Como tirar calos dos pés em 5 passos

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
abril 2022

O tratamento para calos pode ser feito em casa, através da adoção de algumas medidas simples como esfregar o calo com a pedra-pomes, passar um creme hidratante no local e evitar utilizar sapatos e meias apertados, por exemplo. É importante que não se tente abrir ou cortar o calo, já que há risco de sangramento e infecção, o que pode ter complicações para a saúde principalmente quando a pessoa tem diabetes ou alguma alteração na circulação sanguínea.

Caso o calo não saia em 1 semana com as medidas caseiras, é recomendado consultar um podólogo ou médico para que seja iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios tópicos. Confira quais são os remédios que podem ser indicados para o tratamento dos calos.

Para tratar os calos em casa, devem-se seguir o seguinte ritual:

1. Mergulhar o calo em água morna

A água morna amacia o calo, tornando mais fácil remover a pele engrossada que forma a calosidade. Desta forma, deve-se encher uma bacia com água morna e mergulhar a região do corpo com o calo, como o pé ou a mão, por exemplo, durante cerca de 10 a 15 minutos.

2. Esfregar o calo com a pedra-pomes

Depois dos 10 ou 15 minutos com a região do corpo mergulhada em água morna, esfregar o calo com uma pedra-pomes ou lixa, caso ele seja pequeno, para remover a camada de pele grossa que se formou. Não se deve usar um objeto afiado para esfregar o calo, pois pode-se cortar a pele e causar uma infecção.

Além da pedra-pomes, pode-se aplicar um creme esfoliante no local, que pode ser feito em casa com farinha de milho e sal marinho, que também ajuda a remover a pele mais dura do calo. Veja como preparar os remédios caseiros para calo nos pés.

3. Aplicar creme hidratante na região

Após se esfregar o calo com a pedra-pomes, aplicar um creme hidratante na região do corpo com o calo para ajudar a manter a pele macia, de forma a tornar a camada de pele por cima do calo menos grossa.

4. Colocar um band-aid no calo

Aplicar um band-aid para calos parecido com uma almofada, que pode ser comprado em farmácias, ou uma gaze fixa com um adesivo ajuda a proteger a área onde o calo se desenvolveu, de forma a não aumentar o seu tamanho e não engrossar ainda mais o calo. Além dos band-aid, existem também remédios na forma de loção, pomada ou gel que possuem ação esfoliante e ajudam na remoção dos calos.

O uso de band-aids próprios para calos deve ser feito com cautela, pois existem alguns que contêm substâncias como o ácido salicílico, que pode irritar a pele saudável e causar infecções, especialmente em diabéticos ou pessoas com má circulação sanguínea, por exemplo.

5. Usar meias e sapatos confortáveis, que não apertem

É importante usar meias e sapatos confortáveis que não apertem até o calo desaparecer, pois sapatos e meias apertadas engrossam a pele, formando novos calos ou aumentando o tamanho dos calos já formados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.