Como aumentar a testosterona: 6 dicas infalíveis

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
março 2023

Algumas dicas para aumentar a testosterona incluem comer alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D, praticar atividades físicas e ter uma boa noite de sono, porque ajudam a aumentar os níveis de testosterona naturalmente no organismo.

A testosterona é um hormônio presente nos homens e nas mulheres, sendo importante para a libido, a fertilidade, o aumento da massa muscular e as características masculinas, como crescimento de pelos e produção de espermatozoides. Entenda mais sobre a testosterona.

No entanto, quando as mudanças no estilo de vida não são capazes de aumentar a testosterona, o urologista, ginecologista ou endocrinologista pode indicar a reposição hormonal, através de suplementos como Durateston, Somatodrol, Provacyl e Androgel.

Imagem ilustrativa número 1

6 dicas para aumentar a testosterona

Algumas das principais dicas para ajudar a aumentar a testosterona são:

1. Comer alimentos ricos em zinco, vitaminas A e vitamina D

Os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina D ajudam a aumentar a produção de testosterona no homem e na mulher, melhorando a fertilidade e a libido.

Assim, os alimentos que ajudam a aumentar naturalmente a testosterona são:

  • Alimentos ricos em zinco, como ostras, frutos do mar, fígado bovino, sementes de abóbora e gergelim;
  • Alimentos ricos em vitamina D, como salmão, manteiga, sardinha e ovo;
  • Alimentos ricos em vitamina A, como manga, espinafre, tomate, iogurte e queijo.

Além disso, é aconselhado também comer alimentos como linhaça, abacate e salmão, pois são ricos em ômega 3, uma gordura saudável que atua na produção de testosterona. Confira outros alimentos que aumentam a testosterona.

2. Praticar exercícios físicos

Praticar entre 150 a 200 minutos de exercícios físicos por semana aumentam os níveis de testosterona. Os exercícios que favorecem mais o aumento da testosterona são os de resistência e alto impacto, como musculação, crossfit e funcional. Conheça outros exercícios que aumentam a testosterona.

No entanto, é importante lembrar que o excesso de atividade física não é indicado, já que pode causar estresse no organismo, aumentando os níveis do cortisol, que é um hormônio que provoca a queda dos níveis da testosterona.

3. Dormir de 7 a 9 horas por noite

Dormir de 7 a 9 horas por noite é fundamental para aumentar a produção de testosterona, já que o sono controla os níveis de cortisol, que é o hormônio que inibe a produção de testosterona. Veja quantas horas dormir por dia.

4. Manter o peso adequado

Para aumentar a testosterona é aconselhado manter o peso corporal adequado. Isso porque o excesso de gordura corporal aumenta os níveis de aromatase, uma enzima que diminui a produção e os níveis de testosterona no corpo.

No entanto, não é indicado ter baixo peso corporal, porque as células de gordura são fundamentais para a produção de hormônios como a testosterona.

Para saber o seu peso ideal, coloque seus dados na nossa calculadora a seguir:

Erro
anos
Erro
cm
Erro

5. Reduzir o estresse

Para aumentar a testosterona é recomendado reduzir o estresse, porque durante o estresse o organismo aumenta a liberação de cortisol, que é o hormônio que diminui os níveis de testosterona no organismo.

Algumas dicas para reduzir o estresse incluem fazer atividades que promovem o bem-estar e o prazer, como ler, fazer yoga, dançar, passear com amigos ou fazer psicoterapia. Confira outras dicas para diminuir o estresse.

6. Usar suplementos

Usar suplementos para reposição hormonal, como Durateston, Somatodrol, Provacyl e Androgel, pode ser indicado para ajudar a aumentar a testosterona.

No entanto, esses suplementos só devem ser usados sob indicação médica e quando os níveis desse hormônio estão muito baixos. Saiba como é feita a reposição de testosterona.

Confira outras dicas para aumentar a testosterona no vídeo a seguir:

Sintomas de testosterona baixa

Alguns sintomas que podem indicar níveis baixos de testosterona são:

  • Diminuição da libido;
  • Cansaço frequente;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para ganhar massa muscular;
  • Diminuição de pelos no corpo e na barba;
  • Dificuldade em adormecer e muita agitação durante a noite.

Na presença de sintomas que podem indicar testosterona baixa, é recomendado consultar um endocrinologista, urologista, no caso dos homens, ou ginecologista, no caso das mulheres.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2023.

Bibliografia

  • BENDER, J, Cláudio Roberto. As influências da nutrição na regulação e manutenção de níveis saudáveis de testosterona: uma revisão bibliográfica. Tese de conclusão de graduação, 2017. Centro Universitário de Brasília: Faculdade de Ciências da Nutrição e Saúde.
  • YUAN, Jialing et al. Efficacy of omega-3 polyunsaturated fatty acids on hormones, oxidative stress, and inflammatory parameters among polycystic ovary syndrome: a systematic review and meta-analysis. Annals of Palliative Medicine. vol.10. 8.ed; 8991-9001, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • RIACHY, Ruba et al. Various Factors May Modulate the Effect of Exercise on Testosterone Levels in Men. Journal of Functional Morphology and Kinesiology. Vol.5. 4.ed; 1-20, 2020
  • NORTHWESTERN MEDICINE. Quick Dose: Can Physical Activity Affect Testosterone?. Disponível em: <https://www.nm.org/healthbeat/healthy-tips/fitness/quick-dose-can-physicial-activity-affect-testosterone#:~:text=Research%20shows%20that%20testosterone%20levels,and%20lower%20in%20the%20afternoon>. Acesso em 15 mar 2023
  • U.S DEPARTMENT OF VETERANS AFFAIRS- OFFICE OF PATIENT CENTERED CARE & CULTURAL TRANSFORMATION. Improving low testosterone naturally. 2020. Disponível em: <https://www.va.gov/WHOLEHEALTHLIBRARY/docs/Improving-Low-Testosterone-Naturally.pdf>. Acesso em 15 mar 2023
  • S D'Andrea et al. Relationship of Vitamin D status with testosterone levels: a systematic review and meta-analysis. Endocrine. Vol.72. 1.ed; 49-61, 2021
  • NIA, M, Leila Mazaheri et al. Effect of Zinc on Testosterone Levels and Sexual Function of Postmenopausal Women: A Randomized Controlled Trial. Journal of Sex & Marital Therapy. Vol.47. 8.ed; 804-813, 2021
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita

    12:17 | 732541 visualizações
  • A melhor receita para AUMENTAR A TESTOSTERONA

    05:30 | 127905 visualizações