Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Transtornos de personalidade mais comuns

Os transtornos de personalidade consistem em um padrão persistente de comportamentos, que se desviam daquilo que é esperado em uma determinada cultura em que o indivíduo se insere.

Os transtornos de personalidade geralmente iniciam-se na idade adulta e os mais comuns são:

1. Narcisista

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por uma grande necessidade de admiração, sentimento grandioso acerca de si próprio, arrogância, necessidade de permanente reconhecimento, desejo ilimitado de sucesso, poder, inteligência, beleza ou amor ideal.

Os narcisistas têm a crença de que são especiais, únicos e superiores às outras pessoas, sentem que devem ser admirados e tratados de forma especial por parte dos outros, tiram vantagem dos outros para atingir os seus próprios objetivos, têm falta de empatia e não entendem os sentimentos e necessidades das outras pessoas e sentem frequentemente inveja ou acreditam ser alvo da inveja alheia. Saiba como conviver com um narcisista.

2. Borderline

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade borderline verifica-se em pessoas que apresentam uma instabilidade nos relacionamentos interpessoais e caracteriza-se por sentimentos constantes de vazio, alterações repentinas de humor e acentuada impulsividade. Faça o teste e saiba se sofre da síndrome de borderline.

Estas pessoas geralmente fazem um grande esforço no sentido de evitar o abandono, têm um padrão de relacionamentos instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização, apresentam uma perturbação da identidade e comportamentos de impulsividade. Além disso, em alguns casos, estas pessoas têm comportamentos de automutilação e ameaças suicidas.

3. Antissocial

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade antissocial pode surgir muito cedo, ainda em criança, e caracteriza-se por atitudes de desrespeito e violação dos direitos das outras pessoas, comportamentos perigosos e criminosos e incapacidade de se adequar às normas sociais.

Estas pessoas apresentam uma grande aptidão para enganar, mentir, usar nomes falsos ou iludir as outras pessoas, para obter vantagens pessoais ou prazer. Elas são impulsivas e agressivas e recorrem muitas vezes a agressões físicas e desrespeito pelos outros, sem sentirem remorso e mostrando-se indiferentes por ter ferido ou maltratado alguém. Saiba como identificar uma pessoa antissocial.

4. Esquiva

Transtornos de personalidade mais comuns

Este transtorno de personalidade caracteriza-se por uma marcada inibição em meio social, com sentimentos de inadequação e grande sensibilidade à avaliação negativa por parte das outras pessoas.

Estas pessoas evitam realizar atividades interpessoais, devido ao medo da crítica e rejeição ou desaprovação, têm medo de se envolver em relacionamentos íntimos ou conhecer pessoas novas e sentem-se inferiores em relação ao outro. Além disso, têm também muito medo de assumir riscos pessoais e envolver-se em novas atividades. Saiba como é feito o tratamento deste transtorno.

5. Obsessivo-compulsiva

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é marcada por uma preocupação excessiva com a organização, perfeccionismo, controle mental e interpessoal, inflexibilidade, preocupação excessiva com detalhes, regras, ordem, organização ou horários. Saiba reconhecer se sofre deste transtorno.

Estas pessoas são excessivamente dedicadas ao trabalho e à produtividade, descuidando as atividades de lazer. Além disso, apresentam uma elevada incapacidade de se desfazer de objetos inúteis, não gostam de delegar tarefas ou trabalhar em grupo, a não ser que as outras pessoas se submetam às suas regras e são extremamente contidas nos gastos pessoais e com outras pessoas.

6. Paranoide

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade paranoide caracteriza-se por uma extrema desconfiança e suspeita em relação aos outros, em que as suas intenções são interpretadas como maldosas por parte do paranoide.

Um pessoa com transtorno de personalidade paranoide não confia e suspeita de outras pessoas e sente frequentemente que está sendo explorado, maltratado ou enganado, questiona constantemente a lealdade de amigos e colegas, não confia nos outros e sente que as suas intenções têm um caráter humilhante ou ameaçador.

Além disso, guardam rancor, não perdoam com facilidade e recebem habitualmente as atitudes dos outros como ataques, reagindo impulsivamente com raiva e contra-ataque. Saiba mais sobre o transtorno de personalidade paranoide.

7. Esquizoide

Transtornos de personalidade mais comuns

Pessoas que sofrem de transtorno de personalidade esquizoide têm tendência para se distanciar das outras pessoas e evitar relações sociais ou relacionamentos íntimos, como fazer parte de uma família, por exemplo.

Além disso, preferem realizar atividades solitárias, evitam o contacto íntimo com o parceiro, não tem amigos íntimos, mostram-se indiferentes a elogios ou críticas e são emocionalmente frios e distanciados.

8. Esquizotípica

Transtornos de personalidade mais comuns

Este transtorno caracteriza-se por uma incapacidade para estabelecer relacionamentos íntimos e desconfiança e falta de afeto em relação a outras pessoas.

As pessoas com transtorno de personalidade esquizotipica têm um comportamento excêntrico, crenças bizarras, que não estão de acordo com as normas culturais em que a pessoa está inserida e pensamento e discurso bizarro. Saiba como é feito o tratamento deste transtorno de personalidade.

9. Histriônica

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade histriônica caracteriza-se por uma excessiva emotividade e busca de atenção. A pessoa que sofre deste transtorno sente-se mal quando não é o centro das atenções e a interação com os outros caracteriza-se frequentemente por um comportamento inadequado, sexualmente provocante e com mudanças rápidas na expressão das emoções.

Geralmente, usa a aparência física para chamar a atenção e usa um discurso excessivamente impressionista e expressões emocionais exageradas. No entanto, estas pessoas são facilmente influenciadas pelos outros ou pelas circunstâncias e consideram os relacionamentos com as pessoas mais íntimos do que realmente são. Saiba mais sobre o transtorno de personalidade histriônica.

10. Dependente

Transtornos de personalidade mais comuns

O transtorno de personalidade dependente caracteriza-se pela necessidade excessiva de ser cuidado, levando a um comportamento submisso e ao medo da separação, dificuldade em tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas, necessidade de que os outros assumam responsabilidade pelas principais áreas da sua vida e dificuldade para discordar dos outros, com medo de perder apoio ou aprovação.

Além disso, estas pessoas sentem dificuldade para iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria, por falta de auto-confiança, energia ou motivação. Têm ainda uma necessidade extrema de receber carinho e apoio e sentem desconforto ou desamparo quando estão sós e, por isso, buscam urgentemente um novo relacionamento como fonte de carinho e amparo, quando o atual termina. Saiba como é feito o tratamento.


Bibliografia

  • MAZER, Angela K; MACEDO, Brisa Burgos; JURUENA, Mário Francisco. Transtornos de personalidade. 85-97, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem