Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa e como tratar a Tosse Alérgica

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca e persistente que surge sempre que a pessoa entra em contato com uma substância alergênica, que pode ser poeira (pó doméstico), pelo de gato, pelo de cachorro ou o pólen das ervas e das árvores, por exemplo.

Este tipo de tosse é mais comum na primavera e no outono, embora possa surgir também no inverno, pois os ambientes tendem a estar mais fechados nesta época do ano, gerando acúmulo de substâncias alergênicas no ar.

O que causa e como tratar a Tosse Alérgica

Causas da tosse alérgica

A tosse alérgica normalmente está relacionada a uma alergia respiratória, sendo as principais causas a poeira (pó doméstico) e o pólen das plantas, por exemplo.

Além disso, a tosse alérgica pode acontecer devido à presença de fungos no ambiente, pêlos e penas de animais ou substâncias presentes no ambiente, como perfumes, cloro de piscina ou fumaça de cigarro, por exemplo. Assim, é normal que as pessoas que possuem tosse alérgica sofram possuem rinite ou sinusite, por exemplo.

Principais sintomas

A tosse alérgica é caracterizada por ser seca, persistente e irritativa, ou seja, tosse em que não há catarro ou qualquer outra secreção, que acontece várias vezes ao dia, principalmente à noite, e que quando começa parece que não vai parar mais.

A pessoa pode possuir alergia respiratória e não saber. Por isso, caso haja tosse seca e persistente é importante ir ao alergologista para que seja feito estudo de alergia. Filhos de pais alérgicos têm maiores chances de desenvolver uma alergia respiratória e, por isso, são mais propensos a sofrer com a tosse seca persistente.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tosse alérgica deve ser feito com base na sua causa, começando por evitar o contacto com a substância alergênica. Para alívio imediato poderá estar indicado um anti-histamínico. Beber mais água que o habitual ajudará a acalmar a garganta, diminuindo um pouco a tosse. O médico irá depois indicar tratamento específico e eficaz.

Veja como preparar alguns remédios caseiros contra tosse no vídeo a seguir:

Xarope natural para tosse alérgica

Os xaropes caseiros são uma ótima opção para aliviar os sintomas relacionados à tosse alérgica. O xarope de cenoura e mel ou o de orégano são boas opções para combater os sintomas da tosse alérgica, pois esses alimentos possuem propriedades que diminuem o reflexo da tosse. Veja como preparar os xaropes caseiros para tosse.

Tratamento caseiro para tosse alérgica

Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse.

Ingredientes

  • 1 colher de mel;
  • 3 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo

Misturar muito bem os ingredientes e tomar a seguir. É recomendado tomar 2 a 3 colheres deste remédio caseiro para tosse por dia. Conheça outras opções de remédios caseiros para tosse alérgica.

Apesar deste remédio caseiro ajudar a acalmar a tosse, o tratamento para tosse alérgica deve ser sempre feito com a toma de remédios para alergia, sob recomendação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem