Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a Tosse na Gravidez

A tosse na gravidez é normal e pode surgir em qualquer momento, pois durante a gestação a mulher sofre alterações hormonais que a tornam mais sensível a alergias, gripes e outros problemas que podem provocar tosse.

O que se pode fazer quando existe tosse na gravidez é evitar locais frios, muito poluídos ou com poeira no ar. A grávida também deve beber cerca de 2 litros de água por dia e tomar chás mornos, com mel e limão, que acalmam a tosse. Veja como preparar um xarope caseiro que é seguro para ser tomado na gravidez clicando aqui.

Quando a grávida apresenta tosse de longa duração ou associada a outros sintomas, como febre, deve procurar um clínico geral para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado. Conheça algumas possíveis causas aqui.

Como combater a Tosse na Gravidez

O que fazer para acalmar a tosse naturalmente

Manter a garganta sempre bem hidratada pode ser útil para diminuir e controlar a tosse. Por isso, algumas dicas que podem ajudar a aliviar este desconforto são:

  • Tomar um gole de água (temperatura ambiente);
  • Tomar 1 colher de mel;
  • Deixar uma bacia ou balde com água quente por perto, adicionando 2 gotas de óleo essencial de eucalipto.

Uma estratégia que pode ser útil é sempre que tossir à noite, abraçar um travesseiro ou almofada sempre que for tossir porque isso diminui os efeitos da tosse na região abdominal. 

Remédios para tosse

Em alguns casos, quando a tosse seca é persistente e a gestante apresenta até mesmo dor na barriga, por causa da tosse, devido ao estiramento dos músculos abdominais e as repetidas contrações destes devido a tosse, o médico poderá reveitar um xarope ou comprimido anti-histamínico como a Cetirizina, para aliviar e a tosse.

Em caso de tosse com catarro não se deve tomar estes remédios acima citados porque eles diminuem a tosse e, neste caso, ela é importante para ajudar a eliminar as secreções dos pulmões e das vias respiratórias. 

Sinais de alerta

Alguns sinais de alerta que podem indicar que é preciso ir ao médico são:

  • Tosse persistente;
  • Tosse com sangue;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Calafrios ou tremedeira.

Estes sinais e sintomas podem indicar complicações e a presença de vírus ou bactérias que precisam ser combatidos com antibióticos ou outros medicamentos. Na consulta o médico poderá verificar os sinais e sintomas, auscultar os pulmões para verificar se o ar está chegando em todo pulmão ou se existe alguma área bloqueada e também poderá pedir exames como o raio-x de tórax para avaliar se exitem doenças que estejam causando a tosse e o seu tratamento.

Tosse na gravidez prejudica o bebê?

A tosse na gravidez não prejudica o bebê, pois ela não é um sintoma perigoso e o bebê não o percebe. No entanto, algumas causas da tosse podem fazer mal para o bebê, como o caso de doenças como asma, bronquite ou pneumonia, assim como a toma de chás, remédios caseiros e remédios de farmácia que são tomados sem conhecimento médico. 

Por isso a grávida deve procurar um médico sempre que tiver tosse persistente ou outras doenças respiratórias para iniciar o tratamento com remédios que não prejudiquem a gravidez, evitando complicações. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...