O que você precisa saber?

Como Acabar de Vez com os Calos

Os calos podem ser eliminados com banhos de água morna e pedra pomes ou usando remédios esfoliantes para remover calos como Gets-it, Kalloplast ou Calotrat que hidratam e facilitam a descamação da pele, facilitando a remoção das calosidades. 

Os Calos são uma região dura que se forma na camada superior da pele, que se torna grossa, rígida e espessa, surgindo como resposta ao atrito constante a que essa região é submetida. Apesar dos calos serem mais comuns nos pés, eles também podem surgir em outras regiões do corpo como mãos ou cotovelos, ou em outras regiões expostas ao atrito repetido. 

Exemplo de calo no péExemplo de calo no pé

Eliminar calos com banho de água morna e pedra pomes

O banho com água morna é uma técnica muito usada para amolecer a pele grossa e rígida das calosidades, o que facilita a sua remoção. Para isso, é preciso colocar a região com o calo dentro de água morna durante 10 a 20 minutos, para que a pele amoleça e fique mais macia. Passado esse tempo, deve secar a região com uma toalha e passar pedra pomes na região para remover a pele morta. 

Apesar do hábito de cortar o calo com objetos cortantes como lâmina ou tesoura, isto é desaconselhado devido ao risco serem provocados cortes ou feridas. Nestes casos, quando a remoção com pedra pomes não é suficiente, é recomendado consultar o médico Podologista, que irá avaliar a situação e proceder à extração do calo.  

Podologista removendo um calo do pé no consultórioPodologista removendo um calo do pé no consultório

Remédios Esfoliantes para remover Calos

Existem alguns produtos com ação Esfoliante indicados para remover calos, que contêm Ácido Salicílico, Ácido lático ou Ureia em sua composição. Estes produtos atuam rompendo as camadas de pele grossa e hidratando a pele seca e áspera destas regiões, o que facilita a remoção das calosidades. O efeito destes produtos não é imediato, sendo necessário manter o tratamento durante alguns dias, e alguns exemplos destes produtos são: 

  1. Ureadin 20%: é indicado para amolecer a pele grossa, rígida e espessa do calo, hidratando a pele seca e áspera destas regiões. Ureadin facilita a remoção de calosidades e para usar este produto basta aplicar a pomada uniformemente sobre a região a tratar, 2 a 3 vezes por dia. O tratamento deve ser repetido diariamente, até o calo começar a desprender. 
  2. Gets-it: é indicado para o tratamento e remoção de calos, calosidades, verrugas comuns e acne. Gets-it pode ser usado na forma de creme, loção, pomada ou gel e para aplicar basta passar o produto sobre a região a tratar, de 12 em 12 horas ou de 48 em 48 horas, durante 12 a 14 dias consecutivos de tratamento. 
  3. Kalloplast: é indicado para amolecer localmente as calosidades, o que facilita a descamação da pele e a remoção do calo. Para usar este produto, basta aplicar algumas gotas da solução sobre o calo, deixando secar durante alguns minutos e a aplicação deve ser repetida diariamente até o calo começar a desprender. 
  4. Calotrat: contém Ácido salicílico e Ácido lático em sua composição, sendo  indicado para aliviar a dor e remover calos, calosidades e verrugas. Para usar Calotrat, basta lavar e secar a região a tratar, aplicando em seguida o produto uniformemente. O tratamento deve ser repetido 1 a 2 vezes por dia e deve ser mantido até o calo começar a desprender.
  5. A Curitybina: com Ácido salicílico em sua composição, facilita a descamação da pele, o que ajuda na remoção de calos e verrugas. Para usar este produto, é necessário lavar e secar a região a tratar, aplicando em seguida o produto. O tratamento deve ser repetido 1 a 2 vezes por dia, durante 14 dias de tratamento. 

O ideal é prevenir o surgimento de calosidades, e para isso deve garantir que as regiões mais problemáticas se mantêm bem hidratadas, devendo ser evitado o calçado apertado, desconfortável e rijo. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...