Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para calos e calosidades

O tratamento para calos pode ser feito em casa, através da aplicação de soluções queratolíticas, que vão eliminando progressivamente as camadas de pele espessa que formam os calos e calosidades doloridos. Além disso, também é importante prevenir o seu aparecimento, através do uso de curativos nas regiões onde pode haver mais atrito entre os dedos dos pés e o calçado, por exemplo ou com a aplicação diária de cremes com ureia.

Alguns exemplos de remédios e cremes que podem ser usados na remoção e prevenção de calos e calosidades são:

Remédios para calos e calosidades

1. Solução com ácido lático e ácido salicílico

As soluções com ácido lático e ácido salicílico têm uma ação queratolítica e, por isso, promovem a descamação da pele, ajudando a eliminar o calo dia após dia. O produto deve ser aplicado no calo, em 4 camadas, depois de se lavar bem a região com água morna e se proteger a pele em torno do calo, com adesivo ou vaselina, por exemplo. Estes produtos devem ser aplicados diariamente.

Alguns exemplos de remédios com ácido salicílico e ácido lático na composição são:

  • Calotrat;
  • Kalonat;
  • Duofilm;
  • Verrux.

Quando o calo ou a calosidade se começar a soltar da pele, é recomendado imergir a região em água morna, para que sua remoção seja facilitada.

Estes produtos são contra-indicados para diabéticos, pessoas com problemas circulatórios nos membros, crianças menores de 2 anos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

2. Cremes queratolíticos

Existem cremes que, embora não sejam tão eficazes como as soluções anteriores, também ajudam a remover e a prevenir o aparecimento de calos e calosidades. Por isso, são um ótimo complemento ao tratamento com as soluções de ácido salicílico e ácido lático e uma ótima opção para pessoas que não podem usar esses produtos.

Alguns exemplos desses cremes são:

  • Ureadin 20% Isdin;
  • Ureadin Rx 40 Isdin;
  • Nutraplus 20 Galderma;
  • Uremol Sesderma;
  • Iso-urea La Roche Posay.

Estes cremes atuam como hidratantes, emolientes e queratolíticos, reduzindo as calosidades e também as áreas espessadas das mãos, cotovelos, joelhos e pés. 

3. Curativos e adesivos protetores

Os curativos protetores de calos têm como função proteger o atrito constante dos calos e calosidades. Estes adesivos possuem um material feito por uma espuma que amortece e protege contra o atrito, podendo ou não ter um buraco no meio, para dar mais espaço para o calo.

Alguns exemplos de marcas que comercializam estes produtos são:

  • Mercurochrome;
  • Nexcare da 3M;
  • Needs.

Estes adesivos podem ser colocados sobre os calos ou em regiões propensas à sua formação.

Remédios caseiros

Existem algumas medidas simples que podem ser feitas em casa para auxiliar a remoção de calos e calosidades, como mergulhar o calo em água morna, esfregar suavemente com uma pedra-pomes ou uma lixa e hidratar de seguida e usar calçado confortável, que não aperte muito o pé.

Saiba como otimizar estas medidas em casa.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem