Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para tosse na gravidez

Os remédios caseiros adequados para combater a tosse com catarro na gravidez são aqueles que contêm substâncias seguras para esse período da vida da mulher, como o mel, gengibre, limão ou tomilho, por exemplo, que acalmam a garganta e ajudam a eliminar o catarro, aliviando a tosse.

Os remédios para tosse que não são naturais, devem ser evitados ao máximo na gravidez, no entanto, caso sejam necessários, devem ser sempre indicados pelo obstetra, pois grande parte dos medicamentos não são seguros por falta de comprovação científica ou porque atravessam a placenta, podendo afetar o bebê.

1. Xarope de gengibre, mel e limão

Remédios caseiros para tosse na gravidez

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que facilitam a eliminação do catarro, e o limão é rico em vitamina C, que melhora as defesas do organismo e ajuda no combate a infecções.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 g de gengibre;
  • 1 limão com casca;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Cortar o limão em cubos, fatiar o gengibre e a seguir colocar todos os ingredientes em uma panela para ferver. Depois de fervido, tampar até esfriar, coar e tomar 1 colher de sopa deste xarope natural, 2 vezes ao dia.

Embora exista alguma controvérsia em volta do uso do gengibre, não existem estudos que comprovem seu efeito negativo sob a gravidez, existindo até alguns estudos que apontam para a sua segurança. Ainda assim, o ideal é que se evite passar a dose de 1 grama da raiz de gengibre por dia, em até 4 dias seguidos. Neste caso, o xarope contém 1 grama de gengibre, mas que é dividida ao longo de vários dias.

2. Xarope de cebola e mel

Remédios caseiros para tosse na gravidez

As resinas que a cebola libera têm propriedades expetorantes e antimicrobianas e o mel ajuda a soltar a expetoração.

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • Mel.

Modo de preparo

Picar finamente uma cebola grande, cobrir com mel e aquecer numa panela tapada, em lume brando, durante 40 minutos. Depois, deve-se guardar o preparado numa garrafa de vidro, no frigorífico. Pode-se tomar meia a uma colher de chá a cada 15 ou 30 minutos, até a tosse acalmar.

3. Xarope de tomilho e mel

Remédios caseiros para tosse na gravidez

O tomilho ajuda a eliminar a expetoração e a relaxar o trato respiratório e o mel ajuda também a conservar o xarope e a acalmar a garganta irritada.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de tomilho seco;
  • 250 mL de mel;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão até arrefecer e depois coar e juntar o mel. Se necessário, pode-se aquecer a mistura para ajudar a dissolver o mel. 

Além destes remédios caseiros, a gestante pode ainda realizar inalação de vapores e beber bebidas quentes com um pouco de mel. Além disso, também deve evitar locais frios, muito poluídos ou com poeira no ar, porque estes fatores tendem a piorar a tosse. Saiba mais sobre como combater a tosse na gravidez e confira se a tosse prejudica o bebê.

Quando ir ao médico

Se a tosse não cessar ou aliviar em cerca de 3 dias ou se estiverem presentes outros sintomas como febre, suor e arrepios, a grávida deve informar o obstetra, porque podem ser sinais de complicações, como uma infecção, podendo ser necessário tomar antibióticos receitados pelo médico.

Bibliografia >

  • MILLS, Edward et al.. Herbal Medicines in Pregnancy & Lactation: An Evidence-Based Approach. United Kingdom: Taylor & Francis, 2006.
  • TIRAN, Denise. Ginger to reduce nausea and vomiting during pregnancy: Evidence of effectiveness is not the same as proof of safety. Complementary Therapies in Clinical Practice. 22-25, 2012
  • VILJOEN, Estelle et al.. A systematic review and meta-analysis of the effect and safety of ginger in the treatment of pregnancy-associated nausea and vomiting. Nutrition Journal. 13-20, 2014
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Assessment report on Thymus vulgaris L., Thymus zygis Loefl. ex. L., aetheroleum. 2010. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-thymus-vulgaris-l-thymus-zygis-loefl-ex-l-aetheroleum_en.pdf>. Acesso em 09 Jan 2020
  • Herbal Medicine Use during Pregnancy: Benefits and Untoward Effects. 2018. Disponível em: <https://cdn.intechopen.com/pdfs/61138.pdf>. Acesso em 09 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem