Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa e como tratar a Tosse Alérgica

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o indivíduo entra em contato com a substância alergênica, que pode ser poeira, pelo de gato, pelo de cachorro ou o pólen das flores e das árvores, por exemplo.

Este tipo de tosse é mais comum na primavera e no outono, embora possa surgir também no inverno pois os ambientes tendem a estar mais fechados nesta época do ano, gerando acúmulo de substâncias alergênicas no ar.

O que causa e como tratar a Tosse Alérgica

Causas da tosse alérgica

A tosse alérgica normalmente está relacionada a uma alergia respiratória, sendo as principais causas a poeira e o pólen das flores, por exemplo.

Além disso, a tosse alérgica pode acontecer devido à presença de fungos no ambiente, pêlos e penas de animais ou substâncias presentes no ambiente, como perfumes, cloro de piscina ou fumaça de cigarro, por exemplo. Assim, é normal que as pessoas que possuem tosse alérgica sofram possuem rinite ou sinusite, por exemplo.

Principais sintomas

A tosse alérgica é caracterizada por ser seca, persistente e irritativa, ou seja, tosse em que não há catarro ou qualquer outra secreção, que acontece várias vezes ao dia, principalmente à noite, e que quando começa parece que não vai parar mais.

A pessoa pode possui alergia respiratória e não saber. Por isso, caso haja tosse seca e persistente é importante ir ao alergologista ou pneumologista para que seja feito teste de alergia. Filhos de pais alérgicos têm maiores chances de desenvolver uma alergia respiratória e, por isso, são mais propensos a sofrer com a tosse seca persistente.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tosse alérgica deve ser feito com base na sua causa e por isso é indicado que a pessoa tome algum remédio anti-histamínico receitado pelo médico e evite o contato com a substância alergênica. O médico poderá indicar o uso de um xarope para tosse alérgica, que além de combater a alergia irá acalmar a garganta, diminuindo os sintomas da tosse. Conheça os principais remédios indicados para tosse.

Um dos remédios indicados pelo médico para tratar a tosse alérgica é o Hixizine, mas só deve ser utilizado sob orientação médica. Sua ação consiste em ligar-se aos receptores de histamina e amenizar os sintomas e desconfortos relacionados à alergia. Saiba mais sobre o Hixizine.

Veja como preparar alguns remédios caseiros contra tosse no vídeo a seguir:

Xarope para tosse alérgica

Os xaropes caseiros são uma ótima opção para aliviar os sintomas relacionados à tosse alérgica. O xarope de cenoura e mel e o de orégano são boas opções para combater os sintomas da tosse alérgica, pois esses alimentos possuem propriedades que diminuem o reflexo da tosse. Veja como preparar os xaropes caseiros para tosse.

Tratamento caseiro para tosse alérgica

Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse.

Ingredientes

  • 1 colher de mel;
  • 3 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo

Misturar muito bem os ingredientes e tomar a seguir. É recomendado tomar 2 a 3 colheres deste remédio caseiro para tosse por dia. Conheça outras opções de remédios caseiros para tosse alérgica.

Apesar deste remédio caseiro ajudar a acalmar a tosse, o tratamento para tosse alérgica deve ser sempre feito com a toma de remédios para alergia, sob recomendação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar