Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da cefaléia em salvas

O tratamento da cefaléia em salvas, que se caracteriza por uma dor de cabeça de alta intensidade que afeta somente um lado da face, especialmente em volta de um dos olhos, deve ser orientado por um neurologista e pode consistir no uso de medicamentos para alívio dos sintomas ou oxigênio, através de uma máscara facial.

Com esses remédios a dor diminui em tempo e intensidade, mas ainda não existe nenhum tratamento que possa curar a cefaleia em salvas e fazer com que as crises desapareçam definitivamente.

Tratamento da cefaléia em salvas
Tratamento da cefaléia em salvas

Remédios para cefaléia em salvas

A cefaléia em salvas pode ser atenuada com o uso de medicamentos receitados pelo neurologista para prevenir a instalação da dor, e também no momento da crise para alívio dos sintomas.

Além destes, o neurologista pode ainda receitar outro remédios para diminuir a frequência das crises durante a noite e a suplementação com melatonina para favorecer o sono. Uma outra estratégia que alcança ótimos resultados é utilizar uma máscara de oxigênio porque reduz substancialmente o tempo de cada ciclo de dor de cabeça, com poucos efeitos colaterais.

Dessa forma o tratamento medicamentoso da cefaléia em salvas pode ser feito com:

Prevenção da dor (durante as crises)No momento da dorPara crises noturnas
VerapamilMáscara de oxigênioCarbonato de lítio
TopiramatoSumatriptanoNaratriptano
Ergotamina (1 hora antes do início da dor)---Tartarato de ergotamina
------Melatonina

Efeitos colaterais dos medicamentos

Apesar dos benefícios que trazem no alívio da dor os medicamentos receitados para cefaléia em salvas podem ter como efeitos colaterais náuseas, tonturas, sensação de fraqueza, vermelhidão na face, calor na cabeça, dormência e formigamentos pelo corpo, por exemplo.

Entretanto, o uso das máscaras de oxigênio durante 15 a 20 minutos, com o paciente sentado e inclinado para frente traz alívio rápido da dor entre 5 e 10 minutos e não tem efeitos colaterais quando o paciente não possui doenças respiratórias associadas.

Os analgésicos comuns como Paracetamol não fazem nenhum efeito no alívio da dor e por isso não são indicados, mas colocar os pés de molho num balde com água quente e colocar compressas com gelo na face pode ser uma boa solução caseira porque isto diminui o calibre dos vasos sanguíneos cerebrais, sendo muito útil no combate à dor.

Além destes tratamentos a acupuntura já foi testada por muitos pacientes e parece aliviar os sintomas e diminuir o tempo de crise, mas existem poucas evidências científicas do efeito da acupuntura na cefaleia em salvas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...