióticos usados, sua combinação ou dosagem.

Possíveis complicações

Em alguns casos, a pneumonia bacteriana pode agravar havendo morte do tecido pulmonar ou acúmulo de pus nos pulmões, sendo preciso adotar outros antibióticos fazer punção ou colocar um dreno para eliminar as secreções.

Outra possível complicação que pode ocorrer é a resistência bacteriana aos antibióticos, que pode acontecer devido ao uso inadequado dos antibióticos, por exemplo. Entenda porque o uso inadequado de antibióticos pode levar à resistência.

Bibliografia >

  • VILAR, Fernando C. Programa de Educação Médica Continuada - Pneumonias. Disponível em: <http://www.cremesp.org.br/pdfs/eventos/eve_04102016_145915_Pneumonias%20-%20Dr.%20Fernando%20Crivelenti%20Vilar.pdf>.
  • BROADDUS, V. Courtney. et al. Murray & Nadel tratado de medicina respiratória. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem