Tosse Alérgica: sintomas, causas, remédios (e o que fazer)

Atualizado em novembro 2023

A tosse alérgica é uma tosse seca e persistente, que provoca irritação na garganta, e piora à noite, sendo um sintoma que pode surgir quando a pessoa entra em contato com uma substância alergênica, como poeira, pelo de animais ou pólen, por exemplo.

Este tipo de tosse é mais comum na primavera e no outono, embora também possa surgir no inverno, pois os ambientes tendem a estar mais fechados nesta época do ano, aumentando o acúmulo de substâncias alergênicas no ar.

Conheça mais sobre a tosse alérgica no vídeo a seguir:

youtube image - Como parar de TOSSIR sem remédio

Sintomas de tosse alérgica

As principais características da tosse alérgica são:

  • Tosse seca e persistente;
  • Irritação na garganta;
  • Tosse que piora à noite;
  • Tosse em que não há catarro ou qualquer outra secreção;
  • Tosse intensa que pode provocar ânsia de vômito;
  • Falta de ar.

Além disso, a tosse alérgica pode estar acompanhada de outros sintomas, como espirros constantes, nariz entupido ou escorrendo, cansaço excessivo ou dor nos seios nasais.

É importante consultar o otorrinolaringologista ou alergologista sempre que surgir tosse alérgica, para que seja avaliada e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da tosse alérgica é feito pelo otorrinolaringologista ou alergologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de alergias, além do exame físico.

Além disso, é normalmente indicada a realização de testes de alergia com o objetivo de identificar o agente responsável pela reação e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o teste de alergia.

Se deseja uma avaliação com um otorrinolaringologista, agende uma consulta próximo à sua região:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

A tosse alérgica é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias alérgenas, causando liberação de histamina no corpo, sendo um sintoma comum em pessoas que têm rinite alérgica, sinusite, asma ou alergias sazonais.

As principais substâncias alérgenas que podem causar tosse alérgica são:

  • Poeira, ácaro ou mofo;
  • Pólen de plantas;
  • Pelo, saliva ou urina de animais;
  • Fumaça de cigarro ou poluição ambiental;
  • Baratas;
  • Produtos químicos, como cloro, produtos de limpeza ou perfumes.

A tosse alérgica não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, filhos de pais alérgicos têm maiores chances de desenvolver alergias respiratórias em qualquer fase da vida, e, por isso, são mais propensos a sofrer com a tosse seca persistente.

O que fazer para tosse alérgica

Em caso de tosse alérgica, deve-se consultar o otorrinolaringologista ou alergologista, que podem indicar o tratamento com remédios anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina, para diminuir a liberação de histamina no corpo, aliviando os sintomas.

Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de corticoides nasais, pois aliviam rapidamente os sintomas associados à tosse alérgica, como nariz escorrendo ou entupido.

Durante o tratamento também evitar o contato com os agentes que podem desencadear alergia, como o contato com animais, tapetes, cortinas, poeira, locais muito úmidos e com mofo, por exemplo.

Beber mais água que o habitual também ajuda a acalmar a garganta, diminuindo um pouco a tosse.

Tratamento caseiro para tosse alérgica

Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse.

Outra opção caseira é o xarope de cenoura e mel ou o de orégano, pois possuem propriedades que diminuem o reflexo da tosse, ajudando a aliviar a tosse seca. Veja como preparar os xaropes caseiros para tosse

No entanto, esses xaropes não devem ser usados por pessoas alérgicas ao mel, pólen ou própolis.